Falar com um consultor

    Categorias

    A demanda por soluções em cloud computing é cada vez maior. Por sua rápida evolução, a tecnologia atende a diferentes necessidades de infraestrutura e proporciona inúmeros benefícios ao negócio. No entanto, muitas empresas ficam em dúvida sobre manter um data center local ou investir em um ambiente cloud.

    Antes de escolher a melhor opção para a sua empresa, é preciso entender como a tecnologia funciona, quais são suas características mais importantes e os principais tipos de serviços oferecidos.

    A seguir, mostramos as respostas a essas questões, bem como as principais características que você deve procurar na empresa prestadora de serviços. Boa leitura!

    Entenda o que é um bom ambiente cloud

    Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o que é um ambiente on-premise — em que uma empresa mantém sua infraestrutura em um data center próprio — de um ambiente cloud — em que ela mantém uma de suas operações ou sua operação-chave armazenada em nuvem, em um data center de mercado.

    Em outras palavras, significa a contratação de uma prestadora de serviços especializada em soluções que abrigam e realizam a operação da empresa em ambiente terceiro. Existem algumas características que diferenciam e garantem mais benefícios ao ambiente cloud. Confira-as a seguir.

    Energia elétrica

    Um dos maiores desafios de um data center local é encontrar a redundância em casos de falhas de energia elétrica, pois exige um grande investimento em geradores e não é simples gerenciar esse tipo de infraestrutura. Isso acontece porque, em ambientes críticos, muitas vezes a redundância do gerador é necessária.

    Essa é uma das características e vantagens de um ambiente na nuvem, que já conta com toda essa infraestrutura — inclusive a redundância de geradores — o que proporciona um alto nível de segurança sem um investimento tão alto.

    Links de comunicação

    Os links de comunicação são fundamentais para o funcionamento de um ambiente. Apesar de alternativas como alguns links domésticos de alta velocidade ou conexões bem rápidas diretamente alocadas com a operadora, no caso de queda, todo o funcionamento do data center local é prejudicado. Por isso, também é preciso haver a redundância sobre esse link.

    Em uma solução cloud, existem múltiplos links redundantes e com uma velocidade muito alta — mais do que as internets que você consegue alocar em um escritório, por exemplo. Por isso, essa é outra grande vantagem de levar a solução para a nuvem, já que os custos e a complexidade desse tipo de gerenciamento também são elevados para uma estrutura local.

    Saiba quais são as características de um ambiente cloud positivo

    Quando uma empresa opta por um tipo de operação em nuvem, significa que ela tem ambientes críticos que necessitam da alta disponibilidade que uma solução cloud pode oferecer. Nesse sentido, é fundamental que a prestadora de serviços disponha de todos os requisitos de segurança para garantir o pleno funcionamento desse serviço.

    Estabilidade

    A tecnologia cloud conta com a redundância completa em todas as camadas de infraestrutura e software, o que garante a estabilidade do ambiente e a alta disponibilidade.

    Autonomia para gerenciar o sistema operacional

    Todos os recursos são gerenciados por meio de um painel de controle exclusivo e console de acesso independente, o que oferece mais controle e autonomia para gerenciar o sistema operacional.

    Elasticidade

    A elasticidade significa capacidade de crescimento, de expansão horizontal. Essa característica permite o aumento da quantidade de recursos do ambiente de maneira simples e rápida por meio de um painel de controle. Portanto, é possível fazer esse tipo de manipulação tanto para o crescimento pontual quanto depois, para retornar para o consumo orgânico.

    Segurança

    A segurança de um data center na nuvem é extremamente restrita. Isso acontece porque o acesso aos dados e às máquinas é feito sob um rigoroso controle. Essa é uma diferença do modelo on-premise, no qual os equipamentos estão facilmente ao alcance das pessoas e o controle de acesso não é tão qualificado quanto o de um data center.

    Banner E-book Data Center Virtual

    Fique por dentro de como algumas ferramentas contribuem para isso

    Para atender às diversas necessidades de cada empresa, existem diferentes tipos de soluções em nuvem, que podem ser contratadas com características específicas para cada tipo de negócio.

