Você já ouviu falar sobre o Tinbot? A evolução da inteligência artificial e da robótica tornou possível a realização de uma das maiores inovações tecnológicas: a utilização de robôs para cumprir funções administrativas em uma empresa.
A seguir, mostramos como é feito o uso dessa tecnologia e apresentamos o novo robô que pode ser o próximo colaborador na sua empresa. Acompanhe a leitura!
Basicamente, a inteligência artificial busca simular a humana por meio do desenvolvimento de softwares capazes de movimentar máquinas de forma inteligente. No entanto, essa não é uma tarefa simples e, por isso, conta com uma ampla área de pesquisa que procura atingir esses objetivos.
Para o desenvolvimento do robô, também foi utilizada a inteligência cognitiva. É ela que permite que ele tenha raciocínio, possa fazer deduções e, dessa forma, tenha a capacidade de detectar e evitar problemas.
A inteligência cognitiva possibilita a utilização de diversos recursos, como a possibilidade de transformar o que é falado por uma pessoa em texto, o que permite a interação com o dispositivo.
Outro recurso é o reconhecimento facial e de imagem. Isso permite que uma série de imagens sejam armazenadas e, assim, o robô possa fazer a identificação de rostos, por exemplo.
O robozinho Tinbot é um projeto que surgiu em um programa de aceleração de startups do Brasil, o Ciclo de Capacitação 2018, do InovAtiva.
A empresa que investiu no projeto e fez parceria com o desenvolvedor é a DB1 Global Software. O robô é de pequeno porte e fala português. Além disso, também têm características como o reconhecimento de voz, gestos e expressões.
A princípio, foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master. No entanto, o robô pode ser configurado para atender às necessidades de cada empresa. Assim, pode exercer a função de recepcionista, gerente de projetos, professor de inglês, entre outras.
Uma das possibilidades de programação do robô é por meio de emoticons, denominada pelo desenvolvedor como linguagem tico-tico, com a finalidade de configurar suas expressões, como a movimentação da cabeça, a forma de mexer os braços ou a expressão facial.
Existe também a possibilidade de o configurar utilizando programação por meio da internet, no portal do Tinbot, o que amplia as possibilidades de configurações. Os usuários que tenham um bom conhecimento de JavaScrip podem configurar ações ainda mais específicas e, com isso, obter muito mais recursos do robô.
Um desses recursos é a possibilidade de integrar o robô a outros sistemas, como o Google Agenda e Microsoft 365, entre outros. O Tinbot tem diversas funcionalidades além das já mencionadas, entre elas:
O Tinbot representa uma forma diferenciada de interação para a sua empresa. Assim, se você busca inovação e uma nova experiência para seus funcionários, não pode deixar de conhecer essa tecnologia que tem como base a inteligência artificial e cognitiva.
Gostou do nosso conteúdo sobre novas tecnologias? Então, conheça outras inovações tecnológicas que são tendências em 2019!