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    As empresas de varejo devem estar preparadas para grandes eventos. Natal, Black Friday ou outras campanhas de promoções costumam gerar picos de acesso em websites, forçando hardwares e a infraestrutura de softwares devido ao volume de dados.

    A melhor forma de evitar problemas de acesso ou lentidão é testar e otimizar o seu site antes da corrida da alta temporada, principalmente otimizar a infraestrutura de servidores que hospeda o site ou sistema.  Preparar seu e-commerce para uma grande promoção ou um evento é um processo fundamental, e que deve começar bem antes de a maioria dos compradores iniciar as compras.

    É importante perceber que uma única mudança não protegerá seu site das questões que comumente ocorrem durante períodos de tráfego intenso. Em vez disso, você e sua empresa devem fazer uma série de mudanças. Acompanhe o post e veja quais são elas.

    Prepare o seu site com antecedência!

    Devem ser desenvolvidos planejamentos, testes e otimizações antes que seu site esteja pronto para enfrentar a tempestade de compradores que em breve chegará.

    No mercado on-line, a competitividade é muito maior, e proporcionar uma melhor experiência ao cliente é a única maneira de vencê-la.

    Para ter sucesso, a otimização das experiências dos clientes deve ultrapassar a velocidade e o engajamento. O seu site deve oferecer uma visão clara do relacionamento, desde a busca por um produto até a finalização da compra, com uma inteligência acionável para maximizar o desempenho do negócio digital em tempo real.

    Dessa forma, preparar-se para esse período de pico envolve a avaliação de sua infraestrutura de servidores e do código para otimizar os melhores resultados. A pedra angular do planejamento do tráfego de pico é testar rigorosamente o seu sistema antes do tempo, para identificar e corrigir pontos de interrupção.

    Confira adiante algumas dicas para ajudar seu site a permanecer ativo, receptivo e envolvente para os clientes durante os picos de acesso:

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    Realize testes no site

    Vários testes são usados para resolver esse problema de baixa capacidade de visitantes e desempenho reduzido. Um dos mais importantes é o teste de pico de carga. Ele determina o número máximo de usuários simultâneos que seu site pode hospedar antes que o desempenho seja afetado.

    Os testes devem ocorrer várias vezes no decorrer do ano, com a configuração de uma linha de base como a primeira ação, e a segunda, com a determinação da carga máxima para compras de férias.

    Outras considerações em termos de monitoramento incluem o uso do Google Analytics para acompanhar os usuários concorrentes e procurar quedas repentinas nas visualizações de páginas por segundo e visitante.

    O monitoramento de hardware também é crítico, especialmente em termos de CPU, disco e utilização da memória. Finalmente, o monitoramento de aplicativos ajudará você a rastrear os principais indicadores de desempenho, como o tempo de carregamento da página.

    Utilize cabeçalhos de resposta HTTP e controle de cache

    Reduzir o número e o tamanho das transações informativas entre o navegador de um visitante e seu site é um elemento importante de desempenho rápido e eficiente, ainda mais durante os picos de acesso. Um visitante, pela primeira vez, pode ter que fazer muitos pedidos HTTP para acessar todos os componentes de um site.

    Os cabeçalhos de resposta HTTP ajudam a reduzir o tamanho das imagens e controlam o armazenamento em cache para reduzir as transações e impedir que as redundantes se acumulem.

    Assim, os elementos do site tornam-se cacheáveis ​​e minimizam os pedidos HTTP no futuro. Esses cabeçalhos são frequentemente usados ​​em imagens, os quais também devem ser dimensionados para não desperdiçar recursos.

    Otimize o domínio

    O corte de domínio é um grande benefício para as empresas que o utilizam, melhorando o tempo de carregamento da página e a visibilidade do mecanismo de pesquisa, dividindo recursos em vários domínios.

    A fragmentação de domínio é uma técnica para dividir recursos em vários domínios, melhorando o tempo de carregamento da página. Quando vários domínios são usados, os navegadores podem baixar mais recursos simultaneamente, resultando em uma experiência de usuário mais rápida.

    Essa tática de otimização amplamente utilizada permite aos visitantes e aos seus navegadores selecionados fazerem um melhor uso das conexões de internet de alta velocidade e é especialmente valiosa para sites com muitas imagens.

    Embora uma regra de duas conexões por servidor fosse comum para os navegadores durante a era das velocidades de internet mais lentas e estimulasse o uso de fragmentos, muitos agora permitem conexões significativamente maiores.

    Invista na aceleração do site com uma CDN

    As redes de entrega de conteúdo (CDN) otimizam a oferta de conteúdo por meio de uma rede de servidores distribuídos ao redor do mundo, que muda de acordo com a localização do visitante.

    Quanto mais perto os servidores que fazem parte da CDN estiver do usuário, melhor para o seu site, já que menos problemas potenciais existem em termos de tráfego de dados na rede. Isso aumenta a velocidade e o desempenho.

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    Identifique recursos que podem ser removidos do site

    A remoção de promoções antigas e não utilizadas reduz o trabalho desnecessário da parte do seu site e melhora os tempos de resposta. À medida que o número de regras promocionais aumenta, o número de cálculos que seu site precisa fazer no momento do check-out também é elevado.

    Os momentos especialmente ocupados podem representar a diferença entre um visitante que fica ou vai para um concorrente. Sites que não limpam suas promoções enfrentarão cada vez mais resultados negativos com o passar do tempo.

    O uso de condições para segmentar clientes específicos, em vez de regras, é uma alternativa efetiva, pois reduz a carga do servidor enquanto ainda incorpora ofertas especiais.

    Implemente a aceleração do tráfego

    Esteja preparado caso todas as providências tomadas ainda não sejam suficientes para evitar a lentidão. Providencie uma redação de desculpa criativa que possa mostrar ao cliente o motivo da dificuldade de acesso.

    Por exemplo, informe aos visitantes que eles estão em uma fila virtual ou que têm a opção de inserir seu endereço de e-mail para receber um desconto futuro. Isso limita os efeitos negativos para a sua marca e reduz o tráfego atingindo as seções intensivas em recursos da sua loja na web.

    Assim, para melhorar o desempenho nos picos de acesso, basta o planejamento, o uso de testes e a otimização para criar mudanças holísticas para o seu site, aprimorando uma série de áreas críticas e eliminando obstáculos desnecessários para o sucesso no tempo, a fim de aumentar o tráfego de clientes.

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