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Falar com um consultor

    O setor de TI desempenha funções essenciais para o crescimento saudável de uma organização. E, uma delas é contribuir para um bom atendimento ao cliente.

    E, para se destacar no mercado, tratar de forma positiva o consumidor é um ponto essencial. Afinal, é ele o responsável por garantir o faturamento da sua organização. Portanto, é imprescindível fazer com que ele se sinta bem em relação a sua marca.

    Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que entenda a relação que a área da Tecnologia da Informação tem com o setor de atendimento. Ficou curioso (a)? Então, basta continuar a leitura!

    Sobre a TI

    TI trata-se da sigla para Tecnologia da Informação. Basicamente, o termo se refere a um conjunto de soluções que envolvem tecnologias.

    Com isso, esse setor é responsável por diversos pontos importantes dentro de uma organização, por exemplo: processar dados, garantir a segurança de informações e muito mais.

    Podemos considerar que a área de Tecnologia da Informação participa de praticamente todos os processos que envolvem a empresa — desde a montagem do computador, até os sistemas utilizados pela sua organização.

    Portanto, contar com profissionais especialistas nessa área é extremamente importante para garantir um crescimento saudável dentro da sua companhia. Afinal, eles serão responsáveis por manter um bom funcionamento da empresa.

    Qual a relevância da Tecnologia da Informação?

    Como citamos anteriormente, a área de TI está envolvida em praticamente todos os processos da organização. Sendo assim, ela desempenha desde funções super simples até processos mais complexos.

    Por exemplo, o setor é responsável por trocar equipamentos que apresentam defeitos (mouse, teclado, etc). Porém, também desenvolve programas que contribuem para que a organização atinja determinado objetivo, além de cuidar da segurança dos dados e informações, gerenciar servidores, entre outros.

    Portanto, esse é um setor indispensável para o funcionamento de uma companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

    Quais são as atividades realizadas?

    Agora que entendeu o conceito de TI e sua importância, te mostraremos quais são as principais funções realizadas por profissionais especializados na área. Confira a seguir:

    • Programar;
    • Administrar as redes;
    • Garantir a segurança de dados;
    • Gerenciar os servidores;
    • Realizar o suporte técnico;
    • Desenvolver sites;
    • Criar sistemas.

    Lembrando que essas são apenas algumas das diversas funções que são realizadas pelo setor de Tecnologia da Informação.

    TI e setor de atendimento ao cliente

    Ao longo do conteúdo citamos a importância do setor de TI em praticamente todos os processos dentro da empresa, certo? Então, com o setor de atendimento não é diferente!

    Antes de aprender um pouco mais sobre essa relação, é importante entender a importância de prestar um bom atendimento na sua companhia.

    O cliente é o grande responsável pelo lucro, e consequentemente, o sucesso da organização. Sendo assim, oferecer um bom tratamento a ele fará com que consiga mantê-lo fiel a sua marca.

    Portanto, garanta um atendimento eficiente na sua instituição. E, para fazer isso, a área da Tecnologia da Informação desenvolve papéis importantes para o bom funcionamento deste setor em uma companhia. Confira a seguir quais processos são otimizados com o auxílio do TI:

    1. Garante a segurança de dados

    Ter informações de seus clientes "vazadas" pode representar um grande fracasso para a organização — desde uma imagem negativa da empresa, até problemas judiciais.

    Sendo assim, faz parte de um bom atendimento garantir a segurança de dados pessoais de seus clientes. Por isso, é preciso que eles sintam confiança na sua organização.

    Imagine tentar vender alguma solução sem que o cliente passe dados, como nome completo, número de documentos, cartões, endereço, etc. É impossível, não é?! Afinal, é preciso saber essas informações para que a venda aconteça. Portanto, passe total confiança a ele e conte com sistemas que garantam a segurança dessas informações. O especialista de TI é capaz de analisar as melhores ferramentas e soluções para que a sua empresa tenha uma segurança reforçada.

    2. Possibilita um atendimento mais rápido

    Somos muito imediatistas, não é mesmo? E, com o atendimento ao cliente, a realidade também é essa. O consumidor busca cada vez mais por empresas que forneçam respostas rápidas às suas solicitações.

    Sendo assim, a área da Tecnologia da Informação é imprescindível para que esse processo se torne mais eficiente dentro de uma organização. Por exemplo, o setor pode desenvolver sistemas ágeis e que possuam funções que deixem o atendimento mais rápido com o uso de respostas automáticas.

    E, além da ação citada, a área de TI pode contribuir para outros diversos aspectos que tornarão o atendimento ao cliente mais rápido, o que o deixará satisfeito.

    3. Fornece suporte de equipamentos para o setor

    Outra função importante do setor de TI, que ajuda a garantir um bom atendimento ao cliente, é fornecer o suporte necessário para o bom funcionamento do setor.

