Passar por problemas com hospedagem é um forte sinal de que pode ser o momento de investir em um servidor dedicado, principalmente quando os serviços online contribuem para a receita de sua empresa.
Neste tipo de solução, todo o hardware é dedicado a uma única empresa, sem nenhum tipo de compartilhamento com outras entidades. Além disso, diferentemente da hospedagem compartilhada, oferece recursos completos, incluindo processamento, armazenamento e largura de banda, proporcionando desempenho consistente e maior controle.
Por serem personalizáveis, hosts dedicados são extremamente relevantes para negócios em expansão ou que têm como meta crescer de forma saudável, sem passar pelos problemas comuns aos negócios que crescem rapidamente.
Além disso, essa pode ser a solução para uma série de problemas internos de uma empresa, como: lentidão, problemas de processamento e armazenamento de dados, falhas de segurança e muitos outros que comprometem a infraestrutura do negócio.
A lógica é certa: menores problemas, retrabalhos e despesas, maior eficiência e, consequentemente, escalabilidade nos negócios e faturamento.
A fim de te ajudar a tomar a decisão mais acertada para o seu negócio, elencamos os 5 principais sinais de que é a hora de fazer a migração para um servidor dedicado. Confira:
Lentidão nunca é bem vista, principalmente pelos usuários de um site ou aplicativo. Ela também é um sinal claro de que o seu host atual não está dando conta de atender às demandas de solicitações e carregamento de dados.
Picos de tráfego também significam surpresas para o time de infraestrutura, que acaba tendo que reduzir o uso do banco de dados, apagar arquivos e até mesmo limitar o funcionamento do hardware.
Com servidores dedicados, é possível trabalhar com configurações personalizadas de alocação e até mesmo redundância, garantindo uma boa experiência de navegação aos seus usuários.
Além disso, eles não só resolvem os desafios imediatos de lentidão, mas também estabelecem uma base sólida para suportar o crescimento futuro, garantindo um desempenho consistente e uma experiência positiva para os usuários.
Outro sinal claro (e preocupante) de falha no servidor está relacionado ao armazenamento e ao processamento dos dados sensíveis dos usuários de um site/aplicativo. Preocupações em relação à violação e ao vazamento de dados não devem fazer parte da rotina de um time de infraestrutura.
Caso isso aconteça, é hora de avaliar a troca para um host dedicado, já que ele possibilita total controle sobre o setup de firewalls, VPNs, criptografia e outros recursos importantes, como backups personalizados e análise de logs.
Isso é importante porque empresas em descumprimento com a LGPD estão sujeitas a punições mais ou menos graves, tais como:
Leia também: Servidor dedicado ou servidor em nuvem: qual escolher?
A limitação na personalização e controle do servidor em ambientes compartilhados também é um indicativo da necessidade de migrar para um servidor dedicado.
Empresas em crescimento demandam softwares específicos, configurações de segurança personalizadas e requisitos de desempenho exclusivos – além da autonomia para executar e gerenciar todas as soluções adequadas para as suas necessidades.
Essa falta de controle é um grande obstáculo para o crescimento de um negócio. Um host dedicado oferece maior flexibilidade, permitindo a customização do ambiente de hospedagem para atender às demandas específicas da empresa. Isso inclui:
A migração para uma solução dedicada oferece às empresas maior controle sobre sua infraestrutura, assegurando que a hospedagem atenda às exigências particulares de suas operações.
Leia também: Os benefícios de usar um servidor dedicado SSD para o seu negócio
Ter uma infraestrutura robusta, adaptada às necessidades de negócio e atualizada em tecnologias e tendências do mercado de soluções inovadoras é imprescindível a todas as empresas, mas torna-se uma questão fundamental em negócios de nichos específicos.
Temos como exemplo empresas do setor financeiro, que possuem requisitos rigorosos de conformidade a serem atendidos nos quesitos infraestrutura e recursos de segurança de dados. O mesmo vale para negócios da área de saúde, educação, entre outros.
Algumas dessas necessidades acabam não sendo atendidas por servidores compartilhados, o que não necessariamente é um problema inicialmente. No entanto, torna-se uma questão a partir do momento em que problemas de segurança, instabilidades e custos adicionais começam a surgir.
Por fim, um sinal de que chegou o momento de transicionar para um servidor dedicado é o crescimento da empresa e a necessidade de escalabilidade na operação.
Com o aumento do tráfego e demanda por recursos de TI, uma solução exclusiva oferece desempenho consistente, personalização e controle, essenciais para manter a eficiência operacional.
Os benefícios no tratamento de dados sensíveis, a escalabilidade contínua, a adição de recursos sem interrupções, a eliminação do compartilhamento de recursos e a preparação para desafios futuros tornam a migração um ponto estratégico para empresas em crescimento, proporcionando uma base sólida para enfrentar as demandas do mercado em evolução.
Agora que você já sabe quais são os sinais de que sua empresa precisa considerar a migração para um host dedicado, é muito importante avaliar cuidadosamente a transição para garantir uma adaptação bem sucedida.
A migração é uma solução abrangente para questões de desempenho, segurança, personalização e escalabilidade, fundamentais para o crescimento da sua empresa.
Uma dica importante é certificar-se de que a escolha do servidor atenda não apenas às demandas atuais, mas também às projeções de crescimento — principalmente se, dentre os objetivos de sua empresa, encontra-se a atração de novos usuários nos canais digitais.
Gostou deste conteúdo? Para explorar ainda mais os benefícios dos servidores dedicados, confira, também, o guia completo para empresas desenvolvido pela EVEO. Nele, você pode ter insights valiosos para auxiliar na tomada de decisões e garantir uma transição bem sucedida.