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    Quem tem uma pequena ou média empresa sabe como pode ser difícil captar mais leads e aumentar o alcance do seu negócio. Por isso há tanto investimento em ferramentas de marketing em todas as áreas. Um método já um pouco antigo, o e-mail marketing, tem perdido sua popularidade para outras opções, principalmente para as redes sociais.

    Mas não se engane: os e-mails são uma ferramenta muito útil e importante para as suas campanhas de marketing. Basta entender como sua aplicação mudou nos últimos anos e como você pode implementá-lo corretamente hoje em dia. Especialmente com todas as opções disponíveis.

    Está pensando em investir em e-mail marketing, mas não sabe como? Então veja, aqui, o que você pode fazer.

    Quais benefícios ele ainda traz?

    O bom e velho e-mail não perdeu seu propósito dentro do mercado e do mundo do marketing. Separamos alguns dos principais benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

    Mensuração precisa de resultados

    Com toda a tecnologia digital disponível hoje em dia, é possível medir praticamente qualquer coisa dentro da internet. Ações, pesquisas por palavras, número de cliques... você escolhe. Porém, em uma página aberta, fica um pouco difícil rastrear todos esses dados, já que esse é um ambiente um tanto caótico e movimentado.

    No entanto, as mensagens por e-mail são muito mais controladas, previsíveis e fáceis de observar. Sendo assim, é bem mais simples acompanhar estatísticas como o índice de resposta para suas mensagens, o nível de engajamento com o e-mail marketing e afins. E quanto mais precisas forem suas informações, mais fácil será acompanhar o desempenho de suas campanhas.

    Custo de investimento baixo

    Um dos maiores problemas pelos quais uma pequena empresa pode passar quando investe em marketing é a relação entre custo e benefício. Alguns tipos de campanha são mais eficientes quando você tem uma empresa maior ou um produto específico. Se você escolhe o método errado para o seu contexto, pode ser que perca bem mais dinheiro do que tem a ganhar.

    Enviar mensagens por e-mail é um investimento baixo para qualquer empresa. Na verdade, os principais investimentos são em uma ferramenta que facilite a administração dos contatos e o envio e gerenciamento das campanhas, além de um domínio próprio, para evitar que suas mensagens sejam consideradas como spam.

    Flexibilidade de formato

    Quando alguém pensa em campanhas com animações, imagens chamativas e música, logo vêm à mente as redes sociais e os canais do YouTube. Esses são locais válidos para divulgar sua empresa, claro, mas eles também têm uma fórmula bem mais rígida em relação ao que funciona ou não. Se você tentar se desviar demais dela, vai perder alcance.

    Em uma campanha de e-mail marketing, você não precisa se restringir ao formato escrito. Palavras são importantes, mas uma boa mensagem pode chamar a atenção do público de diferentes formas, com recursos visuais e, mesmo, gifs animados que voltaram a ser utilizados. Hoje em dia, as mensagens de e-mail são equipadas com tudo isso.

    Servidor Dedicado EVEO

    Relacionamento próximo e direto com o cliente

    Sim, as redes sociais dominam a maior parte da internet hoje em dia. Mas, se você parar e olhar, as interações por lá são bem mais impessoais, distantes e momentâneas. Não é o tipo de engajamento que você procura entre sua empresa e seus clientes.

    Os e-mails, apesar de serem considerados os mais “formalizados”, tendem a tornar as conversas com seu público muito mais diretas. Algo mais próximo de um “face a face”. O resultado quase sempre é a criação de leads mais envolvidos com a marca e suas ações.

    Como usar o e-mail marketing de maneira efetiva?

    Agora que você entende por que o e-mail é uma ferramenta de marketing importante, é hora de entender quando ele funciona e quando não funciona. Acredite: as pessoas que mais reclamam por ele não ser mais um canal viável de divulgação são aquelas que não se adaptaram às mudanças no público.

    Conheça, a seguir, algumas formas de tornar suas campanhas por e-mail bem mais efetivas.

    Segmente suas ações

    Você provavelmente já sabe como o público de uma empresa pode ser diverso. Você terá um ou dois grupos nos quais focar, com faixa etária, interesses e situação socioeconômica mais delimitados. Porém, há sempre critérios mais específicos que você pode buscar, como a localidade.

    A especificidade é fundamental aqui. A segmentação do público permite criar campanhas mais efetivas, diminuir o investimento inicial e maximizar o retorno. E, por meio das ferramentas de e-mail, você pode reunir e analisar a maior parte desses dados sem grandes dificuldades.

    Nunca faça Spam

    Esse é o grande motivo de o e-mail marketing ter ganhado sua má fama. Ainda hoje, há empresas que apenas compram listas gigantescas de contatos e mandam mensagens aleatórias para essas pessoas, sem se preocuparem com o interesse ou não destas pelo produto. Naturalmente, isso é um esforço muito grande para um retorno negativo na sua reputação.

    Aconteça o que acontecer, não envie mensagens não solicitadas. Primeiro, peça o cadastro do lead. Ofereça suas mensagens como maneira de mantê-lo informado e, se ele realmente quiser a informação, clicará em “confirmar”. Não é como se você fosse fechar uma venda com alguém que não liga para o seu serviço.

    Invista em ferramentas de automação

    Por fim, mas não menos importante, estão as ferramentas de gerenciamento de e-mail. À medida que o número de leads aumenta, você não terá mais como lidar com todos manualmente. Sempre chega um ponto em que você precisa investir em uma ferramenta de automação.

    Com ela, algumas das tarefas mais “chatas”, como anotar nomes, atualizar cadastros e replicar mensagens, podem ser realizadas pela própria máquina. Isso vai economizar boa parte do seu tempo e esforço, além de facilitar sua análise do desempenho da campanha ao longo do tempo.

    E então, percebeu como ainda vale a pena investir no e-mail marketing? O segredo para que ele seja efetivo é você repensar o seu lugar e evitar algumas más práticas. Sem gastar tanto, você tem em mãos um ótimo canal para melhorar a experiência do cliente e captar mais consumidores em potencial.

    Agora que você entende por que e como o e-mail marketing pode gerar melhores resultados para seu negócio, é hora de investir nessa ferramenta! E se quiser receber as nossas novidades por e-mail em primeira mão, assine a nossa newsletter.