Tradicionalmente, os dados de uma empresa eram armazenados em servidores que ficavam localizados dentro da própria organização. Com o desenvolvimento e a popularização do armazenamento em nuvem, muitos negócios foram atraídos para data centers externos.
Hoje, há uma terceira opção: os data centers colocation, uma solução que reúne o melhor dos dois mundos. Entenda, neste artigo, por que vale a pena optar por um data center colocation.
O que é um data center colocation?
Atualmente, as empresas podem escolher um tipo muito diferente de data center corporativo: o data center colocation. Neste modelo, um provedor especializado de serviços de colocation constrói um data center e sua empresa aluga espaço dentro dele, hospedando quaisquer servidores e outras infraestruturas físicas que desejar.
O modelo é ideal para gestores de TI que não desejam mais lidar com a manutenção e a gestão da infraestrutura necessária para manter os servidores dentro de casa.
E a escolha de um data center colocation beneficia organizações de todos os tamanhos. As pequenas têm acesso aos recursos de um grande departamento de TI sem grandes investimentos.
Já organizações de médio a grande portes são capazes de expandir o potencial de armazenamento de dados sem investir em infraestrutura.
A infraestrutura e serviços de um data center colocation
Os serviços de colocation variam apenas da locação de espaços físicos, como racks, salas, gaiolas ou gabinetes, a um serviço completo que inclui gerenciamento das aplicações, monitoramento do desempenho de rede e otimização do armazenamento dos dados.
Os serviços típicos de colocation também incluem:
- Energia: um data center não pode parar e, para garantir o maior SLA, esses ambientes contam com redundância de fontes de energia, seja uma rede elétrica dupla ou geradores. Tudo para manter os sistemas funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Climatização: fatores variáveis, que incluem a temperatura, umidade e qualidade do ar, são constantemente verificados, exigindo precisão no controle da climatização. Sistemas HVAC, resfriadores e torres de resfriamento são elementos adicionais da infraestrutura que devem ser mantidos para proteger o hardware.
- Largura de banda: links de internet de alta velocidade de diversos fornecedores são disponibilizados por todos os data centers colocation para ter o acesso necessário aos dados armazenados nos servidores.
- Segurança física: serviços de segurança física e virtual são oferecidos por muitos provedores de colocation. Firewalls e práticas de monitoramento de segurança podem proteger os dados do cliente contra ataques cibernéticos. Já as medidas de segurança física podem incluir guardas, vigilância por vídeo 24 horas por dia e controles de acesso biométrico para proteger o espaço designado de cada cliente.
5 diferenciais de um data center colocation
Ao implantar ativos de TI em um data center colocation, uma organização pode aproveitar vários diferenciais em comparação com um data center local, incluindo:
1. Economia de custos em relação à infraestrutura interna
Um dos principais diferenciais de um data center colocation é que ele resulta em economia significativa de custos, especialmente quando comparado ao gerenciamento de um data center interno.
Isso significa que, para muitas empresas, alugar o espaço necessário de um data center oferece uma solução prática para orçamentos de TI cada vez menores. Com colocation, não há necessidade de se preocupar com o planejamento de despesas de capital, com fontes de energia ininterruptas, backup e refrigeração, por exemplo.
Além dessas despesas de capital, também há custos de manutenção contínuos e gerenciamento de um servidor interno.
2. Conectividade
Um data center colocation neutro em relação às fornecedoras de banda larga oferece uma ampla gama de opções de conectividade para seus clientes. É a melhor opção para empresas que na infraestrutura local tinham dificuldades de encontrar prestadores com links dedicados de alta velocidade.
3. Gerenciamento de riscos
A utilização de um data center colocation garante a continuidade dos negócios em caso de desastres naturais ou interrupções. Isso significa que, se o local da empresa ficar sem energia ou internet, o tráfego da rede não será afetado.
A chave para o sucesso é a redundância. As camadas de redundância oferecidas em data center colocation são muito mais complexas do que muitas empresas podem pagar internamente.
4. Equipe especializada em colocation
Quando se trata de gerenciamento de ativos de TI, é a empresa que está no comando, mas uma equipe especializada do data center está pronta para ajudar no que for necessário.
Seja a configuração inicial ou uma atualização/expansão, esse time está à disposição para garantir que o processo ocorra sem problemas. Nos casos em que não é possível dar suporte pessoal à estrutura dos servidores, os serviços remotos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
5. Flexibilidade geográfica
Uma organização pode optar por hospedar seus recursos em instalações de data center colocation em qualquer lugar. Isso permite que a empresa esteja mais perto dos usuários, em um local com melhor conectividade com a internet ou com vulnerabilidade reduzida a desastres naturais do que a localização da sede da empresa.
Se sua empresa também estiver interessada em uma solução de computação em nuvem, o colocation oferece uma maneira de fazer uma transição suave. Transferir o seu servidor para uma instalação externa com maior capacidade e desempenho ajuda a atender às necessidades de negócios.
Um data center colocation oferece às empresas uma alternativa aos dados hospedados internamente. Sua empresa valoriza mais minimizar as manutenções e aumentar a segurança dos dados? O espaço físico da sua empresa é limitado, mas você precisa de uma infraestrutura de TI robusta?
Obtenha armazenamento seguro de dados, confiabilidade da infraestrutura de TI, melhor conectividade e capacidade. Entre em contato com a EVEO e conheça nossa solução de data center colocation.
Deixe um comentário