Falar com um consultor

    Categorias

    Enquanto muitas empresas estão migrando seus sistemas para cloud computing, existem outras que ainda têm receios com essa prática. Inclusive, esses medos têm impedido muitas organizações de alcançar novos patamares para os seus negócios.

    Neste post você vai ver como deixar o medo de lado e migrar a sua empresa para a nuvem.

    Ótima leitura!

    O que são soluções em nuvem?

    Antes do surgimento da nuvem, as empresas contavam com os próprios servidores para armazenar seus sistemas de gestão mais tradicionais. Aliás, essa prática é utilizada até hoje por muitas organizações que ainda não conhecem as vantagens das soluções em nuvem, embora com elas seja  possível que haja uma otimização e uma consequente integração de todos os processos operacionais de uma empresa. 

    Ao perder o medo e adotar soluções em nuvem, a organização deixa de utilizar uma infraestrutura própria para armazenamento e processamento, e conta com terceiros especializados que vão disponibilizar e gerenciar os recursos necessários para a disponibilidade das operações.

    E para cada tipo de operação, existe um tipo de nuvem mais adequada. Veja quais são os tipos de utilização desses sistemas.

    Nuvem privada

    A nuvem privada recebe esse nome porque atende um negócio com exclusividade. Dessa forma, todas as características da solução serão pensadas para atender uma determinada empresa e suas principais demandas.

    Todos os recursos de TI ficam centralizados em um mesmo ambiente e podem ser utilizados tanto por empresas e organizações com alta maturidade de TI quanto por empresas com menor maturidade. O importante é utilizar provedores ou parceiros de serviços de nuvem que poderão desenhar soluções com segurança  e alta disponibilidade.

    Para empresas com necessidade de alto nível de personalização, por exemplo, a nuvem privada pode ser a mais indicada.

    Além da alta disponibilidade, com a nuvem privada, são obtidos ganhos como elasticidade, escalabilidade, custos sob demanda e serviços especializados,

    com monitoramento 24x7, proteção e governança de dados.

    Nuvem pública

    Geralmente, a infraestrutura desse tipo de nuvem é utilizada por mais de uma empresa simultaneamente. Os usuários contam com espaço e processamento limitados em servidores que reúnem informações de muitos outros, das mais variadas fontes e com diversas finalidades. Google Drive e Dropbox são exemplos de nuvem pública para armazenamento de dados.

    Na nuvem pública a infraestrutura é compartilhada entre as organizações, logo as características são mais "padrão" e a possibilidade de flexibilização e escala dos serviços se torna um pouco menor.

    Ela é uma excelente forma de contar com um provedor terceirizado para gerir os serviços e compartilhar ferramentas de nuvem. Provedores como Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform, por exemplo, são serviços de alto padrão e são nuvens públicas. Vale ressaltar também que, mesmo sendo pública, o acesso às informações será realizado sempre com segurança e respeitando as permissões de acesso de cada organização.

    Em resumo, tanto a nuvem pública quanto a privada são ótimas opções, e o que vai direcionar a escolha por uma outra, é a necessidade de explorar requisitos tecnológicos que fogem de um padrão de mercado, seja em termos de performance, armazenamento ou outras configurações.

    Nuvem híbrida

    Como é fácil de deduzir, uma nuvem híbrida é aquela que consegue combinar os dois modelos acima apresentados, ou seja, o público e o privado. 

    É possível que parte das aplicações ou operação de uma empresa esteja armazenada em uma cloud privada - as mais críticas ou que necessitem de maior personalização, por exemplo, enquanto outras, ficam na cloud pública. 

    Logo, ela tem o objetivo de reunir o que há de melhor nas duas versões de soluções em nuvem. Como maior volume de hardware e baixo ou nenhum custo da nuvem pública e atender requisitos rigorosos de compliance de determinada aplicação por meio da nuvem privada.

    5 medos que mantêm as empresas longe da nuvem

    Uma pesquisa da IBM, realizada pela consultoria IDC, com 143 empresas brasileiras mostrou que 59% das empresas já usam algum tipo de nuvem para armazenar seus dados críticos.

    No entanto, existem algumas instituições que ainda possuem certos receios na hora de implementar soluções em nuvem.

    Abaixo, elencamos alguns possíveis medos que mantêm as empresas longe do sistema de cloud computing. 

    1. Mudar e não ter como voltar

    Uma coisa é certa: toda mudança, no começo, assusta – principalmente porque configura uma nova realidade. No entanto, quando o assunto é cloud computing, não há com o que se preocupar.

    Afinal, sempre há um caminho de volta da nuvem. Isso porque a empresa pode voltar a qualquer momento para os seus servidores, caso identifique que há uma demanda de investimento muito grande para adaptação da operação para a nuvem.

