Falar com um consultor

    Categorias

    Com um mercado cada vez mais competitivo, não restam mais dúvidas de que o uso da tecnologia se tornou um item indispensável no dia a dia das empresas. Diante dessa nova realidade, o setor de TI tem sido cada vez mais de extrema importância dentro de uma organização. Qual o valor que você dá a ele?

    Como sabemos, essa área é responsável por desenvolver e implementar projetos e soluções, com o uso da tecnologia, dentro de uma empresa. Além disso, esses profissionais estão preparados para cuidar de todas as informações. Dessa maneira, são capazes de otimizar e facilitar o trabalho e a comunicação entre todos os setores.

    Com a chegada de novas ferramentas e soluções, os profissionais de TI precisam estar em constante processo de atualização. Além de propor melhorias, eles terão o conhecimento necessário para detectar possíveis falhas e apresentar otimizações.

    Será que a sua equipe está realmente preparada? Nesse post vamos te mostrar sete sinais que o seu setor de TI precisa de uma reestruturação.

    1- Software defasado e precisando de atualização

    Utilizar uma tecnologia ultrapassada é um fator que, embora muitas empresas não se atentem, pode atrapalhar o seu crescimento. Muitas caem na ilusão que contar com algum sistema é garantia de que estará ajudando no processo de desenvolvimento, mas pelo contrário, isso pode estar na realidade te prejudicando.

    Não é de agora que as empresas já fazem o uso de algum tipo de software para facilitar o acesso à informação, promover a comunicação interna ou otimizar os trabalhos do dia a dia. Contudo, essa ferramenta, com o passar do tempo, acaba se tornando defasada, caso não passe por uma atualização constante.

    Muitas empresas acabam deixando essa questão passar despercebida. Isso porque, muitas vezes, esses softwares continuam funcionando. Além de você estar fazendo o uso de algo ineficiente, mediante as novas soluções que o mercado lhe oferece, seus dados podem ficar vulneráveis. Nesse caso, procure sempre estar se atualizando sobre o assunto e buscando pelas melhores soluções.

    2- Seus equipamentos são obsoletos

    Assim como os softwares, os hardwares utilizados pelo seu setor de TI também precisam acompanhar a evolução tecnológica. Caso o contrário, de nada adiantará investir em ferramentas avançadas se a sua estrutura for composta por equipamentos obsoletos.

    Um computador muito antigo costuma ficar lento e a tendência é que ele trave. O equipamento antigo costuma ter tecnologias mais defasadas. Isso acaba impedindo que as ferramentas atuais obtenham o seu melhor desempenho ou, em alguns casos, funcione, já que podem não ser compatíveis com alguns programas mais modernos.

    Outro risco é a questão da sua segurança. Esses equipamentos podem resultar na perda de alguns arquivos importantes, mesmo com os backups periódicos de pastas e dados. Outro perigo é a maior propensão ao ataque de hackers.

    Vale ressaltar que esse cuidado não se restringe apenas ao TI. Outros setores, para que possam fazer o uso dessas ferramentas, também precisam se modernizar.

    Será que o momento é de trocar as máquinas da sua empresa? Por mais que os computadores sejam feitos para durarem por um longo período de tempo, chega um momento em que eles não são mais adequados para a sua realidade. Se esse é o seu caso, considere o momento oportuno para avaliar bem e fazer essa substituição.

    3- Sua empresa tem problemas de armazenamento

    Não importa se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, uma coisa é certa: você precisa de ter uma boa estrutura para o armazenamento de todos os dados sobre ela. É normal que esse volume de arquivos cresça com o passar do tempo.

    Quando estiver chegando no limite de espaço para armazená-los, é bom se antecipar a fim de evitar dores de cabeça, como problemas para salvá-los por ter atingido a capacidade máxima. Uma solução inteligente que muitas empresas estão implementando é o armazenamento em nuvem.

    Essa é uma maneira mais prática, uma vez que você consegue acessá-la de forma remota, como também garante uma maior segurança de dados. Mas para que isso seja realmente seguro, é preciso buscar por um fornecedor de confiança e credibilidade no mercado.

