É comum, quando se pesquisa na internet ou até mesmo para os entendedores moderados do assunto, misturar os termos VPS e Cloud Server, que costumam se complementar ao invés de significarem a mesma coisa. Mas não são.
Ainda que os dois serviços sejam tipos de hospedagem cuja estrutura tem certas semelhanças, para quem necessita desenvolver projetos na internet, contratar o serviço mais adequado à sua necessidade faz toda a diferença.
Nesse artigo, vamos explicar cada um deles para entender quais são seus pontos fortes e fracos e, dessa forma, você poderá decidir qual é a melhor opção para a sua empresa.
Comecemos por VPS, ou melhor, Virtual Private Server, que faz as vezes de um servidor complexo, dividido em partes, com cada uma delas atuando como um servidor autônomo e, juntas, funcionando como uma gigantesca estrutura digital. Dessa forma, é possível ter diferentes aplicações ativas ao mesmo tempo, como sites e softwares.
O VPS é uma excelente opção para as empresas que tenham a necessidade de diversas aplicações e, nem por isso, tenham condições de organizar um servidor mais complexo. Por isso ele é recomendado a quem precisa de memória maior, além de um processador mais dinâmico.
É importante lembrar que quem utiliza o VPS é responsável pela parte técnica que envolve as configurações e a segurança de seus dados, exigindo de sua empresa um profissional capacitado para isso.
Outro ponto relevante é que essa opção não é escalável, já que seu armazenamento é limitado ao tamanho disponível no servidor físico. Caso atinja sua capacidade máxima, deverá fazer substituições para aumentar o espaço, o que pode tomar certo tempo para migrar todos os dados.
Um dos benefícios do VPS é a forma com que as suas configurações atuam, podendo ser planejadas e programadas conforme a necessidade de cada um, permitindo flexibilidade nos processos. Nesse formato de hospedagem, não há troca de dados entre os negócios hospedados dentro do servidor, já que são separados.
Ainda, caso haja necessidade de reiniciar um servidor VPS, isso não afetaria em nada os outros servidores, garantindo mais estabilidade.
Utilizar o servidor VPS também permite mais controle no manejo das aplicações por parte de um profissional que possua habilidades técnicas para estruturar o ambiente personalizado, tendo livre acesso para gerenciar o servidor como desejar, podendo instalar quaisquer softwares de sua preferência.
Do outro lado, temos o Cloud Server, que se assemelha ao VPS por ser uma forma de armazenamento, porém, aqui ele é feito completamente na nuvem, permitindo segurança apurada na hora do arquivamento e, em consequência, maior capacidade de retenção de conteúdo.
Sua estrutura é formada por máquinas, que dividem os seus recursos e os transforma em dados móveis. Isso significa que, se houver problemas com o hardware, outra máquina assumirá a responsabilidade e se tornará apta para continuar o armazenamento, da mesma forma e cuidado.
Uma das grandes vantagens do Cloud Server é a sua flexibilidade na hora do armazenamento, que significa a elasticidade do conteúdo, de acordo com o crescimento de sua empresa. Isso é excelente para quem busca mudanças no armazenamento e planeja o crescimento contínuo na hora de transformar os dados em utilidade para a empresa.
Essa modalidade de serviço funciona muito bem para grandes empresas virtuais, modelos de aplicações web, servidor de e-mail, ferramentas de CRM ou qualquer outro programa que necessite de um modelo mais flexível de hospedagem.
O Cloud Server oferece um ambiente dedicado de alta performance, além de permitir que você acompanhe o consumo dos seus recursos, o que pode afetar o desempenho do serviço ou funcionalidade que você executa.
Como comentamos, o Cloud Server também é considerado muito seguro por manter seu site ou aplicações no ar caso ocorram falhas em partes do servidor, além de oferecer estabilidade no serviço caso outro cliente tenha picos de acesso e sobrecarga.
Aqui também é possível escolher o sistema operacional desejado para o servidor, função que não acontece no VPS.
Quando for escolher o serviço ideal para você, é fundamental saber quais os recursos que suas aplicações ou site precisarão para funcionar em alta performance. Além disso, analise se sua equipe possui conhecimento técnico suficiente para as exigências de cada opção.
Independente de suas necessidades, escolha sempre uma empresa séria, com experiência no mercado e que ofereça opções flexíveis para sua necessidade. A EVEO é uma empresa em operação há mais de 15 anos que possui serviços completos e adaptáveis para seu negócio, sempre oferecendo máxima segurança e alta performance.
Conteúdo atualizado em 17/11/2021.