Cada vez mais as empresas são desafiadas a repensar suas estratégias de negócio. O dinamismo do mercado e a transformação digital são fatores que continuamente exigem dos gestores posturas mais arrojadas em relação ao papel da tecnologia nos processos corporativos.
Para que isso aconteça de forma efetiva, porém, é preciso ter a TI alinhada ao negócio. Trabalhando dessa forma, sua empresa pode ganhar em redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na comunicação e relacionamento com cliente, e aumento da disponibilidade de sistemas e informações.
Parece um cenário ideal, não é? Mas você sabe como manter a tecnologia da informação alinhada às suas estratégias de negócio? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!
Antes de tudo, é preciso entender que a digitalização é um caminho sem volta se a sua empresa pretende estar em alto nível de competitividade. Nesse caso, o primeiro passo para alinhar a TI ao seu negócio é direcionar a cultura corporativa para transformação digital, com foco em inovação.
A partir daí existem alguns aspectos que podem ser trabalhados para otimizar o vínculo da equipe de tecnologia com o restante da empresa. Veja quais são eles:
As métricas de desempenho são essenciais para saber se a sua estratégia de negócio está à altura dos desafios que a sua empresa tem no contexto mercadológico. Ou seja, um dos passos fundamentais é estabelecer KPIs — Key Performance Indicators — de acordo com seus objetivos.
A partir dessa definição, a TI da sua empresa poderá assegurar soluções tecnológicas que auxiliem na apuração dos indicadores. Isso também garante o envolvimento da TI nos processos decisórios da empresa.
Soluções tecnológicas, sejam de infraestrutura ou softwares de gestão — como os ERPs ou CRMs —, otimizam os processos corporativos. Além de potencializarem a comunicação entre os setores, elas podem até ser consideradas a estrutura operacional da empresa.
Mas para assegurar que toda essa estrutura tecnológica funcione bem é fundamental que a TI atue de forma comprometida com as estratégias do negócio. Portanto, inclua sua equipe de tecnologia nessas decisões. Se ela compreender quais são os planos do negócio, o trabalho será direcionado para que todo o operacional e os outros setores tenham um único propósito.
Por fim, faça um alinhamento estratégico! Para alinhar os setores da empresa e, consequentemente, as áreas de suporte, que incluem a TI, é fundamental pensar na estratégia, considerando os processos do negócio e também o ambiente externo. Dessa forma, a TI terá a possibilidade de trabalhar em função desses objetivos.
Além disso, essa definição vai determinar qual deve ser o posicionamento da TI em termos de infraestrutura, processos, aplicações e disposição conforme as necessidades do negócio no curto, médio e longo prazos.
Em tempos em que a tecnologia e a inovação são essenciais para a competitividade de uma empresa, é fundamental que os gestores deixem de ver a TI apenas como um suporte operacional. Ela deve ser adotada como parte da gestão e usada como diferencial estratégico para o sucesso do negócio.
Qual é o atual nível de alinhamento entre a TI e as estratégias de negócio na sua empresa? Conhece alguma boa prática que não foi citada neste artigo? Deixe seu comentário e amplie o debate!