Falar com um consultor

    Categorias

    Saiba como mitigar as lacunas da segurança cibernética da sua empresa. 

    Os riscos cibernéticos continuam sendo a principal preocupação das empresas brasileiras, segundo o estudo 11° Allianz Risk Barometer. Isso acontece devido a sofisticação dos ataques cibernéticos que ocorreram no ano de 2021, bem como a falta de proteção necessária. 

    Um estudo da Positive Technologies aponta que em 93% dos casos, um invasor externo é capaz de violar o perímetro de rede de uma organização e obter acesso aos recursos da rede local.

    Diante desse cenário, a projeção do prejuízo financeiro que as empresas terão em 2022 em decorrência dos cibercrimes é ainda maior: US$20 bilhões em todo mundo.

    Considerando os desafios de segurança cibernética que foram aqui apresentados e outros que existem, o Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial elaborou o Global Cybersecurity Outlook 2022, que apresenta as ações que as empresas devem tomar para melhorar sua proteção.

    Então, se você quer saber como mitigar as lacunas da segurança cibernética da sua empresa, continue lendo a seguir!

    Priorizar a segurança cibernética nas decisões de negócios

    Enquanto 92% dos executivos de negócios que foram entrevistados concordam que a resiliência cibernética está integrada às estratégias de gerenciamento de riscos corporativos, apenas 55% dos líderes com foco em segurança concordam com a afirmação. Isso mostra claramente que existe uma preocupante desconexão entre as visões das duas partes em relação à cibersegurança corporativa.

    Para evitar essas lacunas, é preciso criar um canal de comunicação bidirecional: onde os líderes de TI sejam incluídos nas decisões e os executivos sejam constantemente alarmados e educados sobre os riscos cibernéticos que podem prejudicar as operações da empresa.

    Obter apoio dos líderes

    Outro problema que o estudo apresentou é a falta de suporte da liderança quando o assunto é reforçar a cibersegurança da empresa.

    Ao mesmo tempo em que 84% afirma que a resiliência cibernética é considerada uma prioridade em sua organização e que recebe apoio e orientação da liderança, um número menor (68%) vê a resiliência cibernética como uma parte importante apenas de seu gerenciamento geral de riscos. Devido a esse desalinhamento, a identificação e mitigação dos riscos de segurança é dificultada, o que pode resultar em decisões menos seguras.

    Portanto, é fundamental que as corporações:

    • Autorizem e capacitem os líderes focados em segurança a tomarem decisões;
    • Alinhem os objetivos estratégicos do negócio com a cibersegurança.

    Recrutar e reter talentos de segurança cibernética

    A pesquisa também revelou que 59% dos entrevistados achariam difícil responder a um incidente de segurança cibernética devido à falta de habilidades em sua equipe. Nesse sentido, a maioria dos entrevistados classificou o recrutamento e a retenção de talentos como um fator desafiador.

    Portanto, é imprescindível que as empresas invistam na capacitação de seus times e estimulem jovens a enxergarem a segurança cibernética como uma opção de carreira.

    Uma das formas de fornecer especialização é por meio dos treinamentos disponibilizados gratuitamente pela Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA). Alguns dos cursos que são oferecidos:

    • Certified Ethical Hacker;
    • Cybersecurity Analyst (CySA+);
    • Network +;
    • Security +;
    • Certified Information Security Manager (CISM);
    • Certified Information Systems Security Professional (CISSP).

    São cursos do nível preparatório e iniciante ao avançado. Além disso, a organização também disponibilizou um guia para ajudar os profissionais de segurança cibernética a desenvolverem um plano de treinamento com base em seu nível de habilidade atual e oportunidades de carreira desejadas, além de se manterem atualizados.

    Contudo, se você quer estar à frente e proteger seu negócio contra os ciberataques, é preciso tomar atitudes preventivas.

    Garanta a proteção da sua empresa independente do cenário e procure soluções que possam ser grandes aliadas nesse processo. Converse com um consultor EVEO e veja como nós podemos te ajudar.