As novas tecnologias estão mudando o trabalho dentro das empresas cada vez mais rápido. Sendo assim, apenas aqueles que se adaptam a essas novas ferramentas devem garantir o próprio espaço em um mercado mais volátil e conectado do que nunca. Um dos fenômenos resultantes de todas essas inovações é a chamada transformação digital nas empresas, que promete ganhar ainda mais destaque e relevância nos próximos anos.
Talvez você ainda não conheça bem o significado da transformação digital ou não entenda sua relevância para os negócios atuais. Porém, muitas companhias já estão investindo nessas novas ferramentas para assegurar sua relevância. Quanto mais rápido você puder acompanhar essas tendências, mais seguro seu negócio estará nesse novo cenário.
Se você quer começar uma transformação digital no seu negócio, mas não sabe bem por onde iniciar, não se preocupe. Vamos explicar do que se trata esse fenômeno, quais ferramentas você deve buscar e como aplicá-la em sua organização. Acompanhe!
A definição mais simples para o fenômeno da transformação digital seria “uma mudança profunda nos processos internos da empresa, tanto no nível técnico quanto no nível interpessoal”. E o que isso significa?
Primeiro de tudo, essa transformação envolve a adoção de novas tecnologias que não apenas facilitem o trabalho de gestão, mas que mudem fundamentalmente a forma como o negócio funciona. A integração entre diferentes aparelhos e setores é cada vez mais importante para melhorar o desempenho dos processos internos.
Além disso, essa transformação também envolve uma mudança na forma como os gestores pensam os processos em si. Tarefas que tradicionalmente dependem de avaliação humana, como análise de currículos e desenvolvimento de sistemas, podem ser parcial ou totalmente automatizadas com as ferramentas certas. Já os trabalhos que sempre vão exigir um toque humano, por sua vez, certamente poderão ser otimizados, graças à tecnologia digital.
A transformação digital nas empresas se apoia na aplicação de novas tecnologias que dão mais opções à execução de processos internos. Veja, aqui, 5 dessas tecnologias e como elas devem impactar diversos negócios.
Caso você ainda não conheça bem o termo, cloud computing, ou “computação em nuvem”, diz respeito a um conjunto de tecnologias e ferramentas. Essas ferramentas têm como objetivo armazenar sistemas, sites ou qualquer tipo de conteúdo em servidores mais rápidos, seguros e com grande facilidade para expansão ou retração. Eles ficam hospedados fora da empresa contratante e com pagamento na modalidade IaaS (infraestrutura como serviço). O maior exemplo de serviço de computação em nuvem é o Data Center Virtual.
Entre as principais vantagens desse tipo de tecnologia está a facilidade de expansão. Com o cloud computing, a infraestrutura do seu negócio pode ser expandida em questão de segundos, resolvendo de forma rápida e fácil picos de acesso inesperados.
Graças à internet e a maior conectividade entre diversos aparelhos, é possível coletar quantidades cada vez maiores de dados de maneira ordenada e que produza resultados tangíveis. Isso é o que chamados de “Big Data”, o conjunto gigante de informações que podem ser utilizadas por negócios hoje em dia.
Essa tecnologia também já é parte da transformação digital nas empresas atualmente. Como o mundo online permite que você alcance um público muito mais amplo sem gerar grandes custos, poder analisar mais informações de mercado será um diferencial importante para suas tomadas de decisões.
Mais do que permitirem a comunicação, as novas tecnologias digitais estão tornando as redes de informação cada vez mais autônomas. Se há 5 computadores em um negócio, já é possível utilizar diversas ferramentas para conectá-los em uma rede e fazer com que eles compartilhem dados entre si e coordenem o próprio trabalho.
Essa prática de unir múltiplos sistemas de processamento de informação e usá-los de forma uníssona é a principal tarefa da Internet das Coisas, ou “Internet of Things”. Graças a ela, é possível agregar mais e mais valor a redes de informação, sem ter que criar um sistema separado para coordenar todos os componentes.
As tecnologias de realidade virtual também são cada vez mais presentes hoje em dia, especialmente em ramos voltados para o entretenimento digital e para simulações em treinamentos. A possibilidade de replicar ambientes em espaços digitais ainda é recente, mas está crescendo cada vez mais rápido.
Entretanto, isso também significa que as aplicações dessa tecnologia em empresas são um pouco limitadas. Mas, essas opções, já têm grande impacto em diversos setores. Poder fazer um tour por uma casa que ainda não foi construída, por exemplo, seria um grande destaque para qualquer negócio na área de construção civil.
Obviamente, as máquinas já se tornaram mais inteligentes, mas não da mesma forma que uma pessoa. Ainda falta muito até que um computador possa entender o mundo como um ser humano. Porém, quando se trata de eficiência, a inteligência artificial já é uma ferramenta muito importante no dia a dia dos negócios.
Por meio de uma programação mais complexa, uma máquina pode memorizar padrões de ação e, com base em algumas diretrizes, tomar decisões por conta própria e aprender com os resultados. Quanto mais interações o sistema executa, mais inteligente e eficiente ele se torna.
Outro aspecto que mencionamos sobre a transformação digital nas empresas é que, além da parte técnica, também deve haver uma mudança na cultura organizacional. Várias funções tradicionais, tanto na área de gestão quanto na área operacional, serão renovadas para utilizar melhor essas tecnologias. Mas, sem uma atitude proativa dos colaboradores, você terá bem mais dificuldade nesse processo.
Acima de tudo, a chave aqui é investir na adaptação do seu time ao longo do tempo, antes que as mudanças se consolidem. Treinamentos para o uso de novas ferramentas e incentivo à realização de cursos certamente podem representar uma grande diferença no resultado obtido quando você resolver implantar essas tecnologias em maior escala.
Agora que você entende melhor o que é a transformação digital nas empresas e como ela pode ser aplicada ao seu negócio, é hora de montar um plano para melhorar seus processos internos e acompanhar as novas tendências tecnológicas, pois tirar o tempo necessário para se preparar vai melhorar bastante seus resultados.
Se você quer aprender mais detalhes sobre esse processo, então, baixe nosso E-book sobre Transformação Digital e veja mais sobre como você pode colocá-la em prática.