A computação em nuvem está quebrando os paradigmas da tecnologia da informação, permitindo que quase tudo o que é relacionado ao mundo digital seja oferecido como serviço.
Se você está antenado certamente já ouviu os termos SaaS, IaaS e PaaS, que até então eram os principais serviços oferecidos pelos provedores.
Acontece que o número de produtos que estão sendo fornecidos como “as service” só cresce. E para englobar essa enorme gama de serviços, uma nova sigla foi criada: XaaS, ou Anything as Service — "tudo como serviço", em tradução livre.
Neste post, você conhecerá o que é XaaS, qual a sua importância e como é o seu funcionamento nas empresas. Confira!
Afinal, o que é o modelo XaaS?
Com a evolução da computação em nuvem — em que tudo pode ser oferecido como serviço —, as empresas começaram a depender menos de infraestruturas e ativos de TI internos, e a contratar serviços de cloud computing por demanda.
Atualmente, é possível encontrar softwares, infraestrutura e plataformas de serviços completas na nuvem, o que abre margem para a virtualização de todos os elementos de uma empresa, sem a necessidade de infraestrutura física local.
Podemos resumir então XaaS, como um guarda-chuvas que traz sob seu escopo todas as tecnologias que antes precisavam ser trabalhadas internamente em uma empresa e que hoje podem ser contratadas em planos específicos, de acordo com a demanda. Além da possibilidade de serem acessados por meio da nuvem, em qualquer local e dispositivo.
Quais benefícios o modelo XaaS oferece para as empresas?
Mobilidade e produtividade
Com a possibilidade de adquirir uma matriz completa de serviços virtualizados, já é permitido criar uma empresa 100% na nuvem. Assim, podemos dizer que uma empresa que utiliza o modelo XaaS, está em todo lugar e seus colaboradores podem trabalhar de forma remota e colaborativa, mesmo estando em diferentes partes do mundo.
Redução dos custos
As pequenas empresas sempre tiveram uma certa dificuldade para investir em infraestrutura de TI, pois, além de cara, é uma operação complexa. Montar uma infraestrutura interna demanda muitos recursos, tanto na aquisição dos equipamentos como na manutenção.
Com o surgimento dos modelos de serviços oferecidos na nuvem, a necessidade de adquirir equipamentos e cuidar da gestão/manutenção da infraestrutura é eliminada.
Escalabilidade e flexibilidade
Outro benefício que atinge diretamente as pequenas e médias empresas, é que com a oferta de serviços por demanda, essas corporações podem contar com o que há de melhor em tecnologia a um custo baixo.
Isso permite que a organização trabalhe sempre com os recursos de acordo com a demanda. Assim, ela pode escalar de forma rápida e intuitiva, apenas trocando o plano de seu provedor.
Esse maior controle, aliado ao acesso às melhores tecnologias, permite que essas empresas menores ganhem um diferencial. Dessa forma, possibilitando a disputa no mercado com empresas maiores.
Quais são os modelos XaaS para novos serviços disponíveis?
Além dos tradicionais modelos relacionados a nuvem, como:
O XasS engloba outras opções bem interessantes:
- MaaS (Monitoramento como Serviço): monitoramento automático de uma infraestrutura hospedada na nuvem;
- CaaS (Comunicação como Serviço): termo que se refere a vários serviços de telefonia feitos por meio da nuvem;
- DaaS (Desktop como um Serviço): como o nome sugere, são os desktop virtuais em que toda a infraestrutura de back end é hospedada no cloud;
- DRaaS (Recuperação de Desastres como Serviço): serviço que oferece uma cópia de segurança dos servidores físico ou virtual de uma empresa para que seja acionado em caso de desastre.
Contudo, o modelo XaaS é uma excelente oportunidade para pequenos empreendedores, com grandes ideias, começarem os seus negócios. Com ele, o planejamento e controle de orçamento caminham lado a lado, possibilitando o acesso ao que há de melhor em infraestrutura tecnológica, de forma remota e acessível.
Gostou do post? Então continue acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!
Deixe um comentário