Falar com um consultor

    Categorias

    Aumento de custos

    Empresas que utilizam Datacenter no exterior estão vendo o custo disparar e o lucro em queda livre

    Utilizar datacenters estrangeiros é algo muito comum aqui no Brasil há anos, principalmente para quem visava pagar preço menor sem se importar com latência grande ou garantias contratuais em termos de legislação local. Servidor dedicado, Cloud Server, VPS, não importa qual o tipo de serviço, uma grande quantidade de brasileiros utiliza datacenters nos EUA ou em outros países em busca de preços teoricamente mais atrativos, e escolhi a palavra teoricamente pois quase 100% dos usuários desconhece, ou finge desconhecer, que ao assinar um serviço de datacenter em outro país é necessário recolher impostos de importação de serviço, que encarece o custo final em mais ou menos 50%. A Receita Federal já até publicou artigo em seu site sobre esse assunto.

    Com a alta do dólar nos últimos meses, e com uma tendência de aumentar ainda mais, empresas que utilizam datacenters estrangeiros já viram suas faturas aumentarem mais de 50% para manter a mesma capacidade de recursos. O que teoricamente era para ser algo com valor quase fixo, agora está sendo totalmente variável e imprevisto, se tornando um tormento para muitos empresários. Todos os meses a conta chega bem maior, e pelo andar da carruagem vai continuar assim, piorando.

    Para empresas que têm infraestrutura em datacenter no exterior apenas para hospedar uma aplicação, como um ERP ou CRM por exemplo, já é alarmante pois o budget previsto para o projeto mudou completamente de uma hora pra outra, e claro ninguém gosta de ter que pagar mais de 50% pelo mesmo serviço, certo? Mas a situação está muito pior para quem tem o serviço de datacenter como um insumo direto para o funcionamento do negócio, como uma empresa de hospedagem de sites ou hospedagem de e-commerces, que significa que um grande aumento no custo de datacenter causa uma grande redução na margem de lucro, ou no pior dos casos a empresa começa a dar prejuízo. E com a economia brasileira ruim e taxa de juros elevada, aumentar os preços pode ser mais arriscado ainda e acabar perdendo clientes.

    Agora provavelmente chegou o momento em que "o custo lá fora" não compensa mais, é muito melhor buscar empresas com infraestrutura de datacenter localizadas aqui no Brasil mesmo, que já tinham como benefício uma latência muito menor, suporte técnico em português, cobrança em reais, impostos inclusos e diversos outros benefícios. Saber quanto você vai pagar mensalmente com certeza é muito mais interessante até em termos de planejamento, com preço garantido em contrato e sabendo que se tiver alguma correção isso vai ocorrer somente após 12 meses, na maioria dos casos apenas um ajuste simples baseado no IGP-M.

    Não importa se você utiliza datacenter como insumo ou apenas para hospedar algum projeto da sua empresa, agora é um excelente momento para trazer esse serviço para um datacenter localizado no Brasil e não ter mais preocupação com a alta do dólar, ao menos não com relação a datacenter.

    *por Vicente Neto, diretor de vendas da EVEO Cloud

    Conheça alguns serviços da EVEO Cloud hospedados em datacenter no Brasil: