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    Estamos vivendo uma revolução tecnológica na qual as empresas estão aderindo cada vez mais a transformação digital e se tornando atuantes na web. O problema é que projetos virtuais, como sites e o marketing digital, exigem métricas diferentes aos que os gestores estão acostumados. Já ouviu falar em KPIs digitais? Eles são os principais responsáveis por demonstrar o sucesso dos projetos ligados a internet.

    Por isso, fizemos este post. Queremos ajudar você a mensurar melhor os resultados e descobrir se os investimentos estão valendo a pena. Então, descubra a partir de agora o que são KPIs digitais, por que são tão importantes e como utilizá-los na prática!

    O que são KPIs digitais?

    Diferente dos tradicionais indicadores financeiros, os KPIs (Key Performance Indicators) digitais são ferramentas utilizadas para medir resultados gerados com as ações na internet. Ou seja, ajudam a avaliar o desempenho das iniciativas de negócios online.

    Dessa forma, esses indicadores revelam em quais áreas a empresa gasta mais dinheiro, de quais vem os melhores retornos, surge o público-alvo e a relação custo-benefício dos investimentos, realizados em estratégias digitais, e muito mais.

    Por que os KPIs digitais são tão importantes?

    Como eles apoiam os gestores na descoberta de falhas e oportunidades de melhorias, são considerados indispensáveis para tornar as estratégias de marketing mais certeiras, alavancando resultados para um e-commerce, por exemplo. Os KPIs digitais também permitem avaliar por que tais efeitos foram gerados e oferecem informações suficientes para reforçar as estratégias.

    Dessa forma, os gestores podem avaliar o impacto de um modelo de negócio na internet e ter insights para uma iniciativa de reformulações até obter a vantagem competitiva almejada no mercado virtual.

    Como mensurar resultados a partir dos KPIs digitais?

    Agora que você já sabe o que são os KPIs digitais e por que são tão importantes para uma estratégia de negócios na internet, chegou a hora de aprender como usá-los na prática. Os principais resultados que você deve medir são:

    Taxa de conversão

    Essa métrica diz quantos usuários visitaram o site, de onde foram originados, quantos se converteram em lead (se interessaram e se cadastraram no site ou blog) e quantos, de fato, viraram clientes (realizaram compras) em um determinado período.

    Além disso, você pode descobrir o tempo de permanência dos usuários em cada página e fazer um rastreio do movimento do mouse deles pelas páginas (heatmap). Isso ajuda a identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado para gerar resultados melhores.

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    Ticket médio

    O ticket médio avalia quanto cada cliente gastou no site e faz uma média do período. Essa análise também pode ser feita por aquisições em vez de clientes, já que muitos costumam comprar mais de uma vez no prazo selecionado para a verificação.

    Por exemplo: se um consumidor comprou R$ 100, e outro fez duas compras de R$ 80 em 30 dias, o ticket médio informado por cliente para esse período será de R$ 130. Já o ticket médio por compra será de R$ 86,67. Tudo é informado com precisão e muita rapidez.

    Custo por lead

    Essa métrica é importantíssima para os projetos online, pois demonstra quanto a empresa investiu para captar cada lead. Isso inclui o desenvolvimento de conteúdos específicos para atraí-los, como marketing em redes sociais, sites de busca etc. Esse custo pode ser medido por campanha ou por período para facilitar a análise e ampliar a visão dos gestores sobre quanto dinheiro cada lead custa para ser convertido.

    ROI

    A partir das métricas anteriores, o ROI (Return On Investiment) pode ser calculado automaticamente. Esse indicador apresenta quanto cada campanha de marketing digital retornou para a empresa em termos financeiros. Também aponta quanto ela obteve de retorno por cliente, descobrindo a rentabilidade dos projetos digitais.

    Se você não está satisfeito com os resultados atuais e deseja alavancá-los, o uso dos KPIs digitais deve ajudar na tomada de decisões, influenciando na mudança de cenário e colocando o negócio no caminho certo.

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