Falar com um consultor

    Categorias

    A disponibilização de tecnologias de ponta ao alcance de todos é uma das vantagens que o mundo digital trouxe para a sociedade nos últimos anos, quando pessoas e empresas passaram a contar com as mais modernas ferramentas para realizarem suas atividades diárias.

    No universo dos negócios, a gestão empresarial passou por uma verdadeira revolução com a implementação de tecnologias da informação no processo de gestão e operação interna, tendência que deve seguir em alta por um bom tempo.

    Exemplo disso é a popularização dos serviços de cloud computing nas empresas, que passaram a adotar essa tecnologia para otimizar suas atividades, ter mais segurança e facilidade no controle interno.

    Esse tipo de recurso vem sendo empregado por empresas de todos os ramos de atuação e tamanhos, das pequenas às grandes.

    Já bem conhecida entre os profissionais de TI, essa tendência no mundo corporativo consiste na migração dos principais serviços de uma empresa para um ambiente em nuvem, na internet, que centraliza dados, diminui custos de manutenção da infraestrutura física, sem a necessidade de softwares on-premise.

    Em resumo, o servidor da empresa passa a ser inteiramente online e centrado em uma plataforma.

    Em razão dessa demanda empresarial por esse serviço, o mercado hoje conta com provedores especializados em elaborar soluções de infraestrutura em data center, que se responsabilizam por organizar e manter o servidor da corporação em funcionamento.

    O que muitas empresas interessadas não sabem é que buscar por serviços de cloud computing fora do país pode gerar uma série de dificuldades e entraves, tornando difícil e até perigoso um processo que deveria fazer a gestão e a operação mais simples, dinâmicas e seguras.

    Enquanto isso, no Brasil, as opções disponíveis fornecem alta tecnologia, mais facilidade e segurança para os clientes. Por isso, hoje preparamos um conteúdo especial e falaremos sobre as principais vantagens de contratar sua cloud no Brasil. Vamos ver?

    O que faz uma consultoria em cloud

    Antes de listarmos as vantagens de buscar por serviços de cloud no Brasil, vale destacarmos o que faz uma consultoria em cloud e os benefícios dela. Isso vai nos ajudar a compreender melhor por que as opções nacionais são melhores.

    Análise personalizada

    Cada corporação tem suas necessidades e, na hora de migrar o servidor para um ambiente em nuvem, o mais seguro a se fazer é falar com uma consultoria em cloud. Ela vai estudar quais são as melhores opções e recursos para cada caso, evitando frustrações nesse processo.

    Guia tecnológico

    Tentar fazer a migração para nuvem por conta própria pode gerar bastante dor de cabeça, além de eventualmente não tornar o ambiente de data center adequado. Além disso, consultorias em cloud também estão antenadas nas tecnologias e recursos mais recentes.

    Custo-benefício

    As consultorias contam com uma equipe de profissionais qualificados, ou seja, será um trabalho que não deve gerar decepções assim que for finalizado. Esses especialistas saberão dizer quais os melhores recursos e práticas pensando na economia da empresa.

    Suporte

    Relacionado a esse aspecto do custo-benefício, o suporte que as consultorias fornece é fundamental. Poder solicitar ajuda ou pedir modificações no sistema se torna mais fácil quando o prestador do serviço é alguém especializado.

    Vantagens de contratar cloud no Brasil

    Agora que ficou bem claro o porquê uma consultoria em cloud é essencial, vamos ao conteúdo principal: as vantagens de contratar uma cloud nacional.

    1 – Acessibilidade

    Se a empresa contratou uma consultoria para implementar cloud, se espera que ela tenha amparo técnico com facilidade, certo? Bem, nem sempre é assim no caso de consultorias do exterior.

    Se algum problema ocorrer no data center, a empresa estrangeira que presta o suporte certamente levará algum tempo para conseguir resolver a situação, o que não ocorre no caso de serviços nacionais. Ou seja, em caso de instabilidade e lentidão no sistema, é bom ter mais um pouco de paciência.

    Além disso, eventualmente serão necessárias viagens para o exterior, aumentando gastos. Fornecedoras nacionais são geograficamente mais acessíveis e tendem a compreender melhor a necessidade dos contratantes brasileiros.

    Empresas nacionais costumam ter uma rede de atendimento montada para atender clientes de diferentes regiões, o que gera uma resposta mais rápida e não deixa a equipe de TI em apuros.