    É isso mesmo, além de garantir que os sistemas estejam funcionando perfeitamente, também é responsabilidade do setor fazer a troca de equipamentos físicos quando não estão funcionando de maneira adequada.

    Imagine que a sua empresa atua no segmento de negociação de débitos. É possível prestar um atendimento eficiente sem que tenha acesso às informações necessárias? Obviamente não! Então, é nesse sentido que o setor de TI é extremamente importante para garantir um bom suporte ao consumidor.

    4. Desenvolvimento de canais de comunicação

    Ter uma variedade de canais é imprescindível para agradar os clientes. Sendo assim, além de contar com métodos mais tradicionais, como: telefone, e-mail e redes sociais, você pode criar outras ferramentas.

    Atualmente, o chat está sendo muito utilizado, pois ele oferece um atendimento rápido ao cliente. Isso porque, geralmente, o setor atende menos pessoas neste canal, o que possibilita uma resposta mais rápida. E, além disso, existem empresas que apostam em respostas automáticas, com isso, o cliente é atendido de maneira instantânea.

    Portanto, o setor de TI é o responsável por desenvolver soluções como essa. Sendo assim, não deixe de contar com profissionais especialistas nessa área.

    5. Auxilia na coleta de informações

    Analisar os dados dos seus clientes é essencial para prestar um bom atendimento. Afinal, você irá entender todas as dores apresentadas por ele, podendo assim, ofertar soluções que vão de acordo com as suas necessidades.

    Nesse sentido, o setor de TI poderá desenvolver softwares que consigam coletar essas informações, de modo que forneçam insights importantes para o atendimento ao cliente.

    Com isso, a criação de estratégias da sua companhia ficará muito mais assertiva, visto que terá como base as informações dos seus consumidores.

    6. Permite a personalização do atendimento

    Esse tópico tem muita relação com o que citamos anteriormente. Com a coleta de dados, a sua equipe conseguirá oferecer um atendimento mais personalizado. E, essa ação é muito importante para que o seu cliente se sinta exclusivo.

    Além disso, como entenderão os principais problemas enfrentados por ele, será possível oferecer produtos ou serviços que irão sanar essas dificuldades, contribuindo assim, para que ele feche negócio com a sua companhia.

    Criar um atendimento personalizado fará com que seus clientes se identifiquem com a sua organização mais facilmente. Pois, eles encontrarão tudo o que é preciso na sua empresa.

    Viu como a área de TI é importante para que consiga oferecer um bom atendimento a seus consumidores? Então, não deixe de contar com um setor bem estruturado para te auxiliar nesse processo e atrair cada vez mais clientes!

    Benefícios do setor de TI

    Além de contribuir para um atendimento eficiente ao cliente, contar com uma boa área de Tecnologia da Informação traz outras vantagens para a organização. Veja a seguir algumas delas:

    • Soluciona problemas apresentados por outros setores. Por exemplo, caso não esteja conseguindo acessar alguma pasta do seu computador, o setor de TI será o responsável por resolver a situação;
    • Garante o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas;
    • Contribui para que a empresa se destaque no mercado. Isso porque, você poderá solicitar aos profissionais da área que desenvolvam sistemas que vão contribuir para a inovação da empresa, por exemplo.
    • Melhora diversos processos. Por exemplo, caso encontre gargalos nos sistemas utilizados, você poderá passar a informação ao profissional de TI, e assim, ele irá otimizar a solução.
    • Devido ao ponto citado anteriormente, há o aumento da produtividade. Pois, com os sistemas otimizados, é possível realizar os serviços mais rapidamente.

    Ah! Lembrando que essas vantagens são apenas algumas das inúmeras que o setor de TI proporciona às empresas. Por isso, independentemente do seu segmento, ter esse setor bem estruturado na sua organização é essencial.

    Percebeu como contar com o setor de Tecnologia da Informação é importante para todo o funcionamento da organização? Pensando nisso, conte com bons profissionais para que tudo seja realizado da melhor maneira possível.

    Conclusão

    Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante com o conteúdo!

    Entender como funciona a área de TI dentro de uma empresa é essencial para que comece a valorizar o setor e entenda a sua importância para o crescimento da organização.

    Como citamos ao longo do texto, esse setor é determinante para diversos aspectos da instituição, inclusive para a realização de um bom atendimento. Pensando nisso, conte com especialistas nessa área para garantir que todos os processos sejam realizados com excelência.

    Para que aprenda ainda mais sobre o setor de Tecnologia da Informação, que tal aproveitar um artigo que separamos para você? Basta acessar nosso site agora mesmo e realizar a seguinte leitura: "Inovação e TI: a importância de unir os dois conceitos".