    Servidores cloud

    Basicamente, os servidores cloud são máquinas virtuais com alta disponibilidade, isto é, um servidor armazenado em nuvem que não existe fisicamente, mas em um ambiente virtual — o que ajuda na administração e no redimensionamento de recursos.

    Servidores dedicados

    Esse modelo é direcionado a um público que tem uma necessidade de alto desempenho e alta concentração de recursos, como processadores, quantidade de memória e densidade — que é o espaço. Por meio dos servidores dedicados, é possível concentrar números mais altos de recursos em um equipamento físico, o que se torna uma solução de melhor custo-benefício.

    Data center virtual

    Esse é um modelo premium. Trata-se de uma solução SDDC (Software-Defined Data Center), que serve para fazer uma implementação que vai desde a parte de rede, switch, roteador e firewall até a camada dos servidores virtuais com alta disponibilidade. Essa é uma solução mais completa e mais adequada para projetos grandes e de múltiplos servidores.

    A EVEO trabalha com essas três soluções, que são extremamente adaptáveis e atendem desde sites de grande visitação até e-mail corporativo, ERP e qualquer solução que possa operar na nuvem. O que determina a escolha ideal é o modelo de trabalho de cada empresa, que deve avaliar a questão de investimento e suas principais necessidades.

    Saiba o que avaliar ao escolher um provedor de serviço em nuvem

    Ao optar por uma empresa prestadora de serviços em nuvem, algumas questões devem ser observadas com muita atenção para garantir um bom atendimento e parceria.

    Analise o suporte oferecido

    Grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google e Microsoft, apesar de oferecerem um ambiente de qualidade, pecam no suporte.

    A EVEO, por exemplo, conta com suporte 24 horas, além de manter um relacionamento muito próximo ao cliente. Existe escala de relacionamento quando há uma necessidade que foge do que é padrão. Esse é um diferencial que você não encontra em outros provedores, inclusive de porte mundial.

    A EVEO se posiciona como um player parceiro dos clientes, que é diferente do perfil marketplace que outras grandes clouds têm.

    Verifique se a empresa tem comprometimento com a legislação brasileira

    Há a vantagem de ser uma empresa 100% brasileira, com a estrutura dentro do Brasil, o que garante mais velocidade.

    Além disso, a EVEO está dentro da lei brasileira, diferentemente das clouds públicas maiores, que são empresas internacionais e não têm nenhum tipo de comprometimento com as leis do nosso país. Por essa razão, elas podem tomar decisões unilaterais sem nenhum tipo de ônus.

    Imagine uma empresa de grande porte com uma operação grande rodando na Amazon. Caso ocorra algum problema, não há nenhum compromisso da prestadora de serviços com você, visto que ela é um marketplace. Desse modo, você usa o serviço e, se tiver algum problema, a Amazon não tem com o que se responsabilizar.

    Prefira fazer o pagamento em reais

    Há ainda a questão do dólar. Como estamos no Brasil, todos os preços são baseados em real, não havendo variação de moeda internacional. Essa é uma grande vantagem quando se compete com players mundiais que têm base fora.

    Outro ponto a observar sobre isso é a cobrança de impostos, pois ao contratar serviços fora do Brasil, paga-se impostos sobre a importação de serviços, o que encarece o produto. Já uma empresa brasileira emite a nota fiscal de acordo com a legislação vigente.

    Analise a empresa prestadora de serviços

    Um ponto importante a ser observado é se a empresa é associada à Abrahosting (Associação Brasileira de Hosting) e se ela segue as principais normas recomendadas atualmente.

    Verifique também sua reputação junto aos seus clientes. Portanto, analise seus cases de sucesso e identifique qual é a solução apresentada para problemas semelhantes aos de sua empresa.

    Investir em um ambiente cloud é uma tendência que cresce a cada dia, pois proporciona muitos benefícios à empresa. Ao escolher a melhor alternativa, avalie o tipo de serviço mais indicado para o seu negócio, bem como uma prestadora de serviços que seja comprometida com a qualidade dos serviços.

    Gostou das opções de cloud computing para a sua empresa? Que tal conhecer uma pouco mais da nossa solução de servidores cloud?