Falar com um consultor

    Categorias

    Atualmente, a experiência do usuário não é vista mais como um investimento e, sim, como uma obrigatoriedade para as empresas, independentemente do setor ou porte. 

    Com uma sociedade tão conectada e cada vez mais exigente, é preciso otimizar os processos de compra de produtos e consumo de serviços garantindo a mobilidade de poder acessar pelo computador ou celular.

    Nesse sentido, o cloud computing se destaca como a principal solução para unir o melhor do UX Design à facilidade, praticidade e conectividade que o público de hoje demanda. 

    Quer entender mais sobre como a computação em nuvem e o user experience se complementam? Continue lendo! 

    A necessidade de focar na experiência do usuário

    Com a evolução da tecnologia, os hábitos de consumo também mudaram. Hoje, basta acessar a internet para buscar informações sobre produtos, comparar preços e olhar as avaliações. 

    Essa facilidade para comprar acirrou a concorrência e, como consequência, os consumidores passaram a dar muito mais valor às marcas que são capazes de fornecer uma experiência positiva

    Ou seja, um atendimento humanizado e personalizado, uma campanha de marketing eficaz, um pós-venda excelente, dentre outros fatores.

    Ao investir na experiência do usuário, a tendência é que a retenção de clientes aumente e a empresa atraia um novo público. 

    Contudo, o user experience não diz respeito apenas ao e-mail marketing que você envia, ou ao layout do seu site. 

    Para que o usuário realmente tenha uma experiência positiva, é preciso que todas as áreas relacionadas ao produto ou serviço utilizem o UX Design, incluindo a tecnologia que a empresa utiliza. 

    Em outras palavras, toda a jornada de compra do usuário, desde a pesquisa até o pós-venda deve envolver também o UX Design.

    A relação entre cloud computing e user experience (UX)

    O que poucos sabem é que uma boa experiência do usuário depende muito da computação em nuvem para ser eficiente. 

    Isso porque, ao contar com servidores e datacenter tradicionais, além de não ser possível desfrutar da mesma agilidade e praticidade que a nuvem oferece, os custos também são bem mais altos, o que pode, inclusive, inviabilizar o projeto. 

    Então, além de trazer economia, o cloud computing também fornece:

    • Escalabilidade;
    • Grande espaço para armazenamento;
    • Eficiência no processamento de dados;
    • Configuração facilitada.

    Além disso, a experiência do usuário depende muito da computação em nuvem para oferecer aos consumidores interfaces humanizadas, fáceis de interagir, onde a navegação passa a ser intuitiva e muito menos técnica

    Outro ponto a ser destacado é que as soluções em nuvem permitem o funcionamento de softwares de forma remota e simultânea, permitindo que vários usuários utilizem os recursos e funcionalidade em tempo real. 

    Exemplos do cloud computing aliado à experiência do usuário

    Um dos principais benefícios do cloud computing aliado à experiência do usuário é a capacidade de conhecer profundamente o público e, assim, aumentar a sua satisfação. 

    E isso ocorre de diferentes formas. Veja só:

    Apps personalizados

    Aplicativos personalizados da própria empresa ou até aplicações de outra organização que são baseadas em nuvem e utilizam o UX Design permitem a criação de um canal de comunicação direto e fácil de ser utilizado entre a empresa e cliente.

    Um dos principais exemplos é o WhatsApp, muito usado como ferramenta de atendimento, suporte e até como primeiro contato.

    Big Data

    Com tanta conectividade, as organizações acabam coletando muitas informações de diferentes canais, como aplicativos e tráfego online.

    E esses dados, se devidamente organizados e segmentados, podem conceder às empresas um conhecimento valioso sobre seus consumidores, potencializando as estratégias de aprimoramento da experiência do usuário. 

    Contudo, a melhor forma de analisar todas essas informações é por meio de ferramentas hospedadas na nuvem, para garantir a segurança, confiabilidade e agilidade tanto na coleta quanto na estruturação.

    Monitoramento de Mídias Sociais

    O monitoramento de mídias sociais é fundamental para empresas que desejam se aproximar e entender melhor o perfil e as preferências de seus consumidores. 

    Mas, assim como no Big Data, as ferramentas utilizadas para analisar, automatizar, e monitorar as redes sociais são baseadas na nuvem. 

    E é a partir das informações coletadas nos aplicativos, que a experiência do usuário em plataformas da empresa, como o site, podem ser aprimoradas.

    Automação de serviços

    Em um mundo tão conectado, é normal que os clientes esperem uma resposta rápida às suas solicitações, independente da hora e do dia. 

    Inclusive, um dos fatores para garantir a boa experiência do usuário é justamente o timing, o tempo de resposta Contudo, nem sempre é possível fornecer o suporte imediato ao consumidor.

    É justamente neste cenário que a computação em nuvem entra em cena com as suas soluções automatizadas e agenda o contato de algum colaborador ou uma tarefa para a resolução do problema em horário comercial.

    Ou seja, mesmo quando não há ninguém online, sua empresa consegue fornecer uma boa experiência de usuário.

    Contudo, não espere todas essas funcionalidades que listamos aqui de todas e qualquer solução em nuvem. 

    Vivemos em uma época em que a evolução da tecnologia é contínua e ágil e muitas das funções só estão disponíveis nas ferramentas mais recentes e disruptivas.

    Por isso, é crucial contar com um fornecedor de soluções que seja especialista no assunto, que seja capaz de aproveitar todo o potencial que o cloud computing aliado à experiência do usuário fornece. 

    Gostou do conteúdo? Então, continue lendo o nosso blog! Lá você encontra informações relevantes e materiais ricos sobre a área de Tecnologia da Informação.