Falar com um consultor

    Categorias

    CONTINUAÇÃO: OS DOIS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO CLOUD COMPUTING

    Continuando a matéria iniciada ontem, destacando os dois principais benefícios do cloud computing, hoje nós falaremos do grande benefício que é ter alta disponibilidade neste ambiente.
    Só as palavras já dizem grande parte do conceito: alta disponibilidade, e se tratando de ambiente web, quem não quer? Para muitos, isso parece ser apenas um sonho.

    Como explicamos ontem, no ambiente de cloud computing a sua aplicação, ou melhor, o seu cloud server, não está ligado a um único servidor físico, mas sim a vários servidores e storages que juntos formam a grande nuvem, e você tem uma parte dela. Além disso, caso um dos servidores ligados a grande nuvem tenha alguma falha, os cloud servers que estão rodando naquele momento no equipamento são migrados automaticamente para outro servidor, não deixando então que uma pane em um determinado servidor afete os clientes que estão na nuvem.

    Quem trabalha ou já trabalhou com servidores dedicados (físicos) sabe muito bem como panes nos servidores acontecem, independente do fabricante ou modelo. Logicamente uns podem acontecer menos, outros mais, isso depende muito do modelo que você compra, mas acontecem!
    Para evitar ao máximo que panes nos servidores prejudiquem a aplicação, os gerentes/diretores de TI estão investindo cada vez mais em melhores modelos de servidores, tais como: redundância de fonte, redundância de placa de rede e HDs em RAID, mas com esses adicionais os preços desses servidores aumentam consideravelmente, bem consideravelmente.

    Detalhe, todos os nossos servidores que fazem parte da grande nuvem são servidores de última geração e com adicionais como destacado acima: redundância de fonte, redundância de placa de rede e storages com HDs em RAID, ou seja, além de já estarem funcionando em ambiente de cloud computing, tendo redundância com outros servidores, cada servidor ainda possui suas próprias redundâncias! E o que tudo isso significa? Alta disponibilidade!