Falar com um consultor

    Categorias

    A evolução da indústria traz, ao longo do tempo, a utilização de diversos tipos de tecnologia. Cada vez mais avançada, a automação já é uma realidade para, praticamente, indústrias de todo tipo. Em vistas de uma produtividade cada vez maior, a infraestrutura computacional de uma empresa é um dos setores mais importantes.

    Ano após ano, novas tecnologias ajudam no avanço da produção. E uma dessas tecnologias ganha destaque: o Cloud Computing na automação industrial. Você sabe como ela funciona e qual é a sua importância para a indústria? Continue lendo este artigo para descobrir!

    Infraestrutura acessível

    O conceito de cloud computing faz referência à utilização do processamento, do armazenamento, do compartilhamento e da gestão de dados na nuvem. Dessa forma, o uso da infraestrutura física computacional de hardware e software é feito por meio da contratação de um serviço, fazendo com que os custos de implantação sejam muito mais reduzidos.

    Integração e organização dos dados

    Além dos custos reduzidos, a possibilidade de contar com a presença de todos os dados no mesmo universo da nuvem faz com que a armazenagem e a integração entre eles aconteçam de forma muito mais natural e organizada.

    Cloud Computing como serviço

    Todo o conceito do Cloud Computing na automação industrial é baseado na utilização de serviços. Desse modo, não é necessário adquirir licenças, hardware, softwares ou estruturas desse tipo. Basta escolher o modelo que mais se adequa à realidade da empresa. Entre os principais modelos, é possível destacar três:

    Acesso à infraestrutura

    Com a possibilidade de se contratar serviços de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia da Operação (TO), as indústrias podem alçar voos mais distantes, que antes estavam restritos pela necessidade de se adquirir uma infraestrutura física complexa e, muitas vezes, de alto custo.

    Com o Cloud Computing, é possível utilizar diversos serviços de automação avançados, que permitem uma alta produtividade no tratamento e organização dos dados da produção industrial. Assim, os sistemas facilitam a comunicação entre os vários controladores e estações de produção, tudo funcionando no mesmo universo, em nuvem.

    Banner E-book Data Center Virtual

    Vantagens do Cloud Computing na automação industrial

    O uso do Cloud Computing na automação industrial traz, consigo, uma série de vantagens, além dos pontos já abordados anteriormente. Entre elas, podemos citar:

    • não há necessidade de ser preocupar com a atualização ou mesmo construção de infraestrutura, uma vez que hardware, plataforma e softwares são adquiridos como serviços;
    • realizar o compartilhamento de informações e dados entre os mais diversos produtos contratados é fácil, uma vez que eles já são integrados;
    • não há gestão de ativo, apenas de consumo, o que melhora muito as relações de investimento e custo (Capex/Opex);
    • todos os procedimentos de manutenção são de responsabilidade da empresa que provê os serviços.

    Em um mercado cada vez mais avançado tecnologicamente, contar com o Cloud Computing na automação industrial se tornou, além de um investimento, uma realidade.

    Gostou do artigo? Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este? Então não se esqueça de assinar a nossa newsletter!