Juntamente com os avanços da tecnologia, à medida que os recursos e os equipamentos vão se atualizando, surge a grande necessidade de renovação tecnológica dentro das empresas. Todo esse processo fica, em grande parte, nas mãos do CIO (chief information officer).
Mas o que seria esse processo de renovação? Empresas que até então realizavam grandes investimentos em equipamentos para a área tecnológica agora se veem em uma situação onde esses recursos já se encontram todos defasados. Com isso, terão de investir mais ainda para a renovação de toda essa linha de hardwares que se tornaram ultrapassados, ocasionando na perda de tempo e dinheiro.
Trabalhando com nuvem e data center, essa responsabilidade de sempre estar com equipamentos tecnológicos renovados passa a ser do provedor; neste caso, a EVEO. Ou seja, o CIO que opta por contratar nossos serviços se assegura de que vai utilizar o que há de melhor e mais recente, já que, para o provedor, esse processo de renovação tecnológica é natural e estará sempre em dia.
Esses e outros problemas se tornam grandes desafios a serem resolvidos pelo CIO. Veja este post e saiba como a EVEO pode ajudar. Boa leitura!
3 desafios do chief information officer e como lidar com eles
Do controle de investimentos e gastos realizados em tecnologia ao melhor aproveitamento da equipe técnica, conheça 3 dos principais desafios de um CIO atualmente e veja como a EVEO pode ajudar em cada caso.
1. Manter o controle dos custos sobre a tecnologia
Essa, sem dúvidas, é uma das maiores preocupações de um CIO, que precisa estar sempre atento a manter o controle sobre os custos e tentar reduzi-los, levando em conta as necessidades atuais do negócio. Essa tarefa pode se tornar muito trabalhosa e criar uma grande dor de cabeça para o CIO que está tentando resolver tudo por conta própria.
Quando se trata de computação em nuvem, um dos pontos que mais se destacam é a escalabilidade. Essa característica nada mais é do que ter controle total sobre a sua operação em termos de recursos convertidos como serviços e saber exatamente os momentos em que será necessária a realização de uma escala.
Realizar uma escala, geralmente, só ocorre em casos onde há um crescimento. Então, parte do que é faturado pela empresa é reinvestido nesse crescimento. Isso é algo que é extremamente controlado, diferente da renovação tecnológica, em que você precisa, em um determinado momento, realizar uma renovação dos equipamentos ou até mesmo a substituição de algum hardware defeituoso.
Além disso, outro fator que influencia diretamente nos custos da empresa são os gastos com energia. Mesmo isso não sendo levado muito em conta, equipamentos antigos consomem muito mais energia do que os novos, o que acaba afetando de forma extremamente negativa os custos do negócio.
Todos esses imprevistos geram custos, que podem ser evitados quando se trabalha com equipamento de nuvem. Assim, toda a parte de equipamentos e gastos com a energia gasta por eles é de total responsabilidade da EVEO, o que inclui a substituição de qualquer parte problemática. Ou seja, não existe nenhum tipo de imprevisto financeiro imposto ao CIO.
2. Renovação tecnológica
Como falamos no início do artigo, a renovação tecnológica é uma dor muito grande de um CIO e merece muita atenção devido a isso. O que geralmente leva essa parte a ser uma das que mais afetam as empresas é o fato de que algumas vezes o investimento tecnológico não faz parte do core business da empresa, mas, mesmo assim, sem a parte tecnológica o restante não funciona.
Nesse caso, podemos usar de exemplo uma empresa de logística. A tecnologia não é o produto principal, porém sem ela dificilmente a empresa terá uma operação eficiente. Nesses casos, é realmente muito complicado fazer grandes investimentos em equipamentos para a área de tecnologia além dos elementos fundamentais para o core business, lembrando também que esses investimentos serão sempre constantes devido à necessidade de serem renovados.
Outro problema que também se encontra dentro da parte da renovação tecnológica do negócio é a garantia para equipamentos antigos. Todo equipamento de TI tem seu ciclo de operação e, por fim, acaba descontinuado. Na medida em que o equipamento vai envelhecendo, a renovação da garantia vai se tornando cada vez mais onerosa, até não ter mais a possibilidade de renovação. Após alguns anos, os equipamentos ficam sem valor de mercado e acabam em empresas de reciclagem.
Esse conflito sempre existe no momento em que você vai precisar de novos equipamentos, e é algo que a EVEO, como provedor em nuvem, vai oferecer naturalmente. A operação vai estar sempre alocada nos equipamentos mais recentes, com melhor capacidade, mais alinhados com o que existe de melhor em termos de processamento e disponibilidade.
3. Aproveitamento técnico da equipe
Quando se tem uma equipe com vários técnicos, que precisam se desdobrar para fazer a parte de manutenção de infraestrutura e de hardware, eles acabam perdendo o foco na otimização da tecnologia voltada ao produto. Esse problema é muito comum, principalmente em empresas SaaS — software as a service, ou, em português, software como um serviço.
Às vezes também é necessário que você tenha uma equipe técnica de desenvolvedores, que em determinado momento precisarão intervir em parte de tecnologia de hardware, de virtualização. Mesmo que essa não seja a expertise deles, passa a ser necessário que eles se dediquem ao atendimento dessas necessidades, mesmo que estas não sejam parte do core business da empresa.
Nesses casos, escolhendo a EVEO para que seja a fornecedora responsável por essa parte da infraestrutura, automaticamente você libera todos os seus braços técnicos para que eles se dediquem exclusivamente a cuidar do seu software. Sendo assim, agora eles irão estar encarregados do trabalho em possíveis novas features para a sua ferramenta, agregando muito mais valor para o negócio e otimizando o aproveitamento técnico da sua equipe.
Por que contratar os serviços da EVEO Cloud
A transição para a nuvem pública é algo natural e está acontecendo em grande escala com todas as empresas. É justamente nesse momento de transição de uma necessidade tão grande que a EVEO faz diferença no que se refere à parte de relacionamento.
Existem hoje grandes nuvens públicas de grandes empresas, mas poucas contam exatamente com atendimento, relacionamento, apoio e parceria. Normalmente são grandes marketplaces nos quais os contratantes apenas entram e escolhem os recursos ou eventuais tecnologias que pretendem utilizar, além de, nesses casos, não existir nenhum engajamento com o sucesso do negócio.
A EVEO é uma empresa que trabalha exclusivamente com soluções corporativas e vendas consultivas. Nós nos envolvemos com a solução oferecida desde o primeiro contato de pré-venda até os contatos de pós-venda no suporte, passando por um responsável por Customer Sucess. Nós também contamos com um acompanhamento de pós-venda por Customer Sucess, algo que poucas empresas no mercado têm condições de oferecer e que se torna um grande diferencial da EVEO.
Não fique esperando! Entre em contato com a EVEO agora mesmo e lide com os desafios de um chief information officer com tranquilidade!
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