Falar com um consultor

    Categorias

    Estudo realizado pelo Centro Nacional de CiberSegurança do Reino Unido (NCSC) aponta que mais de 23 milhões de usuários, que tiveram suas contas vazadas, utilizavam a senha “123456”.

    Essa pesquisa foi resultado de uma análise de banco de dados públicos de contas vazadas, onde o Centro Nacional pôde estudar as palavras, frases ou sequências de caracteres que os usuários em todo o mundo mais utilizam ao criar suas senhas.

    No final do ano de 2018, a ESET também publicou a lista de senhas mais populares do ano passado e foi constatado que as senhas 123456 e 123456789 estavam entre as três primeiras combinações mais usadas pelos usuários.

    "Esses tipos de relatórios refletem a falta de conhecimento dos riscos associados ao uso de senhas fracas e as consequências que isso pode ter para a privacidade e o cuidado das informações pessoais", afirma Camilo Gutierrez - Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

    "Falar de uma senha forte refere-se àquelas que têm uma extensão considerável e possuem símbolos, letras maiúsculas, minúsculas e pares", finalizou.

    Banner E-book Data Center Virtual

    Pesquisa recente

    Segundo uma pesquisa recente realizada pela ESET, 30% dos usuários usam duas ou três senhas para todas as suas contas. Com isso, a empresa de segurança ressalta que o uso de senhas fortes é fundamental para uma experiência mais segura e responsável da tecnologia, ainda mais considerando o relatório da NCSC que mostra que 89% dos entrevistados realizam compras na internet e, entre eles, 39% o fazem semanalmente.

    Portanto, confira algumas dicas do especialista de segurança da EVEO, Renato Guilhermini para criar senhas fortes e seguras:

    Varie suas senhas

    Use senhas diferentes em suas contas mais importantes, por exemplo, e-mail e Internet Banking.
    Utilize um gerenciador de senhas
    Se você tem dificuldade para memorizar várias senhas, pode utilizar um gerenciador de senhas como o Keepass.

    Use senhas longas

    Senhas longas são mais fortes. Confira abaixo algumas dicas como criar senhas longas e memorizá-las facilmente.

    1) Use alguma letra da sua música favorita.
    2) Diálogos famosos do seu personagem de cinema favorito.
    3) Trecho de um livro ou artigo conhecido.
    4) Sequência de palavras muito utilizadas por você.
    5) Crie senha utilizando a primeira letra de cada palavra de uma frase. Por exemplo: Eu Amo Meu Cachorro E O Nome Dele É Bill. Você pode intercalar entre letras maiúsculas e minúsculas. A senha ficaria eAmCeOnDeB. Caso você adicione uma data no final, a senha se tornará ainda mais forte.
    6) Evite senhas que possam ser descobertas através de Engenharia Social. Pessoas má intencionadas geralmente utilizam dados coletados em suas redes sociais.
    7) Inclua ao final da senha um caractere especial. "!@#$%&*()".

    Então, gostou das dicas? Comente aqui abaixo!