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    Dicas para e-mail marketing

    Enviar e-mail marketing está longe de ser uma tarefa fácil.

    Não é simplesmente de clicar no botão de disparo, porque isso é apenas arremessar o e-mail marketing. Sabemos que diversos elementos precisam ser trabalhados na pré-produção da peça à ser enviada, como elementos específicos no html, peso das imagens, ter cuidado com palavras passíveis de bloqueio, etc, etc…

    Driblar às inúmeras regras que tentam classificar quase tudo como SPAM é uma tarefa árdua. Temos que vigiar nossas ações a cada envio, afinal, ninguém disse que é fácil construir uma campanha de email marketing de sucesso, pode ser simples, mas fácil com certeza não é.

    Se com este cuidado todo, lutar para chegar às Caixas de Entrada, tornou-se nossa Meca, muitos profissionais ficam frustados quando tudo está certo, tudo dá certo, mas a campanha é bloqueada no servidor de uma determinada empresa, o qual seu e-mail foi enviado. Como um bom profissional, você entra em contato com o gestôr daquele infame servidor de e-mails para entender como ele ousou bloquear seus envios. Eis que vem a simples explicação, colocando a culpa na pequena e misteriosa sigla SPF.

    É fato, ao menos 3 vezes por semana recebo ligações de clientes desesperados por terem sido bloqueados pelo tal SPF. Pelo tom de voz das pessoas fico com a clara, e irônica, impressão que estão sendo perseguidos pelo FBI. Mas calma, porque é mais simples do que aparenta.

    Afinal, o que é SPF?

    A sigla SPF significa Sender Policy Framework.
    Trata-se de uma tecnologia que visa combater o envio não autorizado de mensagens em nome de um determinado servidor, determinando quais são os hosts/IPs autorizados a fazê-lo.

    Na prática. Se no seu domínio, não existir a configuração do SPF, autorizando determinada disparadora a fazer os envios em seu nome, a possibilidade de bloqueio dos envios aumenta consideravelmente.

    Após realizar esta configuração em seu domínio, autorizando a Dinamize a fazer os envios, os outros servidores que têm o SPF ativo, passarão a receber melhor seus envios.

    Imaginem o cenário onde João enviou uma carta para Maria, mas, quando Hélio chegou à portaria do prédio o porteiro olhou e disse "Mas você não é o João, não posso receber esta carta para Maria". Esta configuração de SPF faz justamente isso, diz ao porteiro que o "Hélio" (Dinamize) pode entregar a carta em nome do "João" (cliente).
    É literalmente como uma procuração, só que digital.

    Bom, agora que você já entendeu que não está sendo perseguido pelo FBI, vamos a parte mais interessante que é a configuração de SPF em seu domínio.

    Os clientes do Envia Marketing que utilizam domínios próprios para seus envios (por exemplo, news.2011@empresa.com.br), devem configurar o SPF (registro TXT) no arquivo de configuração DNS de seu domínio, da seguinte maneira:

    text = "v=spf1 a mx ptr include:spf.smartcrm.com.br (...) ~all"

    Ou seja, o texto "include:spf.smartcrm.com.br" deve ser incluído na configuração SPF atual do domínio do cliente e "(...)" significa que toda a configuração atual deve ser mantida.

    Se você também hospeda seu domínio conosco, basta abrir um chamado com o nosso suporte técnico solicitando essa configuração.

    Caso você mesmo queira fazer esse procedimento, é bem simples. Siga os passos abaixo:

    Plataforma Linux -> entre no seu painel de controle cPanel, procure a opção Editor de Zona de DNS, vá em Add new Entries como nome da entrada coloque o nome de seu domínio com um ponto (.) final, a entrada deve ser tipo TXT, o conteúdo dela é o endereço de SPF informado acima.

    Plataforma Windows -> entre no seu painel de controle Helm, vá em Editor de Zona de DNS, clique em Adicionar e efetue o mesmo procedimento informado acima.

    Está feito. Mas não perca tempo comemorando e mãos à obra! Seus clientes estão ansiosos para receber suas campanhas.

    Bons Negócios.

    Post by Lauro Barbosa, Gustavo Pereira e Ricardo Azevedo - Dinamize