Você já ouviu falar em Analítica Aumentada? Essa e outras aplicações estão entre as maiores tendências tecnológicas para os próximos anos. Segundo alguns especialistas, a Analítica Aumentada está entre as principais tecnologias de análise de dados do futuro, marcando o que se considera a próxima onda neste nicho da informação.
Mas você sabe exatamente o que é e para que serve a Analítica Aumentada? Continue lendo este artigo para descobrir isso e muito mais!
O que é Analítica Aumentada?
Do inglês “Augmented Analytics”, a Analítica Aumentada é uma área da Inteligência Aumentada que utiliza machine learning e geração de textos para automatizar o tratamento de dados, possibilitando o seu compartilhamento. Ou seja, ela é uma tecnologia responsável por automatizar os insights em cima dos dados, complementando a inteligência humana por todo o ciclo de vida analítico.
Para que serve a Analítica Aumentada?
A quantidade de dados que temos acesso só tem aumentado. E, no meio corporativo, esses dados são a base para a tomada de decisões muito importantes para o futuro da empresa e dos colaboradores. Por isso, é essencial tratar esses dados com muita atenção. Entretanto, nem sempre isso é possível, seja pela quantidade de dados, seja pela velocidade com que eles são inseridos na nossa realidade.
Dessa forma, contar com uma tecnologia não somente capaz de analisar grandes quantidades de dados, mas tratá-los e separá-los de maneira inteligente, criando insights prontos para serem compartilhados é, na verdade, um grande salto para os cientistas de dados e para os próprios algoritmos de automação.
Qual o diferencial da Analítica Aumentada?
Além da criação de insights prontos para serem consumidos, o grande diferencial da Analítica Aumentada reside na capacidade da tecnologia de identificar padrões ocultos nos bancos de dados, o que auxilia na remoção do viés pessoal das análises.
Dessa forma, as chances de que os dados sejam trabalhados de maneira tendenciosa, seja no seu tratamento, seja na sua análise, diminuem drasticamente. E essa tendência de incluir um lado pessoal na análise dos dados nem sempre é consciente, podendo ocorrer de maneira natural e involuntária. Com a Analítica Aumentada, isso está fora de cogitação.
Como a Analítica Aumentada pode ajudar empresas?
Com todos tendo acesso a grandes quantidades de dados, encontrar um diferencial na forma como as empresas utilizam esse recurso está cada vez mais difícil. Entretanto, com o uso da Analítica Aumentada, algumas empresas podem sair na frente da concorrência, se destacando na aplicação de seus dados coletados de maneira muito mais eficiente.
Por meio do uso do Big Data, é possível lançar mão de recursos analíticos avançados, auxiliando na criação, por exemplo, de campanhas de marketing muito mais precisas e assertivas, com um público-alvo mais bem analisado e direcionado.
A Analítica Aumentada também pode ser utilizada para o aumento da produtividade das empresas. Ao analisar os dados de um ciclo de produção e das operações existentes, a tecnologia pode criar insights oferecendo oportunidades de melhorias, identificando gargalos e sugerindo alterações no processo, tornando-o muito mais otimizado e eficiente.
Considerada uma das maiores tendências tecnológicas dos próximos anos, a Analítica Aumentada é vista como uma grande possibilidade de melhorias significativas na maneira como os dados são utilizados hoje em dia. E você, imagina algum outro uso para a Analítica Aumentada? Então não se esqueça de deixar o seu comentário!
Deixe um comentário