Um dos principais objetivos de qualquer empresa é se destacar no mercado. Prever situações e poder se antecipar a elas é um diferencial para estar um passo à frente da concorrência. Mas como fazer isso? A análise preditiva em TI, uma tecnologia extremamente eficaz, pode ajudar a empresa a atingir esse objetivo.
No entanto, não adianta acumular dados aleatórios sem um objetivo claro e preciso. É fundamental seguir uma série de passos para que essa ferramenta possa alcançar o resultado esperado pela empresa. A seguir, detalhamos como fazer isso e de que maneira sua empresa se beneficiará dessa tecnologia. Acompanhe!
Entenda o que é análise preditiva
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é essa tecnologia e como ela funciona. A análise preditiva é uma ferramenta que examina um grande volume de informações e por meio de técnicas de mineração de dados, tecnologia de big data analytics, machine learning e inteligência artificial, algoritmos de cálculos estatísticos e probabilidade, retorna o resultado desse processamento.
Com base nesses resultados, podem ser feitas estimativas precisas sobre diversos tipos de dados que servirão de apoio para tomada de decisões estratégicas na empresa.
Saiba como utilizar a análise preditiva em TI
Com o objetivo de obter um resultado satisfatório da análise, algumas questões devem ser observadas.
Construção da equipe de análise preditiva
O primeiro passo é a formação de um time de profissionais especializados em análise preditiva. A equipe terá como desafio identificar oportunidades e desenvolver estratégias. Para isso, o grupo deverá ser diversificado e ter conhecimentos em assuntos como:
- problemas do negócio;
- modelagem preditiva;
- conteúdo;
- planejamento corporativo;
- análise de dados;
- banco de dados.
Identificação de problemas de negócios
Também deve-se fazer o estudo dos problemas enfrentados pelo negócio, assim como saber que tipo de informação se pretende como resultado. O objetivo é identificar quais dados deverão ser coletados para o processamento e análise.
Escolha a ferramenta adequada
Também é preciso identificar qual será a melhor plataforma de coleta de dados e extrair informações relevantes. Por isso, na escolha da ferramenta devem ser considerados os dados a ser analisados, onde serão coletadas essas informações etc.
Mineração de dados
Depois de todas as informações terem sido coletadas, é preciso fazer a mineração dos dados. Esse é um processo que vai analisar e separar os dados que tenham alguma relevância ao processamento da análise.
Implementação dos modelos preditivos
Por fim, após a mineração dos dados, é o momento de fazer o processamento das informações. Nesse momento, utilizam-se algoritmos específicos aos diversos ramos de negócios. Dessa forma, o sistema apresentará análises precisas que são capazes de auxiliar as empresas nas mais diferentes estratégias.
Conheça os benefícios para a empresa ao utilizar essa tecnologia
Identificar problemas
Como a análise preditiva trabalha com um volume muito grande de dados e faz diversos estudos sobre essas informações, é comum identificar alguns problemas, tais como fraudes, inadimplência, riscos de perder clientes, recebimento de reclamações etc.
Otimizar campanhas
O trabalho de análise feito pela ferramenta permite que seja identificado comportamentos variados entre os consumidores, de modo que as informações obtidas viabilizem uma melhor definição do perfil do comprador. Assim, a tecnologia é uma aliada na otimização de campanhas de marketing.
Diminuir riscos
A análise dos dados é capaz de apontar possíveis riscos que a empresa corre. Um exemplo pode ser a percepção acerca do sucesso de um determinado produto ou serviço.
A análise preditiva em TI é uma poderosa ferramenta. Portanto, ao utilizá-la de maneira adequada, certamente será possível extrair informações precisas e relevantes para o crescimento da empresa.
Deixe um comentário