Falar com um consultor

    Categorias

    A virtualização de servidores está cada vez mais presente entre as empresas, pois permite que melhores recursos sejam disponibilizados, melhorando a estrutura sem a necessidade de mais servidores físicos ocupando espaço e implicando em gastos maiores.

    Por isso, neste artigo você vai conhecer os servidores virtuais da EVEO e descobrir como ela pode ajudar você no processo de virtualização.

    O que é a virtualização?

    Antes de começar a demonstrar como a EVEO pode ajudar você na virtualização dos servidores, é interessante deixar claro o que é essa virtualização.

    A virtualização é uma técnica que se utiliza para executar servidores virtuais a partir de um único servidor físico. Com isso, se torna possível compartilhar e executar dados com melhoramento de recursos e aperfeiçoamento das aplicações dos servidores.

    A partir de servidores é que a empresa consegue executar sistemas e ferramentas para o desenvolvimento das atividades cotidianas, e quando isso ocorre com a virtualização, as funcionalidades passam a ser potencializadas.

    Quanto maior a empresa, maior a necessidade de servidores virtuais, pois ter um data center físico de grande porte, pode ter custos altos tanto no investimento da estrutura, quanto na manutenção mensal.

    No entanto, mesmo empresas de porte menor utilizam servidores em grande parte das operações, de modo que a virtualização é ideal em todos os segmentos e portes.

    Com isso, uma das melhores alternativas para proporcionar o desempenho que o ambiente precisa, é apostar nos servidores virtualizados.

    Pode parecer que isso é algo novo, o que muitas vezes gera medo e insegurança nas pessoas que ainda não aderiram ao sistema. No entanto, apesar de estar cada vez mais vantajoso com o avanço da tecnologia das últimas décadas, o conceito de virtualização já existe desde final do século XX.

    Porém, a partir de 2005 é que esse tipo de método começou a ser implementado por fabricantes de processadores, o que acabou por melhorar muito o desempenho das aplicações.

    Com isso, cada vez mais o método está sendo implementado em novos campos da informática, com crescimento de recursos, aplicativos e ferramentas de forma rápida e muito benéfica.

    Portanto, desejar investir na virtualização é algo que já vem sendo considerado há algum tempo, e, ultimamente, tem se tornado cada vez mais realizada em empresas para tornar ambientes físicos com servidores mais simplificados, responsivos e com melhor gerenciamento.

    Como funciona o uso de servidores para a virtualização com a EVEO?

    A virtualização ocorre através de um servidor físico que pode ser o que você já tem ou adquirido na EVEO. Se quiser utilizar o servidor já existente é realizada uma personalização para que o equipamento possa receber os servidores virtuais.

    Ademais, independentemente do tipo de sistema que você utiliza é possível implementar a virtualização, pois cuidamos dos requisitos e os servidores virtuais podem ser configurados conforme a necessidade do cliente.

    O planejamento da virtualização ocorre com um único profissional da EVEO para que você sempre consiga obter as informações necessárias com quem está totalmente a par do seu projeto. Isso é essencial para evitar falta de comunicação e insegurança por parte do cliente, garantindo o melhor resultado possível.

    Após a definição da necessidade de sua empresa, os servidores virtuais são instalados e permitem acesso completo através de ambiente Linux ou Windows.

    E-book Gratuito: Data Center Virtual

    A partir do início da virtualização, seu servidor pode ser acessado a qualquer momento, com garantia de acesso independente, para garantir que mesmo se houver algum problema no sistema operacional, você consiga entrar nos servidores virtuais.

    Com isso, não há com o que se preocupar por não serem servidores físicos, pois os mecanismos virtuais podem ser até mesmo mais seguros que os físicos por não dependerem do funcionamento de máquinas e peças que muitas vezes são falhas.

    Data Center da EVEO para a virtualização dos seus servidores

    Levando em consideração o que foi mencionado até aqui, uma das principais formas que a EVEO pode ajudar você no uso de servidores para virtualização é através do Data Center Virtual OpenStack.

    Com essa solução é possível distribuir vários servidores virtuais, com balanceamento de carga, alta disponibilidade e gestão através de um painel totalmente automatizado.

    Essa opção vai permitir que seu data center convencional seja substituído pelo software que trabalha em uma nuvem, o que elimina a necessidade de grandes estruturas físicas, como falado no tópico anterior.

    Com o data center virtual você contrata um único pacote, de modo que não necessita contratar servidores virtuais avulsos, mais um data center com roteadores, suporte e demais necessidades.

