Um dos principais objetivos de qualquer empresa é se destacar no mercado. Prever situações e poder se antecipar a elas é um diferencial para estar um passo à frente da concorrência. Mas como fazer isso? A análise preditiva em TI, uma tecnologia extremamente eficaz, pode ajudar a empresa a atingir esse objetivo.
No entanto, não adianta acumular dados aleatórios sem um objetivo claro e preciso. É fundamental seguir uma série de passos para que essa ferramenta possa alcançar o resultado esperado pela empresa. A seguir, detalhamos como fazer isso e de que maneira sua empresa se beneficiará dessa tecnologia. Acompanhe!
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é essa tecnologia e como ela funciona. A análise preditiva é uma ferramenta que examina um grande volume de informações e por meio de técnicas de mineração de dados, tecnologia de big data analytics, machine learning e inteligência artificial, algoritmos de cálculos estatísticos e probabilidade, retorna o resultado desse processamento.
Com base nesses resultados, podem ser feitas estimativas precisas sobre diversos tipos de dados que servirão de apoio para tomada de decisões estratégicas na empresa.
Com o objetivo de obter um resultado satisfatório da análise, algumas questões devem ser observadas.
O primeiro passo é a formação de um time de profissionais especializados em análise preditiva. A equipe terá como desafio identificar oportunidades e desenvolver estratégias. Para isso, o grupo deverá ser diversificado e ter conhecimentos em assuntos como:
Também deve-se fazer o estudo dos problemas enfrentados pelo negócio, assim como saber que tipo de informação se pretende como resultado. O objetivo é identificar quais dados deverão ser coletados para o processamento e análise.
Também é preciso identificar qual será a melhor plataforma de coleta de dados e extrair informações relevantes. Por isso, na escolha da ferramenta devem ser considerados os dados a ser analisados, onde serão coletadas essas informações etc.
Depois de todas as informações terem sido coletadas, é preciso fazer a mineração dos dados. Esse é um processo que vai analisar e separar os dados que tenham alguma relevância ao processamento da análise.
Por fim, após a mineração dos dados, é o momento de fazer o processamento das informações. Nesse momento, utilizam-se algoritmos específicos aos diversos ramos de negócios. Dessa forma, o sistema apresentará análises precisas que são capazes de auxiliar as empresas nas mais diferentes estratégias.
Como a análise preditiva trabalha com um volume muito grande de dados e faz diversos estudos sobre essas informações, é comum identificar alguns problemas, tais como fraudes, inadimplência, riscos de perder clientes, recebimento de reclamações etc.
O trabalho de análise feito pela ferramenta permite que seja identificado comportamentos variados entre os consumidores, de modo que as informações obtidas viabilizem uma melhor definição do perfil do comprador. Assim, a tecnologia é uma aliada na otimização de campanhas de marketing.
A análise dos dados é capaz de apontar possíveis riscos que a empresa corre. Um exemplo pode ser a percepção acerca do sucesso de um determinado produto ou serviço.
A análise preditiva em TI é uma poderosa ferramenta. Portanto, ao utilizá-la de maneira adequada, certamente será possível extrair informações precisas e relevantes para o crescimento da empresa.