A postura que as empresas adotam diante da velocidade e precisão operacional, hoje, é fundamental para a sobrevivência e destaque no mercado. Nesse cenário, ter um setor de TI estratégico faz toda a diferença, pois, com a evolução cada vez mais rápida das tecnologias, ele não só facilita a otimização dos processos corporativos, como também traz novas possibilidades de negócios para a organização.
Se a empresa visa produzir mais, com melhor qualidade e gastando menos, uma TI mais estratégica pode ser a solução. Essa eficiência deve resultar em melhorias para praticamente todos os departamentos da empresa. Com base nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a implementar mudanças, tornando o setor de TI mais eficiente. Confira!
Utilize recursos de cloud computing
A nuvem oferece recursos incríveis a preços acessíveis. Hoje você pode, por exemplo, migrar toda a infraestrutura de TI para um ambiente online e ter uma série de vantagens.
As principais são: reduzir custos com estrutura física (compra, manutenção e atualização de hardwares e outros equipamentos), aumentar a segurança sem precisar gastar tanto, agregar maior disponibilidade dos serviços com servidores e redes redundantes, contar com escalabilidade ilimitada para o negócio crescer rapidamente e formar estações de trabalho remotas.
Adote softwares de código aberto
Alguns fornecedores disponibilizam softwares com licença para uso open source. Isso significa que a empresa pode ter um sistema de desenvolvimento colaborativo, permitindo que os profissionais de TI da empresa entrem no código-fonte e façam mudanças na estrutura do script, como alteração do layout, inclusão e remoção de funcionalidades, para melhor adequá-lo às necessidades operacionais.
Essa é uma grande oportunidade para a empresa criar o seu próprio software tendo o apoio de quem realmente vai utilizá-lo. Profissionais e gestores de todos os departamentos podem participar e ajudar a formar um sistema mais integrado.
Faça uso da videoconferência
A videoconferência deve gerar uma grande redução de despesas com viagens de negócios e de perda de tempo fora do escritório. A técnica é bastante útil, principalmente quando a empresa detém clientes e filiais espalhados por várias regiões distantes, pois o contato pode ser estabelecido via internet.
No setor de TI, onde os profissionais precisam de atualização constante, os treinamentos podem ser aplicados à distância, por meio do compartilhamento de tela, e eles nem precisam sair da empresa para isso. Além disso, a ferramenta permite a realização de reuniões e entrega de suporte sem a necessidade de deslocamentos.
Terceirize os serviços de infraestrutura
Mesmo que a empresa migre parte ou toda a infraestrutura de TI para a nuvem, o gerenciamento ainda pode ser trabalhoso e custar falhas graves. Nesse caso, contar com o apoio de um profissional ou empresa especializada para fazer a gestão dos recursos deve ajudar muito a empresa.
Os profissionais internos podem ser liberados para se dedicar às funções mais críticas do negócio e muitos problemas técnicos podem ser evitados pelo know-how oferecido. Esse tipo de terceirização é chamado de serviços gerenciados ou soluções gerenciadas e o fornecedor visa entregar um gerenciamento de recursos do mais alto nível, diminuindo o excesso de carga de trabalho no setor.
Só com essas dicas já dá para ter um setor de TI estratégico. Aumentar a força competitiva do negócio depende disso. Então, promova a otimização dos processos no setor e economize recursos, além de produzir mais rápido e com melhor qualidade.
Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também as vantagens de utilizar um Servidor Cloud com storage SSD!
Deixe um comentário