Em tempos de transformação digital, a gestão da infraestrutura tecnológica de uma empresa é, além de um desafio, uma oportunidade para conquistar vantagens competitivas. Empresas que investem em soluções digitais de forma estratégica ganham em eficiência, agilidade, escalabilidade e capacidade para resolver as demandas do negócio.
Foi nessa perspectiva que a BRQ melhorou em 15% a performance nos processos internos e em 70% o suporte aos clientes, utilizando o Datacenter Virtual OpenStack da EVEO.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse case de sucesso da EVEO e saber como sua empresa também pode se beneficiar utilizando soluções em Data Center, Cloud Computing e Servidores Dedicados? Continue a leitura!
Desafio: ganhar em performance e aumentar a competitividade
A BRQ é fornecedora de tecnologias digitais e líder de aplicações no setor financeiro. Está presente no Brasil e nos Estados Unidos com mais de 2.000 colaboradores.
Os serviços e soluções oferecidos pela empresa têm como objetivo principal acelerar o processo de transformação digital dos clientes que ela atende, integrando todo o ciclo dessa evolução.
Para otimizar o relacionamento com as empresas que utilizam esses serviços e soluções, a BRQ desenvolveu um projeto de gestão de atendimento ao cliente, focando o suporte e o BPO (Business Process Outsource). A necessidade nesse momento estava em hospedar essa iniciativa em um serviço de nuvem que garantisse o bom funcionamento da aplicação.
Edson Meneghello, executivo de Novos Negócios da EVEO, conta que a empresa estava com algumas dificuldades com o atual fornecedor. “A instabilidade e a dificuldade em alocar os projetos em nuvem eram situações frequentes para a BRQ. Além disso, eles precisavam de agilidade em alterar os recursos de infraestrutura tendo em vista o crescimento do ambiente rapidamente”, explica.
Segundo César Nascimento, gerente de uma unidade de negócios da BRQ, a empresa precisava de um data center que fosse compatível com o volume de dados que a nova aplicação geraria.
Por esse motivo, abriram um processo de concorrência para encontrar o parceiro ideal que provesse essa tecnologia. “Após algumas pesquisas na internet, descobrimos a EVEO como possível fornecedor”, explica César.
Solução: o Datacenter Virtual OpenStack da EVEO
Como solução, a empresa migrou de um ambiente que já rodava em outra empresa para o ambiente da EVEO, conquistando, assim, um preço mais competitivo, com suporte e atendimentos personalizados.
A solução adotada
Para atender às demandas da BRQ, a solução EVEO adotada foi o Datacenter Virtual OpenStack, que é uma plataforma que garante:
- alta disponibilidade;
- agilidade na mudança de recursos com foco no crescimento do ambiente em nuvem;
- interação entre as empresas envolvidas, de maneira fácil e rápida.
Foram criados servidores para a aplicação, para o banco de dados e, principalmente, uma VPN — Rede Privada Virtual — para que a BRQ pudesse atender os clientes. Todas essas soluções passaram a ser gerenciadas pela EVEO, o que garantiu a estabilidade e o suporte para as transformações e/ou demandas do dia a dia.
Segundo César, esses requisitos, em especial o atendimento personalizado, são importantes para a empresa, já que o serviço é muito sensível. “A BRQ trabalha com uma aplicação que acompanha em tempo real uma operação por segundo”, explicou.
Em outras palavras, o Datacenter Virtual OpenStack garantia o atendimento às necessidades de suporte rápido, eficiente e constante, evitando impactos para os clientes da BRQ.
O processo de implementação
A EVEO foi apresentada para os setores envolvidos nos projetos com necessidade de migrar soluções para a nuvem, com detalhamento e explicação dos serviços e produtos que a empresa oferece.
Dessa forma, foi possível conquistar a confiança dos gestores da BRQ, apresentando a segurança do data center da EVEO e mostrando que essa parceria poderia, além de auxiliar no projeto de CRM, abrir novas possibilidades para atendimento de outras frentes de infraestrutura de tecnologia na empresa.
Resultado: melhor performance e qualidade no atendimento de suporte ao cliente
Como dissemos, o BPO é um projeto de aplicação da BRQ. Ele terceiriza o atendimento presencial nas lojas dos clientes parceiros da empresa. Ou seja, uma empresa assume a operação de atendimento em si e a BRQ fornece a tecnologia para canais de atendimento em geral. Dessa forma, toda a gestão da cadeia desses canais de atendimento é feita por meio dos softwares da empresa.
Com o serviço da EVEO, a BRQ conseguiu ter uma performance melhor e mais qualidade no atendimento de suporte ao cliente. “Em relação ao ambiente anterior, a nossa performance melhorou em 15%. Já no atendimento a melhoria foi de 70%”, afirma César. Em poucas palavras, o suporte ao cliente se tornou mais ágil e com mais qualidade.
Além disso, a BRQ manteve o preço investido em data center em nuvem, mas teve uma melhoria expressiva na performance e no atendimento. Com isso, o custo-benefício aumentou para a empresa.
Para Edson Meneghello, o suporte e gerenciamento do ambiente da BRQ foi a grande solução que a empresa encontrou. “Atualmente, eles contam com uma flexibilidade em discutir o ambiente e como melhorias podem ser implementadas nesse sentido”, afirma. De fato, houve um ganho representativo em tecnologia e em ambiente em nuvem, mas essa proximidade é um diferencial na parceria.
A EVEO, além de oferecer suporte à infraestrutura, proporciona um atendimento consultivo, sempre sugerindo ideias e possibilidades para as necessidades levantadas pelos clientes da BRQ.
Uma empresa referência
Para César Nascimento, a colaboração da EVEO tem rendido excelentes resultados. “Recomendaria a EVEO pelo profissionalismo da equipe, pelo serviço de qualidade e pela disponibilidade dos executivos da empresa em atender às nossas necessidades”, reforça.
Por fim, vale reforçar que, a partir do sucesso desse primeiro projeto, uma nova parceria vem sendo desenvolvida para oferecer um produto diferente aos clientes da BRQ, utilizando parte da tecnologia da EVEO para a infraestrutura dessa solução. Ou seja, é provável que esse case de sucesso se torne uma longa parceria e de muitos frutos para ambas as empresas.
Sentiu-se inspirado em buscar uma solução que se adeque perfeitamente às necessidades do seu negócio? Quer transformar positivamente a gestão de infraestrutura na sua empresa? Entre em contato com a EVEO e receba o atendimento de um consultor especializado!
Deixe um comentário