    Através do Data Center Virtual a EVEO disponibiliza a distribuição de memória e recursos das vCPUs em vários servidores virtuais, de modo que tudo fique interligado com o sistema operacional e com os switches da rede interna.

    Ademais, com a virtualização dos servidores você pode configurar os roteadores para rede externa, utilizar balanceadores de carga com alta disponibilidade e muito mais. E, importante ressaltar, tudo isso sem complicações e com o apoio adequado de nosso time de especialistas.

    Além disso, a quantidade de servidores virtuais para suprir a necessidade de sua empresa é definida de forma personalizada, bem como a necessidade de processador e memória.

    Assim, o resultado é sempre de acordo com o que você deseja e precisa, sem riscos de insuficiência ou de instalação de servidores desnecessários à demanda.

    Benefícios da implementação da virtualização

    Um dos grandes benefícios de servidores para virtualização é a automação do painel, pois você tem total controle sobre o Data Center, a partir de poucos comandos. Com isso, evita a necessidade de solicitação de suporte para ações realizadas de forma manual.

    Além disso, sempre que necessário, você possui suporte de especialistas que ficam à disposição 24 horas 7 dias por semana através de service desk e telefone. E como nossos servidores utilizam sistemas brasileiros, o atendimento é feito em português e sem dificuldades.

    Quando necessário, oferecemos treinamento in loco para que sua empresa consiga se adaptar de forma plena e satisfatória ao novo data center, o que faz grande diferença na transição e diminui impactos de dificuldades entre os funcionários.

    Outro benefício é a capacidade que nossos servidores oferecem, pois possuem processadores de alta qualidade e ótimo espaço de memória, o que possibilita a utilização com altas demandas.

    Esse tipo de sistema é preparado, inclusive, para picos inesperados de acesso, sem que haja queda no sistema e prejuízos nas atividades da empresa. E isso sem alteração na velocidade de resposta dos servidores virtuais.

    Além de tudo, os servidores contam com proteção contra ataques DDoS, que funciona sem limitações e é ativado sob demanda, funcionando através de desvio de tráfego para locais no exterior, bem como pode funcionar sem desvio.

    Quando você escolhe utilizar um de nossos servidores físicos para servir de base aos virtuais, podem escolher a capacidade de funcionamento. Além disso, a tecnologia utilizada alia a expertise da EVEO com parceiro oficial Intel Xeon.

    O resultado é um trabalho aliado com funcionamento exemplar e sempre dentro do que você necessita, sem falhas e riscos graves de exposição, pois além de ser um método para oferecer melhorias no desempenho da empresa, não se descuida da segurança dos sistemas que é crucial para o desenvolvimento dos serviços internos e externos.

    Considerações finais

    Com tudo isso, você pode notar a importância de investir em virtualização dos servidores, pois diversos benefícios são adquiridos na parte de desempenho e autonomia dos sistemas utilizados pela empresa.

    Sem contar, é claro, pelo excelente custo benefício desse tipo de serviço. Isso porque, quando há necessidade de expansão física e a empresa opta por adicionar mais servidores fixos, os gastos são enormes.

    Primeiramente porque adquirir equipamentos de ponta possui um alto preço, bem como a manutenção dos servidores adicionais é cara. Desde custo com manutenção de hardware, até custos com manutenção de ambiente, pois diversos fatores são envolvidos para manter servidores físicos ativos.

    Dentre eles, um dos mais impactantes no orçamento de manutenção mensal é a energia, pois é preciso grande capacidade de resfriamento e ventilação no ambiente onde se encontram os servidores físicos.

    No entanto, com a virtualização, esse é outro diferencial que as empresas consideram no momento da escolha, Não ter a necessidade de cuidar de mais um espaço físico para comportar de forma confortável e adequado o crescimento dos computadores que mantém servidores físicos em funcionamento.

    Inclusive, muitas vezes não há espaço físico disponível para expansão, o que se torna um problema a mais para solucionar quando bastaria implementar a virtualização sem maiores desafios e empecilhos.

    Os servidores em nuvem se tornam mais seguros, pois se pode fazer backups regulares com manutenção também em nuvem, o que assegura acesso aos dados sempre que necessário, sem riscos de perda por mau funcionamento de peças.

    Com isso, para obter maior desempenho, controle e automatização, obter ajuda da EVEO para utilizar servidores para virtualização é a melhor opção.

    Gostou de saber sobre a virtualização de servidores? Acesse nosso blog e conheça agora mesmo outros artigos como esse para ficar ainda mais por dentro das melhorias tecnológicas que você pode aproveitar e descobrir como elas podem auxiliar sua empresa!

    Fale com um de nossos consultores!