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Falar com um consultor

    As tecnologias de coleta e análise de dados, como softwares de big data analytics, se tornaram fundamentais para o planejamento e execução de estratégias corporativas mais eficientes. No caso do marketing, uma série de benefícios pode ser obtida quando a TI oferece um suporte alinhado com os objetivos do setor. Mas você sabe como TI e marketing podem caminhar juntos?

    Descubra a partir de agora como o departamento de TI pode ajudar o marketing e quais vantagens essa estratégia pode proporcionar ao negócio!

    Como os setores de TI e marketing se complementam?

    Graças à evolução das tecnologias de informação, hoje, a TI tem muito a oferecer ao setor de marketing. Softwares de CRM (Customer Relationship Management) podem ser implementados e diversas tarefas podem ser automatizadas, agregando agilidade e precisão aos processos. É o setor de TI que disponibiliza e gerencia essas ferramentas. Por isso, a proximidade é importante.

    Há uma troca justa de interesses nessa integração, pois, enquanto o marketing se beneficia das tecnologias, o setor de TI recebe o feedback necessário para a manutenção e melhoria delas.

    Quais os benefícios da integração entre TI e marketing?

    Separamos algumas das principais vantagens que a empresa pode ter com essa integração. Confira!

    Amplia a aproximação com os consumidores

    Com a ajuda da TI, os sistemas podem ganhar ferramentas cada vez mais aprimoradas, ajudando os profissionais de marketing a conhecerem melhor o público consumidor. Por exemplo: é possível desenvolver uma estratégia de comunicação mais alinhada com o perfil dos clientes, considerando as informações sobre dores, desejos e necessidades. Falar a língua deles é uma grande oportunidade de aproximação e de melhora da experiência do cliente.

    Permite o acompanhamento de resultados

    Além do CRM, os sistemas de gestão e de interaction analytics, comumente sustentados pela TI, fornecem uma base rica de informações que auxiliam as equipes de campanhas publicitárias a monitorarem os resultados das divulgações em tempo real. Quanto mais rápida e melhor for a mensuração, mais ágil e certeira pode ser a resposta do marketing. Isso também permite que a empresa avalie o retorno dos investimentos em publicidade com maior facilidade.

    Economiza recursos

    O setor de TI pode ajudar o marketing a reduzir tempo e esforço de trabalho, além de entregar resultados melhores. E tem mais, as tecnologias de softwares possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias mais precisas, demandando investimentos cada vez menores para ter resultados melhores. Isso impacta positivamente no orçamento do setor e da empresa.

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    Como você pode alinhar a TI com o marketing?

    Fazer a integração entre as equipes de TI e marketing não é uma tarefa difícil, mas pode exigir um forte comprometimento de ambas as partes. Para te ajudar, separamos duas ferramentas que devem facilitar o processo:

    Adote a Unified Communications (UC)

    Com o apoio das tecnologias de UC, a empresa pode unificar a comunicação entre os profissionais de marketing e TI, centralizando conversas e conteúdos informativos, em vários formatos de mídia, em um único local. Se todos usarem esse mesmo meio de interação, o fluxo de comunicação pode ser otimizado, o que melhora a troca de informações e agrega agilidade às equipes de contact center.

    As interações entre os setores ficam mais dinâmicas e os profissionais de vendas, marketing e suporte técnico podem se manter conectados mesmo durante o atendimento aos clientes. Ou seja, qualquer informação sobre problemas e oportunidades é compartilhada na hora.

    Invista em cloud computing

    Migrar os sistemas para a nuvem pode proporcionar mobilidade às tarefas, escalabilidade automática de recursos e monitoramento dos resultados em tempo real. Os ambientes em nuvem são gerenciados pelo setor de TI e são ótimas estratégias para aproximar os profissionais de tecnologia a outros setores da empresa.

    Como pode ver, TI e marketing juntos figura uma estratégia que pode alavancar o potencial de resultados do negócio. Afinal, processos são otimizados e a empresa ganha vantagem competitiva. Então, coloque essa ideia em prática ainda hoje e alcance o sucesso corporativo.

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