Quanto mais as empresas dependem de recursos tecnológicos para executarem suas operações, mais entendem a necessidade de gerenciá-los melhor. Isso demanda uma infraestrutura de TI bem montada, operacionalmente eficiente, com profissionais capacitados e atividades de controle e monitoramento constantes. Porém, devido à complexidade e aos altos custos envolvidos, uma tendência surge. Já ouviu falar de outsourcing em TI?
Muitas vezes, criar e manter uma infraestrutura de TI por conta própria pode sair caro e exigir muita dedicação da empresa. Se a tecnologia não for o core business (atividade-fim) do negócio, mas representar o meio para que ele seja executado, o outsourcing pode ser a melhor solução.
Com base nisso, descubra a partir de agora o que é essa tendência, por que as empresas estão adotando o outsourcing e, claro, as principais vantagens da estratégia!
Segundo o Glossário de TI da Gartner, outsourcing de TI representa a entrega da responsabilidade, parcial ou integral, das operações de TI do negócio para uma empresa prestadora de serviços. É a contratação de um provedor de recursos e atividades para executar as operações do setor. Resumindo, é a terceirização da TI.
A terceirização também pode ser feita para mais de uma empresa provedora dos serviços, quando cada uma tem a sua própria especialização em um ramo diferente da TI, fornecendo soluções, como recursos e tarefas, bem específicas e de acordo com as necessidades da empresa contratante.
Geralmente, o outsourcing de TI é mais indicado para situações em que o produto ou serviço oferecidos não dependem diretamente de recursos tecnológicos, mas esse conceito está mudando e muitas empresas, principalmente startups, vêm adotando a estratégia também no core business, otimizando as operações, reduzindo custos e entregando maior qualidade aos clientes.
A maioria das empresas que adotam o outsourcing em TI passam a contar com profissionais de profunda especialização, alto nível de know how e disponibilidade que talvez não poderiam contratar se investissem sozinhas em uma estratégia. Isso quer dizer que os gestores ganham acesso a serviços mais completos e profissionais com custos bem reduzidos.
E não para por aí. Além de investirem menos para ter uma infraestrutura de TI altamente competitiva, as empresas elevam o potencial operacional e estratégico, refletindo em vantagens como maior qualidade na comunicação interna e externa, implementação das melhores práticas do mercado, redução de custos, melhora do atendimento ao cliente e maior geração de receitas. Qual gestor não sonha com isso?
Só para você ter uma ideia do que estamos falando, o site de notícias Convergência Digital divulgou um levantamento realizado pelo IDC comprovando essa tendência. Segundo o estudo, enquanto o setor de TI teve uma expectativa de crescimento entre 7% e 8% em 2017, o de outsourcing em TI atingiu a marca de 10%.
À medida que as empresas crescem e acumulam um volume de negócios cada vez maior, a contratação de serviços terceirizados passa a ser uma necessidade para se manter a competitividade. Então, conheça a partir de agora as principais vantagens de adotar uma estratégia de outsourcing em TI.
Os recursos tecnológicos representam a base estrutural de muitas operações corporativas e, como as falhas afetam diretamente a produtividade, é importante que as empresas se preocupem em manter seus sistemas funcionando sem interrupções, entregando alto desempenho e segurança durante os processos.
Isso pode ser garantido de forma mais econômica e eficiente se o negócio contar com uma empresa provedora de outsourcing em TI, pois elas disponibilizam equipes altamente especializadas nos serviços que forem contratados. Empresas que estão em fase de expansão e crescimento rápido podem se beneficiar muito com essa estratégia.
Ao contratar uma solução de outsourcing em TI, a empresa ganha um aliado estratégico, já que terá um esforço adicional em suas operações internas. Todo o setor pode passar a ser gerenciado pelos profissionais terceirizados e os internos ganham mais tempo para se dedicar às atividades mais importantes, como monitoramento do funcionamento da infraestrutura e estudo de novas estratégias para o negócio.
Ou seja, a empresa libera os profissionais internos para se dedicarem mais às estratégias de core business, conseguindo alinhar os seus recursos tecnológicos com os principais objetivos do negócio.
Independentemente do tamanho da organização, o número de profissionais dedicados às áreas estratégicas têm relação direta com os resultados gerados no médio e longo prazo. Por isso, é fundamental que os gestores e outros profissionais especializados tenham suas rotinas operacionais otimizadas. O objetivo é reduzir ao máximo o tempo gasto com tarefas manuais e que não tenham foco na geração de receitas para o negócio.
Essa preocupação é importante porque, cada vez mais, as empresas dependem do setor de TI para executarem suas operações, e o tempo investido na gestão dos recursos tecnológicos pode ser bem alto. Para não deixar que isso interfira na capacidade que o negócio tem de atuar mais estrategicamente, o investimento em outsourcing de TI será uma alternativa com boa relação custo-benefício.
Certamente, as organizações que mantêm uma infraestrutura de TI com sistemas e equipamentos desatualizados e pouco investimento em manutenção terão sérios problemas com a disponibilidade, comprometendo os níveis de produção, segurança e qualidade entregues. Dependendo do tamanho da infraestrutura, o gerenciamento de manutenções e atualizações pode representar um verdadeiro desafio.
Mas há uma solução simples para isso: terceirizar as tarefas. O outsourcing de TI pode assumir a responsabilidade pela manutenção de sistemas e equipamentos, bem como indicar a hora certa de atualizá-los para manter a força competitiva do negócio. Tudo isso de forma pontual. Nesse caso, a empresa deixa de apagar incêndios (atender imprevistos) e passa a agir de forma preventiva. Acredite, o custo cairá consideravelmente com essas medidas.
Com o outsourcing em TI, mesmo que a empresa cresça, não precisará contratar profissionais fixos e/ou temporários para manter a infraestrutura à medida que ela se expande. Os profissionais terceirizados não têm vínculos empregatícios com a empresa e prestam serviços por meio de um contrato SLA (Service Level Agreement), o que torna a estratégia mais barata para suportar o crescimento.
Além disso, toda a responsabilidade pela atualização deles fica por conta da empresa provedora dos serviços terceirizados. Se a empresa já tem uma equipe de profissionais próprios, o outsourcing servirá como atualização dos colaboradores, já que estarão sempre em contato com as melhores práticas do mercado. Assim fica mais fácil identificar tendências e implementar novas tecnologias e metodologias sem precisar investir em cursos e treinamentos constantes.
Diante dessas vantagens, você já deve estar pensando em contratar um outsourcing em TI, certo? Bom, então, pesquise um provedor que atue como parceiro, tendo objetivos parecidos com os seus e que atendam adequadamente as necessidades do seu negócio.
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