    A EVEO, por exemplo, é especialista em soluções de data center. O seu foco principal é em servidores e infraestrutura na nuvem (IaaS). Entre algumas de suas ferramentas oferecidas está o Data Center Virtual OpenStack.

    E-book Gratuito: Data Center Virtual

    Por que não substituir o modelo convencional por uma estrutura Software-Defined (SDDC)? Essa é uma espécie de nuvem privada que possui equipamentos interligados e automatizados.

    Você terá todo o controle de servidores, storages, roteadores, firewalls, suporte, licenças, entre outros, em uma única plataforma, que poderá ser acessada por meio de um painel inteligente. O melhor de tudo é que a sua empresa poderá contar com o suporte de nossos especialistas quando precisar.

    Outra solução, para quem busca economia de custos, é o nosso Servidor Dedicado, que é um computador que permite o acesso remoto a arquivos e softwares. Ele permite o armazenamento de, até, 528GB de memória (cada um com 8 SSDs de 3,8 TB). Tem dúvidas de qual é o mais adequado para a sua necessidade? Descubra qual é o mais indicado para o seu negócio .

    4- Falhas de segurança

    Não existe nada mais valioso em uma instituição do que os seus dados. Será que a sua empresa está realmente protegida?

    Com a aplicação de algumas práticas é possível promover a segurança digital da sua empresa e das suas informações .

    É nessas horas que contar com as melhores soluções se torna algo indiscutível. Um dos sinais que o seu setor de TI dá que precisa passar por uma reestruturação é quando ele não traz essa pauta em discussão. Cabe a sua equipe apontar as melhorias que precisam ser feitas e discutir os riscos.

    Por isso é importante contar com bons profissionais dessa área. Além de propor soluções para otimizar a rotina da sua empresa, eles são fundamentais para garantir a segurança das suas informações. Nada mais importante do que proteger os seus dados de possíveis ataques cibernéticos, não é verdade?

    Com as soluções da EVEO, você tem a garantia de que estará protegido de eventuais ataques DDoS. Além disso, poderá isolar as redes internas e externas, conectando apenas à internet os servidores necessários.

    5- Desperdício de dinheiro

    Sabe aquele famoso termo que prevenir é melhor do que remediar? Em uma empresa é sempre importante estar um passo a frente, principalmente quando isso envolve o lado financeiro. Seu setor de TI precisa saber identificar quando é o momento certo de buscar novas soluções.

    Em curto prazo, consertar falhas eventuais pode ser uma boa alternativa, contudo, reparos constantes, para sanar problemas de sistemas, podem se tornar, com o tempo, um desperdício de dinheiro.

    Muitas vezes, é mais viável investir em novas ferramentas de infraestrutura mais modernas e duráveis. Veja se a sua empresa está gastando mais do que deveria com infraestrutura de TI.

    6- Sua equipe não está atualizada sobre as tendências

    Contar com um CIO (Chief Information Officer) eficiente é uma necessidade. A sua equipe de TI precisa estar atenta as novidades do mercado, uma vez que esses profissionais precisam estar se reinventando a todo momento para propor novas plataformas digitais mais modernas.

    Se o seu setor não faz isso, é mais um indício que ele precisa ser aprimorado. Lembre-se que as melhores estratégias só virão se a sua empresa estiver pronta para o futuro.

    7- Equipe de TI tem muita demanda

    A rotina de um setor de TI é sempre corrida, no entanto, quando ocorre um excesso de demanda pode indicar que a sua infraestrutura está inadequada. Se ocorre um aumento na quantidade de problemas a serem resolvidos, e o seu efetivo não dá conta de tudo com rapidez e eficiência, isso é um sinal que ela precisa ser atualizada.

    Converse com a sua equipe para entender melhor o que está acontecendo e avaliar se será necessário implementar novas soluções ou até mesmo contratar mais profissionais para reforçar o setor.

    Investir sempre no setor de TI é garantir o desenvolvimento e a subsistência da sua empresa. Gostaria de saber mais como aprimorar isso? Fale com um de nossos especialistas.

    Fale com um de nossos consultores!