A venda de ingressos online se tornou um negócio lucrativo devido à comodidade que gera aos clientes. O fato de não precisarmos mais enfrentar filas intermináveis e conseguirmos um ingresso para o show ou para jogo das nossas vidas no conforto de casa é um privilégio que antes não era possível. No entanto, para o cliente realmente ter uma experiência positiva, depende muito do site.
Se não houver investimento na formação de uma estrutura adequada, ele pode falhar no momento mais importante: o da reserva e pagamento. Isso pode ser frustrante, gerar desconfianças, levar à desistência da aquisição e, consequentemente, prejuízo ao organizador do evento. Por isso, é importante tomar os cuidados certos. Neste post vamos destacar os fatores que causam lentidão e quedas nos sites de venda de ingressos, bem como as soluções que se pode adotar para impedir isso. Acompanhe!
Os sites que vendem ingressos online contam com uma estrutura para suportar a procura por eventos recorrentes, como cinemas e casas noturnas. No entanto, quando surgem eventos pontuais, como um jogo de final de campeonato ou show de uma estrela do pop internacional, o volume de acessos ao site cresce exponencialmente, divergindo bastante em relação a quantidade orgânica, a ponto da estrutura não suportar e ficar fora do ar.
Ou seja, o ambiente que está preparado para certa demanda recebe uma carga acima do suportável sempre que é anunciado um show internacional, um jogo importante ou outro evento de grande atratividade para o público em geral. Como resultado, não consegue atender à demanda diferenciada por insuficiência dos recursos, causando lentidão, queda ou indisponibilidade momentânea do site.
Eventos que geram grande procura são verdadeiras oportunidades para o site ganhar visibilidade, atrair e fidelizar novos clientes. Se os serviços forem interrompidos por algum motivo, o cliente não vai entender a causa e pode acreditar que se trata de uma fraude ou de um golpe, desistindo da compra para sempre.
Por outro lado, se o site apresentar um bom desempenho, disponibilidade e conseguir manter as funções vitais funcionando corretamente, mesmo em picos de acesso, passará confiança ao cliente e gerará as mesmas experiências que você planejou para o site proporcionar normalmente. Isso deve garantir novas oportunidades de vendas para a empresa.
Não é só com os clientes que você deve se preocupar. Muitas empresas parceiras e fornecedores costumam monitorar o desempenho do site para disponibilizar seus produtos e serviços somente em sites confiáveis, onde não corram o risco de ter a imagem da marca prejudicada. Se a experiência for boa para eles, novos negócios serão firmados.
Contudo, um site com boa taxa de disponibilidade deve aumentar a credibilidade da empresa no mercado e agregar valor à marca. Essa é uma boa forma de trabalhar o branding e adquirir um posicionamento de referência no segmento.
Existem soluções específicas que ajudarão você a montar e manter um site de vendas de ingressos online de forma profissional e ininterrupta. Separamos as principais abaixo:
O seu site precisa ter elasticidade. Um ambiente virtual de cloud elástico significa ter a capacidade de crescer e retrair conforme a demanda. Mais precisamente, é o poder de aumentar e diminuir os recursos necessários pontualmente, sem a necessidade de realizar investimentos em hardwares e softwares adicionais.
Ainda que altamente funcional, condicionar a elasticidade do ambiente à intervenção manual pode representar o tempo de indisponibilidade que será decisivo para uma desistência de compra. O escalonamento automático é propriedade fornecida por soluções tecnológicas mais avançadas, em que o ambiente por si só providencia o crescimento na quantidade de recursos necessários para atendimento da demanda, em um procedimento conhecido como Auto Scaling.
Esse recurso permite que o site ganhe a escalabilidade que precisa sem a necessidade de intervenção manual de um técnico perito no assunto. Dessa forma, o ambiente torna-se capaz de se autogerenciar, consumindo recursos adicionais sempre que a demanda aumentar, e os removendo automaticamente quando não forem mais necessários.
Grande parte do sucesso de um site depende das boas práticas de programação e desenvolvimento ágil aplicadas. Essas práticas darão ao site a capacidade de se adaptar facilmente aos novos desafios impostos pelo segmento e aceitar novas tecnologias para crescer de forma sustentável. Por isso, o foco dos desenvolvedores deve ser sempre em escalabilidade.
Usar linguagens de programação que permitam essa flexibilidade à estrutura ajudará em uma eventual mudança estratégica ou até mesmo em parceria pontual.
Ter um especialista em banco de dados também é importante, para otimizar o consumo dos recursos do servidor.
A criação de um site eficiente não precisa ser cara. O desenvolvimento pode ser feito com base em um plano de negócios. Ele deve conter as tecnologias necessárias e um estudo de viabilidade econômica para ajudar a determinar as prioridades conforme a demanda e as necessidades atuais. O foco deve ser em manter uma estrutura em que o lucro seja maior do que os investimentos, os custos e as despesas mensais.
Se houver a necessidade frequente de alteração na quantidade de recursos utilizados, o controle de investimento não será fixo, o que exigirá um plano de negócio flexível. Ter um relacionamento próximo com o provedor é importante para saber até onde é possível limitar essa flexibilidade e equilibrar os investimentos com o bom funcionamento do site.
CDN (Content Delivery Network) representa uma rede de distribuição de conteúdos. Ela ajuda a definir um ponto de armazenamento para os arquivos estáticos (mais acessados pelo cliente), o que impede a sobrecarga dos servidores.
A CDN atende boa parte do volume de acessos no site, implementando uma camada dos conteúdos, como imagens e vídeos fora do servidor para acessos posteriores. É uma excelente solução para manter o bom funcionamento em momentos de picos de acesso.
O primeiro passo é buscar um provedor de soluções e estruturação em cloud para fechar uma parceria. Nessa etapa, é importante considerar a experiência da empresa, como tempo de mercado, atendimento, suporte, tecnologias e metodologias disponíveis para o seu segmento de atuação.
Em relação aos serviços, tanto o Datacenter Virtual OpenStack quanto o Container Cloud OpenShift são ambientes apropriados para fazer a escala automática de recursos. A diferença entre eles é a necessidade que a equipe responsável pelo site terá de mexer na parte de infraestrutura de servidores.
O Datacenter Virtual OpenStack é mais voltado para empresas que contam com uma equipe própria de gerenciamento do sistema operacional, softwares e outras ferramentas que estão relacionadas ao desempenho das aplicações.
O Conteiner Cloud OpenShift, por outro lado, é recomendado para empresas que contam apenas com uma equipe de desenvolvedores e que focam exclusivamente nas aplicações.
Todas as soluções discutidas aqui são encontradas em modelos de serviços de nuvem SaaS (Software as a Service) e atendem bem os sites de vendas de ingressos online, como também e-commerces, sites que oferecem cupons de desconto aos consumidores, sites de compras coletivas, entre outros. Sites assim possuem ofertas altamente compartilháveis e podem gerar sobrecarga de visitantes com frequência.
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