    2 – Comunicação

    A segunda vantagem de contratar empresas nacionais se relaciona com o primeiro fator que comentamos. Só o fato de a equipe de suporte falar a mesma língua que o contratante, já facilita bastante.

    Em momentos de instabilidade no sistema, quando tudo o que se quer é a resolução imediata do problema, ter de “gastar” o inglês para se fazer entender pode não ser a melhor experiência do mundo.

    Ainda mais importante do que isso são os próprios contratos, que estarão em português no caso de contratação de uma empresa local. Ter de ler todas as cláusulas e detalhes de um acordo em outra língua certamente aumenta as chances de deixar algo passar despercebido.

    3 – Legislação

    Já que falamos em contratos, outra vantagem de buscar por soluções no Brasil são as questões legais. Se a empresa que a corporação contrata fica em outro país, isso significa que os dados serão armazenados em solo estrangeiro.

    Em alguns casos, isso pode ter sérias consequências, o que demanda um estudo sobre a legislação do país de origem da fornecedora do cloud. Caso ocorra algum problema legal, será necessário um advogado que entenda de leis internacionais.

    Prestadoras nacionais de cloud, por sua vez, estão sujeitas ao Código Civil Brasileiro, o que protege o contratante e também garante menos transtornos em caso de algum problema.

    4 – Segurança das informações

    Ainda relacionado às questões legais, a segurança das informações é um aspecto importante a ser levado em conta. Consultorias de cloud no Brasil estão sujeitas às políticas de gestão de dados nacionais, que são rígidas em comparação com a maioria dos outros países.

    Isso significa que o acesso às informações de um data center hospedado no Brasil raramente será feito sem autorização da empresa contratante. Fora do país, contudo, há locais em que esse acesso é facilitado e menos rígido.

    Então, se o objetivo é garantir que os dados da empresa estejam seguros e não sejam violados, a indicação é procurar por serviços nacionais.

    5 – Economia

    Contratar um serviço de cloud nacional significa fechar um acordo para pagamento em reais (R$), sem alterações inesperadas nos valores. Selar contratos com empresas de fora torna o pagamento uma espécie de loteria, já que o montante varia de acordo com a valorização da moeda estrangeira.

    Em termos de planejamento para a empresa, ter esse valor fixo de pagamento pelo serviço ajuda na organização das finanças, o que é ainda mais importante no caso de empreendimentos de menor porte, onde qualquer imprevisto pode ter consequências mais graves.

    Opção nacional

    Agora que ficou mais claro quais são as vantagens de contratar sua cloud no Brasil, vale a pena começar a olhar nos produtos nacionais desenvolvidos para contribuir com a organização dos servidores em nuvem das empresas.

    Data Center Virtual OpenStack

    Solução desenvolvida pela EVEO, o Data Center Virtual OpenStack é uma opção nacional que exemplifica as vantagens de se buscar contratar soluções em cloud no Brasil.

    Além de fornecer todos os benefícios que listamos acima, a solução da EVEO para as corporações consiste em um sistema baseado na conhecida plataforma livre de computação em nuvem OpenStack.

    A principal vantagem de basear o data center na OpenStack é a segregação que ela permite fazer. Ou seja, é possível atribuir credenciais, separar o ambiente público e o privado da empresa, criar servidores múltiplos e classificá-los, sem burocracias, a qualquer momento.

    Aliás, se você quer saber mais sobre OpenStack, confira nosso e-book gratuito sobre o que é importante saber a respeito dessa tecnologia.

    Quem trabalha com gerenciamento de redes sabe da importância de realizar essas adequações no data center em tempo real e sem complicações.

    O que torna o Data Center Virtual OpenStack ainda mais interessante é o suporte da EVEO. Como a ferramenta possui diversos recursos, é feita uma análise das necessidades da corporação. Assim, os contratantes podem adquirir uma plataforma montada exclusivamente para atender à empresa.

    E isso vale para todas as empresas, das pequenas às grandes, independente do nicho de mercado. O sistema sempre pode ser adaptado para cada necessidade.

    Ou seja, é uma ferramenta nacional, com suporte local, voltada para modernizar e facilitar o funcionamento das redes nas empresas, com total liberdade para que a própria equipe faça adequações no sistema de acordo com suas necessidades, a qualquer momento.

    E aí, entendeu um pouco mais sobre as vantagens de contratar cloud no Brasil? Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

    Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema ou quer saber mais a respeito do Data Center Virtual OpenStack, entre em contato com os nossos consultores.