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    O volume de informações digitais geradas pelas empresas segue aumentando. Assim, considerando a importância que elas têm para os negócios, cada vez mais se torna necessário investir em soluções que agreguem maior eficiência à gestão de dados. Hoje, sabemos que isso vai além do uso das melhores ferramentas, implicando também metodologias inovadoras.

    Foi pensando nisso que decidimos fazer este post. Queremos ajudar você a aumentar o potencial de coleta, armazenamento e análise dos dados corporativos. Além de deixar os processos mais simplificados. Gostou da ideia? Então descubra, a partir de agora, 3 passos fundamentais para agregar eficiência à gestão de dados da empresa!

    1. Estabeleça uma mudança de cultura

    É essencial que todos os colaboradores envolvidos no processo enxerguem a gestão de dados como uma solução que precisa de aprimoramento constante para oferecer alto desempenho. Isso depende de uma linha de raciocínio que só pode ser criada e abranger todos os setores com a implementação de uma cultura apoiadora.

    Para quem acredita que as ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), Big Data analytics e BI (Business Intelligence) devem fazer todo o trabalho sozinhas, saiba que, apesar de elas entregarem um alto nível de automação, a configuração dos processos, o monitoramento e o controle são de responsabilidade dos profissionais.

    Portanto, não adianta ter os melhores sistemas à disposição se a equipe não estiver engajada nem assumir responsabilidades pelas funções. Por isso, o recomendável é que a empresa invista no treinamento e motive a participação intensa dos profissionais para assumirem a causa e desenvolver uma cultura baseada no apoio.

    2. Desenvolva modelos de análise

    Os modelos de gestão tradicionais envolvem a automação dos processos de coleta, classificação e armazenamento seguro dos dados. Porém, podem ser mais eficientes ao estabelecer automação também aos padrões de análise. Tudo vai depender da configuração. Cada empresa tem uma necessidade diferente de informações. E os modelos de análise devem considerar isso, abrangendo somente dados realmente relevantes no processo.

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    Esse cuidado ajudará a reduzir o volume de dados armazenados inutilmente e facilitará o atendimento às normas legislativas e de conformidade. Tais políticas de análise devem ser comunicadas aos profissionais e passar a representar um modelo que contribua para a formação da cultura no setor de TI.

    Resumindo, a maioria dos sistemas entrega ferramentas de análise automáticas com configurações padronizadas. Você deve reconfigurar esses modelos com base nas necessidades da empresa para alcançar o nível de eficiência que precisa.

    3. Socialize as informações

    Em todas as empresas, cada profissional tem a sua parcela de responsabilidade nos resultados. Por isso, o ideal é que trabalhem em equipe, compartilhando as informações de melhoria. Como o exemplo deve vir de cima, os gestores precisam dar o primeiro passo e manter os profissionais sempre bem informados. Também deve-se aumentar o nível de parceria e atuar mais como apoiadores de tarefas.

    Quando o grau de transparência for satisfatório, todos ficarão agradecidos. Isso fará com que eles se sintam mais parte da equipe, resultando em um envolvimento maior com os projetos. Então, quebre a barreira do sigilo, principalmente das informações que possam afetar a produção individual e coletiva.

    Algumas ferramentas permitem unir as atividades de gestão dos dados com a comunicação em um único sistema. Além disso, painéis de monitoramento de desempenho podem ser desenvolvidos para disponibilizar as informações de prazos, por exemplo, para que todos os integrantes da equipe visualizem. Essa pode ser uma boa forma de estimular a socialização das informações entre as equipes de trabalho da empresa, motivando uma gestão mais colaborativa.

    Na gestão de dados, os processos de coleta, armazenamento e análise continuam sendo de extrema importância para a empresa. Mas se quiser agregar eficiência a eles, deve adotar essas medidas.

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