Há alguns anos, o trabalho remoto era frequentemente tratado como um benefício adicional que os colaboradores só podiam usar de forma limitada.
Atualmente, cada vez mais empresas em todo o mundo adotam um novo modelo de negócios: equipes remotas que reduzem ou eliminam a necessidade de colaboradores estarem no escritório.
Segundo números da Korn Ferry, consultoria global de carreira, 85% das companhias entrevistadas adotaram totalmente o home office durante o ponto mais alto da pandemia.
E o potencial do trabalho remoto é gigantesco: de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 20,4 milhões de pessoas (que representam 24,1% do total da população ocupada no país) poderiam trabalhar de forma remota.
Embora essa abordagem seja desafiadora, a computação em nuvem é fundamental para organizar o espaço de trabalho e garantir o bom desempenho da equipe.
Conheça, neste post, a importância da nuvem privada para um trabalho remoto em escala e sem falhas.
No início de 2020, muitos departamentos de TI correram para lidar com o grande aumento de funcionários remotos devido à pandemia de Covid-19. Para sobreviver, as empresas precisaram tornar os trabalhadores que estavam atuando de maneira remota o mais produtivos possível, o que significou mantê-los conectados com os recursos necessários para trabalharem.
O desafio pegou muitas empresas de surpresa, deixando evidente a necessidade de fornecer os recursos digitais que essas pessoas precisavam. Muitas delas conseguiram, mas foi preciso despender muita energia para isso. À medida que a correria diminuiu, os líderes de TI começaram a pensar em como poderiam dar suporte e gerenciar melhor o trabalho remoto. E muitas VPNs começaram a dar lugar ao cloud computing.
A adoção de uma nuvem privada é uma das forças motrizes mais consideráveis por trás da implantação de uma arquitetura de trabalho híbrida bem-sucedida. As tecnologias de nuvem ajudam as organizações a se unirem com sua força de trabalho distribuída e a proteger a rede corporativa.
A implementação da computação em nuvem em uma infraestrutura de TI facilita o aproveitamento dos benefícios do trabalho remoto. Os sistemas locais geralmente exigem perfis de segurança complicados para que os dados sejam acessados por terceiros. Com dados baseados em nuvem hospedados externamente, é mais fácil dar acesso a um usuário terceirizado.
Com uma nuvem privada gerenciada, evita-se o trabalho de instalar e operar hardware adicional e executar operações de data center. Uma infraestrutura de TI confiável e segura permite que organizações, clientes e empresas se concentrem apenas nos principais aplicativos críticos para seus negócios.
A tecnologia de nuvem privada garante um serviço altamente disponível, com 99,99% de tempo de atividade. Dois ou mais servidores estão conectados a uma rede corporativa de comunicações pela internet. Os sistemas, geralmente, são hospedados em infraestrutura pública como serviço, provedores como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure ou em data centers privados.
A nuvem privada combina os benefícios de um serviço de desktop remoto em nuvem com a independência e a privacidade de uma solução local, hospedando dados e aplicações em uma infraestrutura dedicada.
O sistema garante quase 100% de tolerância a falhas, estabilidade, confiabilidade, backup ativo, balanceamento de carga inteligente e alta segurança de dados.
Saiba mais: Passo a passo para fazer uma migração para a nuvem
A nuvem privada oferece tecnologia de nível empresarial em escala, dando às organizações acesso a recursos poderosos.
Nenhuma informação sensível é transmitida aos dispositivos, e os membros da empresa têm acesso total aos seus arquivos em qualquer lugar.
Conheça, abaixo, mais vantagens:
Dependendo das necessidades de negócios, as operações podem ser ampliadas ou reduzidas para os níveis desejados. A nuvem privada fornece suporte para sessões simultâneas, com todos os usuários acessando um número ilimitado de técnicos, hosts, clientes e estações de trabalho.
Com um bom provedor de nuvem privada, a empresa acessa uma riqueza de experiência e conhecimento em manutenção e gerenciamento de nuvem. E o principal ganho é a garantia de operações livres de problemas enquanto fornece soluções de desktop remoto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Uma infraestrutura de nuvem privada conta com uma ampla gama de recursos de personalização para permitir funcionalidades exclusivas que cada ambiente necessita. Por exemplo, o serviço de área de trabalho remota pode ser adaptado às mudanças nas prioridades e às restrições de rede.
O time de TI da empresa tem a possibilidade de realizar várias ações, como:
A empresa desfruta da agilidade da nuvem e da tranquilidade de saber que uma equipe experiente constantemente monitora o desempenho e a disponibilidade da rede.
A nuvem privada garante que a empresa atenda aos mais altos padrões de segurança e privacidade de dados, como a LGPD. A equipe de TI tem controle sobre a configuração de segurança do sistema a partir da área de trabalho remota.
Por ser um serviço de locação único, a empresa cliente tem total controle sobre como os dados são gerenciados dentro do suporte.
Uma estratégia de nuvem é crítica para todas as organizações. Realizar um projeto de migração de workloads sem uma estratégia resulta em padrões de adoção ad hoc, custos mais altos, gerenciamento desarticulado, vulnerabilidades de segurança e insatisfação geral com os resultados.
Portanto, se você está pensando em investir em nuvem privada, veja como migrar do on-premise para nuvem privada. O conteúdo com certeza ajudará a desenvolver uma estratégia abrangente que cubra suas metas de curto e longo prazo.