A longevidade das empresas está diretamente associada à capacidade de adaptação ao novo comportamento dos consumidores e as transformações do mercado. O atendimento ao cliente passa a ser um item obrigatório, que requer sempre mais qualidade e agilidade.
Assim, é imprescindível que sua empresa adote novas tecnologias, antes que seja tarde demais, e o CRM na nuvem tem um papel importante nas empresas para ajudar nesta questão.
Somente através de canais eficientes de comunicação e da análise dos feedbacks é possível satisfazer e fidelizar o seu público-alvo. A solução de problemas, os contatos ágeis e a busca permanente pela excelência são elementos que complementam essa gestão.
Por isso, é fundamental contar com as facilidades trazidas pela tecnologia para centralizar, processar, gerenciar e integrar dados. Assim, é mais fácil garantir uma visão sistêmica e ao mesmo tempo, estratégica, de toda a operação.
Ferramentas de CRM são extremamente úteis para centralização de informações, monitoramento de indicadores, identificação de gargalos, tomada de decisões e principalmente, para o fortalecimento do relacionamento com os atuais e potenciais clientes. Todas essas funcionalidades possibilitam o aumento da eficiência operacional e gerencial, elevando os índices de produtividade e competitividade.
Alinhando todos os benefícios do CRM com as vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, isso permite que gestores e colaboradores realizem seus trabalhos de modo mais ágil e acessível. As pessoas já não estão mais restritas a um escritório e podem trabalhar de qualquer lugar se tiverem acesso móvel ao CRM na nuvem.
A importância de utilizar o CRM na empresa
O CRM pode eliminar uma série de ineficiências, exatamente por propiciar uma gestão mais eficiente. Confira agora as principais vantagens do CRM para as empresas:
Automatizar tarefas
O CRM permite a automatização de determinadas tarefas, facilitando o dia a dia de gestores e equipes. A automação de processos e rotinas, conquistadas por meio do sistema, colabora para o fim dos erros e dos improvisos. Assim, todas as equipes passam a ter uma organização de trabalho, o que provoca impactos positivos na qualidade das entregas e nos índices de satisfação dos clientes.
Aperfeiçoar a comunicação interna
A comunicação interna é sempre um dos pilares de uma administração competente. Para garantir a produtividade e o engajamento, é preciso compartilhar informações, distribuir metas e acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators). Com o CRM, os gestores conseguem integrar todos os times, incentivando a cooperação e a ajuda mútua.
Identificar quem são os clientes
Com a implementação de um CRM, a empresa pode construir uma base de dados confiável, que serve para identificar o perfil dos principais clientes e suas necessidades, auxiliando na segmentação de mercado e, assim, em uma melhor tomada de decisões. Desse modo, é mais fácil desenvolver previsões futuras, essenciais para uma gestão eficiente a médio e longo prazo.
Acompanhar indicadores
Com a centralização das informações, é possível estabelecer e acompanhar indicadores de performance da empresa, com mais praticidade. Faturamento, ticket médio, performance da equipe de marketing e vendas, número de reclamações e principais motivos para o não fechamento de oportunidades, são apenas alguns KPIs que devem ser constantemente supervisionados pelos gestores.
Identificar tendências de mercado
As informações coletadas pelo CRM podem contribuir para a identificação de tendências, possibilitando ajustes no plano original de metas. A variação do volume de vendas de um determinado produto, costuma estar atrelada a ações promocionais, composição de preço, forma de pagamento, avanço dos concorrentes e alterações nos hábitos de consumo e no ranking de prioridades dos consumidores.
Detectar ameaças ao negócio
Por possibilitar um rastreamento permanente de todas as movimentações, o CRM permite também a localização de ameaças ao negócio. E, com uma vigilância adequada, é possível se antecipar, corrigindo desvios antes mesmo que haja algum prejuízo maior.
Suportar a tomada de decisão
A análise aprofundada dos dados garante mais tranquilidade na tomada de decisões importantes. É fato que investimentos, expansões, substituição de fornecedores, novas parcerias e contratações, precisam de um embasamento sólido. Deste modo, empresários e gestores podem deixar de lado o microgerenciamento, agindo como verdadeiros estrategistas.
Conheça melhor o que é CRM na nuvem
CRM na nuvem nada mais é do que um software de CRM funcionando em um ambiente virtual, como por exemplo, uma infraestrutura OpenStack. Com isto, todas as informações armazenadas podem ser acessadas facilmente através da Internet, facilitando os trabalhos dos times de marketing e vendas para realizem sua atividades com maior agilidade e desta maneira melhorar a produtividade.
Como as informações são armazenadas na nuvem, todos podem visualizar os dados do cliente em trânsito, acessando essas informações pelo CRM por meio do celular ou do tablet.
O CRM na nuvem é uma iniciativa brilhante e inovadora que as empresas podem utilizar para melhorar o relacionamento e aumentar a satisfação dos clientes, melhorar o marketing e aumentar a lucratividade, tanto da empresa quanto dos próprios vendedores.
Confira algumas razões pelas quais o CRM na nuvem é algo que as empresas devem considerar seriamente se quiserem expandir ainda mais seus negócios:
Fácil de usar
Não existe preocupação com tecnologia, como compra de equipamentos, manutenção na sala dos servidores, instalação complexa e atualizações, nem nada disto. Basicamente, a empresa escolhe a melhor opção de contratação com um valor mensal fixo e depois acessa o ambiente com os dados disponibilizados pelo fornecedor. Simples assim!
Fácil acesso
Com certeza é o maior benefício do CRM na nuvem! Os gestores e suas equipes tem acesso de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo, ou seja, todos tem flexibilidade e liberdade para fazer o que precisa ser feito e quando precisar.
Mais segurança
Empresas fornecedoras de soluções de CRM na nuvem possuem políticas de backup automatizado e planos de recuperação de desastres em caso de incidentes. Estas políticas de segurança são muitas vezes mais eficientes do que utilizar soluções instaladas localmente, seja em servidores na própria empresa, seja nos computadores e notebooks dos colaboradores.
Flexibilidade ao começar pequeno
Ao adotar uma plataforma de CRM na nuvem, as empresas provavelmente começarão apenas com os recursos que podem ajudá-las em seus objetivos atuais e que sejam relevantes para resolver suas necessidades exclusivas.
Conforme a empresa cresce, é possível melhorar os recursos e funcionalidades, por exemplo, com mais performance, novos plugins e extensões mais avançados. Nesse caso, o CRM pode ser atualizado instantaneamente para satisfazer estas novas necessidades.
Considerando as possibilidades oferecidas pelo CRM, é importante compreender que esse investimento é indispensável e que os benefícios são visíveis, já em curto prazo. É possível perceber também que unir o CRM com a computação em nuvem significa dar um salto rumo a uma nova forma de gestão do relacionamento com os clientes, reduzindo consideravelmente os custos do projeto.
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