Falar com um consultor

    Categorias

    Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos notar o surgimento de diversas ferramentas e sistemas capazes de otimizar ainda mais as atividades empresariais. Dessa forma, podemos perceber as incríveis ferramentas oferecidas pela computação em nuvem, que tornam os serviços muito mais seguros e flexíveis.

    Contudo, é importante entendermos o seu conceito e porque o cloud computing tem sido vantagem entre as empresas que buscam gerar competitividade no mercado. Quer saber como? Então confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

    Cloud Computing: o que é e qual a sua importância?

    Antes de tudo, podemos definir que o cloud computing nada mais é do que uma tecnologia avançada, que utiliza a conexão com a internet para fazer a hospedagem de diversos recursos, informações e até mesmo programas.

    Em outras palavras, a computação em nuvem faz qualquer colaborador conseguir acessar arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um celular, tablet, notebook e dentre outros. O melhor de tudo é que esse serviço não depende de um computador pessoal, ou qualquer tipo de servidor local. Todos os processos são feitos de maneira online e totalmente remota.

    Como funciona a computação em nuvem?

    De forma prática, a computação em nuvem utiliza um servidor remoto, que realiza a conexão de dispositivos dos colaboradores a todos os recursos centralizados na nuvem. Em outras palavras, um servidor remoto vai armazenar todos os softwares que você precisa para conduzir suas atividades profissionais, independentemente de qualquer lugar do mundo.

    O fato do cloud computing oferecer a oportunidade de acessar arquivos de forma online, já contribui para a produtividade da empresa, o que é crucial para a competitividade no mercado.

    Para entendermos ainda melhor a funcionalidade, podemos perceber que existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. Caso o seu negócio esteja avaliando a possibilidade de aderir o cloud computing, é necessário avaliar questões como disponibilidade, custos, expectativas, desempenhos e dentre outros, pois cada uma possui entregas e processos diferentes.

    Sendo assim, confira abaixo a funcionalidade de cada uma:

    E-book Gratuito: Data Center Virtual

    1. Nuvem Pública

    Na nuvem pública, podemos tratar de processos computacionais, tais como o armazenamento e servidores, que geralmente são oferecidos por terceiros. Nesses casos, eles disponibilizam o acesso para qualquer usuário ou empresa que esteja disposta a utilizá-la.

    Além disso, na nuvem pública é o próprio usuário que arca com as responsabilidades de realizar backups, bem como o que será enviado para o servidor remoto. Portanto, nessa modalidade, todas as informações e recursos estão disponíveis na internet e podem ser compartilhadas com vários usuários de forma simultânea, mantendo os dados padronizados.

    2. Nuvem Privada

    Já no modelo de Nuvem Privada, ela pertence somente aos processos internos de um negócio, por exemplo. Assim, as informações podem ser enviadas e coletadas entre os setores.

    Portanto, a nuvem privada se encaixa aos moldes da empresa, oferecendo flexibilidade na coleta de dados, mais segurança e suporte para quaisquer necessidades. Como a nuvem está projetada unicamente para os moldes da empresa, todos os processos são direcionados para a realidade da gestão.

    3. Nuvem Híbrida

    Como é de se esperar, ao falarmos da nuvem híbrida, estamos fazendo a junção dos dois tipos de nuvens citadas acima. Assim, é possível que determinadas informações e recursos sejam disponibilizadas de forma pública, ou seja, para todos. Entretanto, pode haver dados e informações sigilosas que precisam guardadas com segurança, e só devem ser acessadas por usuários previamente autorizados.

    Qual é a importância da cloud computing para minha empresa?

    Em geral, se analisarmos os modelos mais tradicionais de computação, podemos lembrar do tempo em que tínhamos a necessidade de realizar downloads, investir em hardwares, softwares e demais sistemas de operação para realizar algum tipo de função, fica mais fácil entender o motivo pelo qual a computação em nuvem têm se tornado tão popular e imprescindível para as empresas.

    O cloud computing foi criada para aumentar o acesso às informações e melhorar ainda mais a experiência de quem depende dos recursos tecnológicos, tanto para as tarefas profissionais quanto para as pessoais.

    Sendo assim, de forma geral, podemos citar os principais benefícios do Cloud Computing para os processos internos da sua empresa. Confira abaixo quais são:

    1. Redução de custos

    Já que a computação em nuvem é virtual, empreendedores conseguem reduzir custos com maquinário, infraestrutura, mão de obra e dentre outros recursos necessários para conduzir atividades relacionadas a computação e acesso a dados. Por eliminar a atuação do servidor local, os gastos com hardware e software não são tão necessários quanto antigamente.

    2. Economia em espaço

    Já que os recursos (dados, informações e sistemas) estão sendo migrados para o meio virtual, a empresa consegue economizar de forma eficiente em memória, contribuindo para a otimização das máquinas e na realização de atividades corporativas.

    3. Segurança

    Em geral, sabemos que uma das preocupações mais visíveis nos negócios é a segurança da informação. Sabemos que existem vírus que podem adentrar ao sistema e coletar dados confidenciais da empresa, geralmente manuseados por hackers. Sendo assim, a computação em nuvem oferece ainda mais segurança nos dados corporativos.

    Já que as informações estão inseridas em nuvem, é possível realizar o monitoramento de todas as atividades online, bem como o fluxo das informações e os principais usuários conectados. Dessa forma, é possível evitar fraudes, vazamentos e acessos suspeitos.

    3. Trabalhar de onde quiser

    Não menos importante do que todos os benefícios citados acima, é ter a oportunidade de realizar as atividades empresariais de qualquer lugar. Tudo que o colaborador precisa é de apenas um celular, notebook ou tablet com acesso à internet.

    Além de contarmos com a segurança no trabalho, podemos notar que os servidores em nuvem se atualizam automaticamente, bem como o oferecimento de todo o suporte necessário para quaisquer dúvidas pertinentes.

    Conforme vimos, o Cloud Computing chegou ao mercado para facilitar a condução das informações e otimizar o trabalho, fazendo com que seja possível prestar serviços para a empresa de qualquer lugar do mundo.

    Além dessa flexibilização — que é muito importante para a competitividade de um negócio — a computação em nuvem promove mais segurança, redução de custos e qualidade na entrega de serviços empresariais.

    Agora que você já sabe o que é o cloud computing e já conhece os seus incríveis benefícios para a sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site, fale com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar seu negócio a se desenvolver muito mais.