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Falar com um consultor

    Saber como aumentar a produtividade da equipe de TI é um importante passo, especialmente para manter o negócio rentável e competitivo no mercado. De acordo com pesquisas, apenas 39% do expediente de trabalho é realmente produtivo — número extremamente baixo.

    A questão é: como isso pode ser feito? É preciso investir nas mais diversas ferramentas, desde sistemas que melhorem a comunicação interna até o desenvolvimento de OKRs relevantes. Desse modo, grandes resultados podem ser conquistados.

    Pensando nisso criamos um guia especialmente para você. Nele, vai descobrir como aumentar a produtividade da equipe de TI da sua empresa. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

    Torne-se um líder de alto desempenho

    O primeiro passo para ter um time de alto desempenho é ser um líder de alto desempenho. Isso significa que você também deve entregar mais resultados, ser disciplinado, abraçar os valores da empresa e se manter próximo aos colaboradores.

    Um verdadeiro líder deve ser uma inspiração para seus subordinados. Para tal fim, deve saber liderar pelo exemplo. A antiga frase “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” deve ser completamente esquecida. Então, primeiro, desenvolva-se como líder.

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    Dê um propósito de atuação ao time de TI

    Toda equipe produtiva precisa de um propósito, algo que seja real e que vá além dos interesses financeiros da companhia. Segundo Simon Sinek, consultor norte-americano, esse propósito é expresso pelo “por que” se faz o que faz, e isso dá sentido ao trabalho.

    Para criar um propósito, ao menos duas coisas devem ser analisadas. Primeiro, é preciso refletir sobre quem a equipe vai impactar, pode ser os clientes ou outros stakeholders. Depois, qual problema será solucionado, o que pode variar de acordo com o trabalho de cada equipe.

    A declaração final deve ser realista, mas também grande o suficiente para inspirar a equipe à ação. Também é preciso que elimine o problema do falar/fazer, quando se diz uma coisa, mas, na prática, se faz algo totalmente diferente.

    Mantenha a equipe atualizada

    O ambiente externo tem mudado rapidamente. Hoje, é possível falar em inteligência artificial e em um imenso processamento de dados, coisas cada vez mais comuns dentro das empresas. Então, para garantir que o time seja produtivo, é preciso mantê-lo qualificado.

    Um profissional competente possui o conjunto das habilidades, conhecimentos e atitudes para realizar suas tarefas diárias com mais excelência. Assim, é possível que realizem ajustes, programações e assistências com maior celeridade e assertividade.

    Defina os objetivos e resultados-chave (OKR)

    Por muito tempo utilizou-se metas inteligentes, também conhecidas como S.M.A.R.T. Esse padrão é muito interessante, mas nem sempre produz os resultados necessários. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas atuando com base em OKRs.

    Esse nome vem do inglês Objectives and Key Results. Foi originalmente desenvolvido pela Intel, mas ficou conhecido graças a sua aplicação na Google ainda em 1999. Grosso modo, consiste em desenvolver um objetivo ambicioso e, depois, desmembrá-lo em pequenos fragmentos que sejam mensuráveis, os resultados-chave. Veja um exemplo:

    Objetivo: potencializar o processo de testes

    • KR1: reduzir em 25% o ciclo construir-medir-aprender;
    • KR2: realizar 5 sessões de testes por semana com o público-alvo;
    • KR3: reduzir em 10% o absenteísmo da equipe.

    Melhore o processo interno de comunicação

    O setor de TI passa por diversas mudanças ao longo do dia, então é preciso ter uma comunicação eficiente. Quando não planejada, é provável que as informações desejadas não cheguem ao lugar certo, no momento certo e deixem espaços para fofocas.

    Para melhorar esse processo, é preciso diagnosticar os atuais canais de comunicação e avaliar se eles estão produzindo efeitos. Se precisar, implemente novos canais, tais como: murais de recados, redes sociais corporativas, aplicativos mobile, etc.

    Mas só isso não basta, é necessário promover uma mudança na cultura da equipe. Cada membro do time de TI deve entender a comunicação como algo realmente importante, capaz de poupar trabalho e garantir a execução perfeita das atividades diárias.

    Gerencie o tempo do time de trabalho

    É importante estabelecer prazos curtos para realização dos projetos e estar presente para cobrar a entrega na data certa. Diga que tudo pode ser feito em apenas algumas horas, dias ou, se for algo realmente complexo, semanas de trabalho duro.

    Para que isso aconteça na prática, será necessário educar o time quando a gestão do seu tempo. Uma importante ferramenta é a matriz do tempo. Ela divide as tarefas diárias em urgentes e não urgentes. Depois, em importantes e não importantes. Assim, todos poderão focar no que é realmente importante e deve ser feito naquele dia.

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    Ofereça feedbacks contínuos

    O feedback é um retorno de informação, falar para cada profissional sobre seus pontos positivos e negativos dentro da empresa. Desse modo, é possível que todos tenham uma noção muito mais clara do que precisam fazer para otimizar seus resultados.

    Muitos gestores ainda possuem receio de oferecer feedback, seja pela falta de conhecimento ou mesmo desinteresse sobre o assunto. Mas esse é um grande equívoco. Lembre-se sempre que deixar esse assunto de lado é castigar a equipe com indiferença.

    Um bom feedback deve ser equilibrado, abordando os prontos positivos e negativos de cada profissional avaliado. É indicado que inicie a conversa com um ponto positivo, depois inclua uma crítica construtiva e encerre a conversa com uma palavra de incentivo ao profissional.

    Motive grandes resultados

    Para Victor Vroom, criador da teoria das expectativas, a motivação dos profissionais é instigada com base em dois principais fatores: a expectativa de alcançar os objetivos e o valor atribuído aos mesmos. Desse modo, se um profissional de TI não acredita que é possível alcançar determinado resultado ou não enxerga valor nisso, não se sentirá motivado.

    Então, é importante estabelecer objetivos realistas e recompensas que sejam desejadas pela equipe. Essas recompensas podem ser financeiras (bonificações, comissões, participação nos lucros) ou não financeiras (dia de folga remunerada, vaga exclusiva na garagem, etc.).

    Veja, essas são importantes dicas para beneficiar a produtividade do time. Ao aplicá-las, conseguirá funcionários mais competentes, determinados e engajados na realização das atividades diárias. Desse jeito, resultados épicos serão alcançados!

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