Falar com um consultor

    Categorias

    Além de ter avançado em sua complexidade e desenvolvimento, a tecnologia também cresceu em relação ao seu mercado. Recursos que antes eram restritos a grandes empresas passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, incluindo pequenos e médios negócios. Um bom exemplo disso é o OpenStack, uma solução em nuvem que já apresenta muitas vantagens para o usuário.

    Você já deve saber muito bem como a computação em nuvem é útil na condução de uma empresa. Com ele você pode facilitar o compartilhamento de dados dentro do negócio. Também é possível diminuir custos e melhorar o desempenho geral da organização.

    Porém, esse tipo de recurso ainda enfrenta algumas barreiras para serem utilizados em empresas menores, que não possuem tantas pessoas dedicadas apenas aos processos de TI. Nesse ponto, o OpenStack promete facilitar o seu trabalho.

    Quer aprender mais sobre o tema e conhecer as vantagens dessa solução? Então acompanhe este artigo!

    Como funciona o OpenStack?

    O conceito de “computação na nuvem” já é bem conhecido entre os profissionais de TI e pelo grande público. Trata-se de um sistema computacional de alta performance, hospedado em um data center remoto e disponibilizado através da internet. Os sistemas ficam disponíveis online,  sob um modelo de aluguel de recursos computacionais. O que permite que os sistemas sejam acessados de qualquer lugar do mundo, e escalados sob demanda.

    O OpenStack, especificamente, é uma solução Open Source de computação em nuvem. Ou seja, seu código é aberto, gratuito e pode ser editado por você e sua equipe. Ele funciona por meio de uma plataforma que integra múltiplos projetos de software aberto desenvolvidos por mais de 600 empresas de tecnologia ao redor do mundo. Essa lista inclui gigantes como a IBM, Oracle e Red Hat.

    A plataforma foi criada pela NASA, então você pode imaginar que a qualidade não é um problema. Desde sua criação, o OpenStack é utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Seja desde pequenos empreendedores até grandes negócios multinacionais.

    6 vantagens do OpenStack

    Naturalmente, o OpenStack ganhou sua reputação por um bom motivo. Veja aqui 6 vantagens de adotar essa solução em seu negócio!

    1. Fácil segmentação entre nuvem pública e privada

    A principal qualidade dessa plataforma é que ela permite a atribuição de diferentes credenciais à estrutura da nuvem, separando o ambiente privado da empresa daquele que pode ser acessado publicamente. Para criar essa segmentação em um servidor provido por uma empresa privada, o processo tende a ser mais lento e custar mais caro.

    Com o OpenStack, você terá maior liberdade para mudar a infraestrutura de dados como achar mais adequado. Dessa forma, você pode criar múltiplos servidores e classificá-los como públicos ou privados, sem ter que solicitar cada mudança a um provedor individualmente.

    Banner E-book Data Center Virtual

    2. Amplo controle dos seus recursos

    Acompanhar e controlar o fluxo de informação dentro da empresa é vital para tomar qualquer decisão. Por isso há tanto investimento em tecnologia para melhorar o armazenamento e processamento de dados. E o OpenStack é uma das soluções que você pode utilizar para alcançar esse objetivo.

    Como mencionamos, ele funciona via uma plataforma que integra vários recursos de software e hardware. Por essa mesma plataforma, você pode controlar recursos computacionais, volumes de armazenamento, funções de rede, e verificar o fluxo de informações e histórico de alterações de recursos, utilizando um painel ou API. Com essa praticidade extra, não fica difícil manter o controle de sua infra.

    3. Menos burocracia em todas as ações

    Além da dificuldade para criar e segmentar servidores, trabalhar com outras plataformas também envolve mais burocracia em boa parte das decisões tomadas. Trocar o tamanho do serviço, fazer uma vistoria de dados, entre outras ações, podem exigir um pouco mais de tempo e esforço.

    Ter uma plataforma Open Source que já integra diversas outras soluções e ferramentas é a melhor maneira de minimizar o custo de tempo. Como os recursos estão sob seu controle direto, qualquer decisão pode ser colocada em prática ou alterada o quanto antes.

    4. Redução de custos

    Além de toda sua versatilidade, ferramentas open source também proporcionam uma redução considerável de despesas para sua empresa. Manter muitas soluções de software significa que você também paga várias mensalidades por esses serviços, o que pesa bastante em qualquer orçamento.

    Se você tiver a opção de pegar softwares open source de alta qualidade, como é o caso do OpenStack, o custo financeiro dessa infraestrutura será bem menor. E ela ainda vai proporcionar o aumento na produtividade que você precisa para elevar a renda do negócio. Dessa forma, o custo facilmente é compensado.

    Servidor Dedicado EVEO

    5. Liberdade para personalizar a solução

    Como já mencionamos anteriormente, uma solução open source é aquela que tem seu código aberto para o público. Sendo assim, ela pode ser usada da forma como é oferecida ou fazendo alterações para que ela se encaixe melhor em suas demandas. E essa qualidade é o que a torna tão versátil e eficiente.

    Se você ou sua equipe tiverem o conhecimento necessário sobre o código da plataforma e souberem como editá-lo, podem fazer ajustes na ferramenta até que ela fique mais adequada ao seu negócio. É um investimento extra de tempo e energia, mas ele vai compensar bastante no médio e longo prazo.

    6. Mais agilidade de instalação

    Por fim, soluções de código aberto também possuem o diferencial de não demandarem tanto tempo ou investimento para serem implantados. Se você já possui uma estrutura capaz de receber esses recursos, então poderá colocar tudo em prática em pouco tempo, sem requisitar permissões nem nada do tipo.

    Dependendo da situação atual da empresa, esse pode ser um diferencial bem forte. Se o negócio passa por alguma mudança e precisa se adaptar a um novo mercado rapidamente, uma solução que possa ser colocada em prática em menos tempo é sempre a melhor opção.

    Após conhecer melhor o OpenStack, você já deve ter um direcionamento melhor em relação as suas próximas soluções de software. Lembre-se de continuar se atualizando, pois esse é um campo importante e que está em constante mudança.

    Se quiser aprender um pouco mais sobre essas ferramentas e como elas podem ajudar, baixe nosso e-book sobre Data Center Virtual OpenStack agora mesmo.