    2. Indisponibilidade da operação

    Quando você leva suas aplicações para a nuvem, é certo que precisará que elas estejam disponíveis a qualquer momento, certo?

    Mas essa é justamente uma das vantagens da nuvem, os dados podem ser consultados em qualquer lugar que você estiver de forma bastante ágil e simples. E os protocolos de disponibilidade dos processos podem ser ajustados, de acordo com a criticidade de cada um deles.

    3. Gastos elevados

    Uma coisa é certa: as empresas não querem gastar mais do que o planejado. Por conta disso, as soluções em nuvem, geralmente, são do tipo “pay for use”, ou seja, pague conforme o uso. 

    Dessa forma, a companhia irá pagar apenas pelo desempenho que, de fato, utilizou.

    4. Perda do controle

    Um receio bastante comum para quem pensa em investir em cloud computing é o de perder o controle. No entanto, mover os seus dados para uma nuvem irá centralizá-los.

    Assim, a companhia passa a ter mais condições de realizar um controle adequado e seguro, mantendo o acesso aos dados e decidindo sobre como serão protegidos.

    Quais são as vantagens de adotar as soluções em nuvem?

    As soluções em nuvem são, de fato, extremamente vantajosas para o seu negócio. Ao deixar o medo de migrar para a nuvem de lado, sua empresa pode usufruir de uma série de benefícios. Confira!

    Facilidade no acesso

    Ao investir em cloud computing sua empresa vai contar com a disponibilidade e a  mobilidade necessária para realizar o trabalho de qualquer lugar. Com camadas de segurança de acesso bem definidas, será possível utilizar os sistemas da empresa, de casa ou do escritório, sem diferença.

    Além disso, a nuvem permite a troca de informações e a continuidade dos processos de forma bastante ágil. Na prática, essa flexibilidade garante uma otimização do tempo da equipe e um consequente aumento da produtividade.

    Redução de custos

    A economia gerada pelas soluções em nuvem se dá porque não é necessário arcar com custos de manutenção de máquinas e equipamentos, energia elétrica e outros requisitos de infraestrutura para data center, por exemplo.

    Outro custo que é otimizado com o uso de cloud é a necessidade de contar com profissionais para monitorar e gerir a disponibilidade dos sistemas, execução de rotinas de backup, atualização das tecnologias, entre outros.

    Além disso, você poderá contratar os serviços de acordo com sua necessidade. Então, se precisa de mais espaço de armazenamento ou capacidade de processamento, contrata mais. Sua demanda vai direcionar os custos, e nenhum equipamento ou parte dele são subutilizados, como pode acontecer no caso da infraestrutura própria.

    Backups e atualizações facilitados

    Com as soluções em nuvem, realizar atualizações e backups se torna uma tarefa muito mais prática e ágil. 

    Isso porque não é preciso utilizar discos físicos para baixar e os dados são recuperados sem que seja necessário um servidor local conectado, por exemplo.

    Além disso, as atualizações ocorrem de maneira frequente nas soluções em nuvem e costumam ser automáticas. 

    Logo, sempre que houver uma atualização disponível, o  sistema completo será aprimorado com as novas funções e a correção de bugs.

    Por que a EVEO é a melhor fornecedora de servidores cloud e dedicados?

    A EVEO é a melhor parceira para sua jornada de migração para a nuvem, porque oferece soluções que reúnem praticidade e segurança para a infraestrutura corporativa de TI. Além de proximidade no atendimento, com equipe de sucesso do cliente para ajudar sua empresa a obter os melhores resultados com a nuvem.

    Afinal, sabemos dos receios que podem aparecer para migrar a sua empresa para a cloud computing. Mas a EVEO é a melhor opção porque entrega para a sua empresa: individualidade, elasticidade e alta disponibilidade, características essenciais para a gestão de processos em nuvem. 

    Nossas soluções trazem estabilidade para sua infraestrutura, pois funciona com redundância em todas as suas camadas e, em caso de falhas, outros equipamentos assumem os servidores de nuvem, sem afetar a operação.

    A elasticidade também é um ponto forte de nossos serviços. Inicie com os recursos necessários para o momento e altere a quantidade de processadores, memória e espaço em disco conforme sua demanda aumenta.

    E sua empresa ainda poderá ter total autonomia para gerenciar o sistema operacional e suas aplicações, além de acessar seu servidor até mesmo quando estiver com problemas no sistema operacional. A EVEO oferece console de acesso independente, além de ferramentas para reboot em um painel de controle exclusivo.

    Sem dúvida, com a EVEO o medo de investir em cloud computing ficará no passado. Então, saiba mais sobre as soluções em nuvem e demais serviços que podemos oferecer para a sua empresa. Conheça a EVEO.