Cada vez mais as empresas são desafiadas a repensar suas estratégias de negócio. O dinamismo do mercado e a transformação digital são fatores que continuamente exigem dos gestores posturas mais arrojadas em relação ao papel da tecnologia nos processos corporativos.
Para que isso aconteça de forma efetiva, porém, é preciso ter a TI alinhada ao negócio. Trabalhando dessa forma, sua empresa pode ganhar em redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na comunicação e relacionamento com cliente, e aumento da disponibilidade de sistemas e informações.
Parece um cenário ideal, não é? Mas você sabe como manter a tecnologia da informação alinhada às suas estratégias de negócio? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!
O caminho rumo à digitalização
Antes de tudo, é preciso entender que a digitalização é um caminho sem volta se a sua empresa pretende estar em alto nível de competitividade. Nesse caso, o primeiro passo para alinhar a TI ao seu negócio é direcionar a cultura corporativa para transformação digital, com foco em inovação.
A partir daí existem alguns aspectos que podem ser trabalhados para otimizar o vínculo da equipe de tecnologia com o restante da empresa. Veja quais são eles:
1. Estabeleça metas e indicadores
As métricas de desempenho são essenciais para saber se a sua estratégia de negócio está à altura dos desafios que a sua empresa tem no contexto mercadológico. Ou seja, um dos passos fundamentais é estabelecer KPIs — Key Performance Indicators — de acordo com seus objetivos.
A partir dessa definição, a TI da sua empresa poderá assegurar soluções tecnológicas que auxiliem na apuração dos indicadores. Isso também garante o envolvimento da TI nos processos decisórios da empresa.
2. Implemente soluções tecnológicas
Soluções tecnológicas, sejam de infraestrutura ou softwares de gestão — como os ERPs ou CRMs —, otimizam os processos corporativos. Além de potencializarem a comunicação entre os setores, elas podem até ser consideradas a estrutura operacional da empresa.
Mas para assegurar que toda essa estrutura tecnológica funcione bem é fundamental que a TI atue de forma comprometida com as estratégias do negócio. Portanto, inclua sua equipe de tecnologia nessas decisões. Se ela compreender quais são os planos do negócio, o trabalho será direcionado para que todo o operacional e os outros setores tenham um único propósito.
3. Faça um alinhamento estratégico
Por fim, faça um alinhamento estratégico! Para alinhar os setores da empresa e, consequentemente, as áreas de suporte, que incluem a TI, é fundamental pensar na estratégia, considerando os processos do negócio e também o ambiente externo. Dessa forma, a TI terá a possibilidade de trabalhar em função desses objetivos.
Além disso, essa definição vai determinar qual deve ser o posicionamento da TI em termos de infraestrutura, processos, aplicações e disposição conforme as necessidades do negócio no curto, médio e longo prazos.
Em tempos em que a tecnologia e a inovação são essenciais para a competitividade de uma empresa, é fundamental que os gestores deixem de ver a TI apenas como um suporte operacional. Ela deve ser adotada como parte da gestão e usada como diferencial estratégico para o sucesso do negócio.
Qual é o atual nível de alinhamento entre a TI e as estratégias de negócio na sua empresa? Conhece alguma boa prática que não foi citada neste artigo? Deixe seu comentário e amplie o debate!
Deixe um comentário