Blog da EVEO

Serviços de armazenamento em nuvem: quando e como contratar

Escrito por Redação EVEO | Dec 26, 2023 12:00:00 PM

Os serviços de armazenamento em nuvem são uma tendência já consolidada no mercado quando o tema é processar, guardar e acessar dados de forma fácil, eficiente e segura. Se o seu negócio ainda não adotou essa solução ou está em busca de um parceiro que ofereça melhores soluções, continue a leitura deste post para entender:

  • Quando contratar o serviço de armazenamento em nuvem;
  • Como contratar o serviço de armazenamento na cloud;
  • Por que escolher a EVEO como provedor de serviços de armazenamento em nuvem.

Quando contratar o serviço de armazenamento em nuvem?

Diferentes circunstâncias e necessidades são indicadores de que chegou o momento da empresa optar por contratar serviços de armazenamento em nuvem. Listamos alguns deles a seguir:

Quando é necessário escalar o processamento de dados

Se o seu negócio precisa tratar um grande volume de dados, o armazenamento na cloud viabiliza escalar essa tarefa com a eficiência que a sua operação necessita. 

Ao decidir pela nuvem, a capacidade de processar e guardar dados é aumentada sem gerar altos gastos com data centers. Assim, é possível expandir o negócio sem fazer grandes investimentos em infraestrutura.

Quando é preciso melhorar a segurança de informação

A segurança de dados é uma das principais preocupações das empresas atualmente. Com o armazenamento em nuvem, a empresa pode contar com recursos avançados de segurança, como criptografia, mascaramento de dados, controle de acesso e edição de dados de arquivos sensíveis. 

Quando é preciso dar mais flexibilidade e agilidade ao acesso de dados

O armazenamento em nuvem torna possível que pessoas com permissão acessem os dados de qualquer lugar do mundo com conexão à internet. Dessa forma, gestores e colaboradores da empresa podem usar os arquivos e os documentos necessários ao trabalho de qualquer lugar, a qualquer hora, o que aumenta a flexibilidade e a agilidade no acesso às informações.

Quando é necessário reduzir os custos com TI

Os serviços de armazenamento na cloud ajudam as empresas a reduzirem custos com TI, já que, ao optar por essas soluções, não é necessário investir em hardware e infraestrutura. O armazenamento em nuvem ainda pode ajudar a empresa a economizar em gastos operacionais, como energia elétrica e manutenção.

Como contratar o serviço de armazenamento na cloud?

Ao decidir pela contratação de serviços de armazenamento em nuvem, é fundamental considerar alguns pontos para garantir fazer a melhor escolha para o negócio:

Realize uma análise de custo

Antes de contratar um serviço de armazenamento em nuvem, é indispensável avaliar o custo-benefício gerado pela contratação. Verifique se o serviço oferece um plano que atenda às suas necessidades e se o preço estabelecido é compatível com o mercado e com a qualidade oferecida.

Avalie a usabilidade da plataforma

A usabilidade é um fator essencial ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem. Verifique se a plataforma é amigável e poderá ser facilmente assimilada pela equipe da empresa. 

Considere, também, se a plataforma oferece recursos que atendem às necessidades do negócio. 

Conheça as diferentes opções de serviço de armazenamento em nuvem

Para fazer a melhor contratação para a empresa lida, é essencial também conhecer os diferentes tipos de serviços de armazenamento em nuvem:

Nuvem pública

Nesta modalidade, os recursos de computação são fornecidos por um provedor de serviços em nuvem público, como o Google Cloud Platform, Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure. Esse modelo é ideal para empresas que desejam terceirizar a infraestrutura de TI e pagar apenas pelos recursos que usam.

Nuvem privada

A nuvem privada é um modelo de serviço em que os recursos de computação são fornecidos por um provedor de serviços em nuvem privado. Esse modelo é ideal para empresas que desejam manter o controle total sobre sua infraestrutura de TI e ter mais segurança.

Nuvem híbrida

Esse é um modelo de serviço em que os recursos de computação são fornecidos por uma combinação de provedores de serviços em nuvem pública e privada. Esse modelo é ideal para empresas que desejam unir a flexibilidade e a escalabilidade da nuvem pública e a segurança e o controle da nuvem privada.

Além disso, existem três tipos de serviços em nuvem: 

  • Serviço de Infraestrutura como Serviço (IaaS);
  • Serviço de Plataforma como Serviço (PaaS);
  • Serviço de Software como Serviço (SaaS). 

Cada um deles oferece diferentes níveis de controle e gerenciamento de infraestrutura. 

Entenda as necessidades do seu negócio

Antes de contratar um serviço de armazenamento em nuvem, é essencial entender as necessidades do seu negócio. Para isso, você pode fazer as seguintes perguntas:

Quais são os principais desafios que a empresa enfrenta atualmente? 

Identificar os principais desafios da empresa pode ajudá-lo a entender quais recursos de armazenamento em nuvem são necessários para superá-los.

Quais são as principais prioridades da empresa? 

Identificar as principais prioridades da empresa pode ajudá-lo a entender quais recursos de armazenamento em nuvem são necessários para atendê-las.

Quais são as principais metas da empresa? 

Identificar as principais metas da empresa pode ajudá-lo a entender quais recursos de armazenamento em nuvem são necessários para alcançá-las.

Quais são as principais preocupações de segurança da empresa? 

Identificar as principais preocupações de segurança da empresa pode ajudá-lo a entender quais recursos de armazenamento em nuvem são necessários para proteger os dados da empresa.

Avalie bem o provedor do serviço de armazenamento em nuvem

Antes de finalizar a contratação do provedor de serviços de armazenamento em nuvem, é fundamental avaliar: 

  • Reputação: procure conhecer qual é a reputação do prestador do serviço no mercado e entre clientes e ex-clientes. De preferência a empresas com boas avaliações, inclusive na internet. 
  • Suporte: Verifique se o provedor oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e se disponibiliza serviços de recuperação em caso de falha ou perda de dados.
  • Segurança: Verifique se o provedor oferece recursos avançados de segurança, como criptografia, mascaramento de dados e edição de dados de arquivos sensíveis.
  • Preço: Avalie o custo-benefício do serviço de armazenamento em nuvem e verifique se está em conformidade com o mercado.

Leia também: Armazenamento na Nuvem vs Armazenamento Local: qual é o melhor?

Por que escolher a EVEO como provedor de serviços de armazenamento em nuvem?

Especializada em soluções cloud, a EVEO oferece serviços de armazenamento em nuvem personalizados e seguros, com foco nas necessidades de cada cliente. 

Nossas soluções de armazenamento de dados em nuvem privada oferece às empresas diferenciais como 100% de personalização, segurança em nível de rede e atendimento próximo. Assim, podemos criar parcerias de sucesso com empreendimentos de diferentes nichos e portes.

Agora que você conhece os indicadores que mostram qual o momento para contratar serviços de armazenamento em nuvem e sabe quais fatores considerar ao escolher um provedor, acesse nosso site e conheça nossas soluções de nuvem privada para descobrir como podemos ajudar a escalar a operação do seu negócio.