Blog da EVEO

5 vantagens do cloud server para empresas

Escrito por Vicente Neto | Mar 17, 2020 12:09:06 PM

A era da informação trouxe paradigmas enormes com os quais as empresas precisam lidar se quiserem se manter competitivas e se diferenciarem em seus mercados de atuação. Mercados competitivos implicam em problemas complexos de geração, análise e armazenamento de grandes volumes de dados e outras questões relacionadas a segurança que o setor de TI é obrigado a enfrentar. Tal cenário torna as soluções de cloud server a resposta certeira para praticamente qualquer caso.

O avanço da tecnologia, seu barateamento e a oferta cada vez maior de serviços especializados e de boa qualidade tem tornado as soluções em nuvem mais acessíveis para a implantação junto à estrutura organizacional das empresas. Isso tem provocado uma verdadeira corrida de migração dos sistemas tradicionais para os sistemas de cloud computing ao nível mundial.

Neste artigo vamos conhecer mais a fundo o que é o cloud server, quais os benefícios e algumas das principais vantagens  do cloud server que vão motivar você a integrá-lo em seu negócio. Acompanhe!

O que é cloud server?

O gerenciamento de TI é uma área das empresas constantemente cobrada por melhora de resultados e por redução de custos, porém, essa equação parece não fechar. Afinal, como melhorar o desempenho de sistemas sem incorrer em aumento de custos?

Essa é a força do cloud computing, uma solução capaz de ser bem-sucedida no ataque a esses dois eixos, podendo ser usada em múltiplas aplicações. O cloud server representa essa solução aplicada aos servidores de uma empresa, que nada mais é que a terceirização da sua manutenção e atualização gerenciada por serviços especializados externos.

Desvantagens como os gastos com hardware, manutenção, software e uso de espaço físico onde os servidores estavam instalados são substituídos por ambientes de proteção máxima contra hackers e pragas virtuais, reduzindo despesas e ampliando espaço interno útil da empresa. Assim, os custos com a infraestrutura de computadores e servidores são reduzidos ao mesmo tempo em que as rotinas de trabalho tornam-se mais ágeis e eficientes, fomentando também novos ganhos de produtividade.

Além disso, na computação em nuvem, o hardware e os softwares utilizados são constantemente atualizados, permitindo que sua empresa usufrua sempre do que há de mais avançado no mercado. Isso assegura a manutenção da sua competitividade, o que é uma ótima notícia principalmente para as micro e pequenas empresas.

A relevância comercial para as organizações que optam pela migração para nuvem também é notável, pois além de favorecer a redução de custos e melhora dos processos internos, confere à empresa a oportunidade de dedicar mais atenção ao seu “core business”.

5 vantagens do cloud server para empresas

Até aqui você já conheceu sobre o que é um cloud server e qual a sua finalidade para as organizações. Agora chegou o momento de entendermos um pouco mais sobre os seus impactos. Conheça a seguir 5 benefícios dessa tecnologia e o seu potencial de revolucionar a forma como processos, estrutura e gerenciamentos são conduzidos.

1. Segurança e estabilidade

O extravio de informações causados por falhas processuais ou pela perda de dispositivos portáteis são um problema que pode representar grandes despesas para a empresa. Isso se deve não apenas pelo custo elevado desses equipamentos, mas principalmente quando se trata de informação sensível ao negócio, como dados de clientes, protótipos, estudos de mercado, documentação sênior etc.

O cloud server é uma solução que se encaixa perfeitamente a situações semelhantes relacionadas à segurança e à estabilidade da informação. Como a informação está armazenada em nuvem, a consulta e a manipulação sempre estarão disponíveis, contando com muitas ferramentas de proteção como firewall, detecção de intrusos e muitas outras que conferem segurança e estabilidade no uso dos dados.

2. Otimização de processos

Os melhores provedores de serviços de servidores em nuvem agregam valor, ao oferecerem aplicações que permitem o acesso remoto por meio de dispositivos móveis. Esses recursos possibilitam uma maior flexibilidade para colaboradores que, apenas com uma conexão à internet, conseguem se manter ligados às suas atividades sem necessariamente estarem limitados a um local de trabalho. Assim, é possível que as empresas que adotem soluções em nuvens consigam fornecer formas de trabalho mais flexíveis que resultem em mais produtividade.

A integração de soluções em nuvem com sistemas de gestão integrada (ERP), que reúnem diferentes departamentos de uma empresa em um mesmo software, aliados aos recursos de acesso remoto conjunto, torna o trabalho em equipe muito mais fácil e eficaz. O que impacta diretamente na colaboração e acaba por auxiliar que rotinas de trabalho sejam aprimoradas e constantemente revistas, otimizando todo o processo produtivo da organização.

3. Redução de custos

Os serviços em nuvem são acessíveis a empresas de todos os tamanhos, sendo um erro pensar que soluções assim estejam restritas apenas às grandes organizações. Ao movimentar negócios de todos os segmentos, talvez a vantagem de maior relevância seja a redução dos custos em TI. Por meio dos servidores em nuvem, é possível reduzir despesas de maneira substancial.

Eliminando a necessidade de servidores locais, o que era destinado à manutenção da estrutura física também é descartada, como: as contas de energia, pessoal dedicado, refrigeração etc. Essa otimização financeira pode acarretar melhoras tanto em margem de resultados como em potencial de reinvestimento.

4. Análise de dados

Cloud servers vieram para substituir o embaraço que é, para os colaboradores em TI, fazer o gerenciamento de servidores próprios. Gerenciar servidores próprios nos dias atuais pode ser considerado como um desperdício cada vez menos presente na área de TI. Contudo, essas facilidades devem ser acompanhas de controles de segurança muito avançados, para garantir que os dados e demais conteúdos importantes da companhia não sejam perdidos ou caiam em mãos erradas.

Os sistemas de cloud server geralmente têm recursos automatizados para realizar essa segurança da informação, por meio do acesso controlado em níveis de hierarquia conforme a função exercida pelo funcionário. Tal controle permite também o estudo e análise dos dados levantados, auxiliando os gestores a encontrarem informações valiosas para a melhoria de processos e a identificação de pontos de ineficiência a serem trabalhados.

5. Adequação e flexibilidade

As empresas que têm demanda flutuante, ou mesmo crescente, tem nos serviços de cloud um aliado muito relevante graças à capacidade de adaptação desses sistemas. Com servidores remotos, é possível adequar a capacidade conforme as necessidades se apresentam, aumentando ou diminuindo o poder de processamento disponível, o espaço de armazenagem e a largura de banda.

Sabemos que muito do sucesso das organizações está em sua habilidade em responder ao mercado de maneira rápida, adaptando os seus custos às estratégias. Os serviços cloud tornam essa personalização real, permitindo ajustes rápidos, conferindo velocidade ao negócio e vantagem competitiva.

Como podemos observar ao longo do artigo, os cloud servers representam o futuro da gestão de TI nas empresas. As desvantagens dos servidores tradicionais comparados aos servidores em nuvem são gritantes e não podem ser ignoradas. Diante disso, é preciso que os administradores estejam cientes dessa nova realidade e se adaptem aos avanços que essas tecnologias podem proporcionar ao seu negócio.

É fundamental que você se mantenha sempre bem informado sobre as principais tendências de TI. Para isso, assine agora mesmo a nossa newsletter.