O cuidado com a proteção das informações é algo que está em alta e que merece a atenção de todas as instituições. Nos últimos anos, com a troca de informações pela internet e o uso de diversos programas e redes sociais, o cuidado com a proteção de dados passou a ser uma preocupação frequente em muitas empresas.
A situação ficou ainda mais preocupante com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que institui diversos parâmetros para a coleta e tratamento de dados na internet, desde o momento em que o usuário fornece as informações, até o uso que a empresa faz.
Então, estar de acordo com todos os parâmetros é algo fundamental para a continuidade da sua empresa e para evitar episódios que podem denegrir a imagem do seu estabelecimento. Portanto, para saber se os dados que você recebe estão seguros, confira esse conteúdo até o final e veja algumas dicas que separamos para você.
Descubra se os dados da sua empresa estão realmente seguros
Esse é um passo importante e que deve ser feito com toda a atenção e cautela. É preciso saber se os dados estão seguros e se está acontecendo o tratamento e uso ideal de todas essas informações.
Sabemos que com a conectividade e interação com as redes sociais, muitas pessoas acabam facilitando o vazamento de dados, prática que pode ser considerada como crime e que é totalmente desestimulada pela LGPD.
Portanto, ter um sistema de segurança e ter confiança nos meios de comunicação que são utilizados entre os colaboradores são algumas das formas de manter em sigilo as informações importantes.
Lei Geral de Proteção de Dados
Para quem não sabe, neste ano de 2021 começou a valer as novas definições para a Lei Geral de Proteção de Dados. A atualização foi feita pensando em uma menor exposição dos brasileiros e das informações que circulam na internet.
A aprovação da lei acontece em um momento em que diversos cidadãos apresentam problemas por dados que foram compartilhados de forma ilegal, prejudicando indivíduos.
E foi exatamente para minimizar essas ações que foi criada a LGPD. Por meio desse mecanismo, o objetivo é fazer com que as empresas contem com sistemas mais rígidos e seletivos para o compartilhamento de informações, além de deixar claro ao usuário para que serve a coleta de dados e para que será utilizado as informações.
Agora que você pode compreender um panorama geral da nova lei, vamos descobrir se os dados da sua empresa estão realmente seguros?
Você conta com um sistema de segurança?
Esse é o primeiro passo para saber se os dados estão seguros: você conta com um sistema de segurança na sua empresa?
Quando falamos de um sistema de segurança é algo que seja capaz de mapear os acessos a determinadas páginas e o uso desses dados. O que acontece é que muitas empresas deixam de contar com essa proteção e acabam ficando refém da boa vontade dos colaboradores em ter seriedade com o manuseio dos dados.
Ao contar com um sistema preparado para isso, será mais fácil observar pessoas que podem estar manipulando as informações de forma inadequada. Alguns exemplos dos sistemas de segurança que sua empresa pode utilizar são: VPN, firewall, antivírus e proxy de rede.
Como é feita a comunicação entre os colaboradores?
Esse é outro ponto de atenção que deve estar no foco de quem atua em empresas. Como é feita a comunicação entre os colaboradores?
Sabemos que as redes sociais, em especial o WhatsApp, se tornaram peças fundamentais para assegurar o nosso dia a dia, ainda mais no home office.
Entretanto, é preciso ter cuidado ao compartilhar informações importantes por esse meio de comunicação. Isso porque não é possível acompanhar para quais contatos aquela informação pode ser repassada.
Sendo assim, a empresa abre uma oportunidade para que determinada pessoa tenha acesso aos dados e que passe essa informação para outros colegas de trabalho.
Pode até parecer algo simples ou inofensivo, mas, ao utilizar meios de comunicação que não possibilitam o acompanhamento, quem pode pagar o preço são os usuários que depositaram os dados na sua empresa. Portanto, mesmo no período longe do escritório, estimule uma comunicação pelo e-mail corporativo, sempre com a cópia de todas as pessoas que estão envolvidas no processo.
Essa é uma forma de garantir que as pessoas estão utilizando os dados de forma correta, sem interferir em nenhuma ação.
Esse é um ponto decisivo e que precisa fazer parte da sua verificação na empresa.
Quem têm acesso às informações?
Esse é outro ponto delicado, mas que precisa ser avaliado pelas pessoas que fazem parte dos cargos mais importantes.
É preciso ter em mente que existem informações que não devem estar disponíveis para todos os colaboradores, como faixa salário e dados pessoais.
Algumas informações devem ser de uso exclusivo da gerência ou até mesmo o departamento de recursos humanos.
Mas, infelizmente, sabemos que essa não é a realidade de todas as empresas brasileiras. Muitas acabam deixando esses quesitos expostos e disponíveis para qualquer um, causando uma tensão na empresa.
Portanto, é fundamental assegurar que determinadas informações só poderão ser acessadas pelas pessoas que fazem parte do processo e que esse acesso será feito de forma segura, sem nenhuma interferência.
Afinal, o mesmo cuidado que você deseja ter com o usuário, é fundamental que exista com o seu colaborador, não é mesmo?
Opte pelos dados em nuvens
Não há dúvidas de que essa tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Com a facilidade de acessar em qualquer local, o armazenamento em nuvem pode contribuir com a segurança dos dados.
Com os usuários mapeados e acessos controlados, essa é a solução que pode fazer a diferença na sua empresa.
Portanto, não pense duas vezes se você ainda não aderiu a essa tecnologia. Você verá que em pouco tempo os colaboradores estarão por dentro de todas as novidades e usabilidades da ferramenta.
Quer saber mais sobre isso? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas. Será um prazer atender você e sanar todas as dúvidas.
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