Um dos maiores desafios de um gestor na área de tecnologia é reduzir trabalho operacional em TI. É bastante comum os profissionais terem dúvidas para resolver esse problema. Porém, ao fazer isso, os benefícios para empresa são bastante relevantes.
É possível reduzir custos e aumentar a produtividade significativamente quando os processos são otimizados e toda cadeia de trabalho flui melhor. Além disso, por meio da redução do trabalho operacional, é possível obter resultados melhores, diminuir os erros e facilitar o trabalho de todos os envolvidos na infraestrutura de TI.
Afinal, todos gostam quando tudo funciona de forma fácil e dinâmica sem a necessidade de se prender a tarefas burocráticas. Pensando nisso, listamos 3 dicas que podem ajudar na hora de decidir por onde começar as mudanças. Confira!
Grande parte dos processos de uma empresa necessita da utilização da tecnologia. O uso de computadores, internet, ramais internos, sistemas de câmeras e outras tecnologias agiliza toda a cadeia de trabalho.
Porém, a própria TI também pode ser beneficiada por meio da automatização dos processos com o objetivo de facilitar as tarefas realizadas pela equipe.
Um exemplo que evita muita dor de cabeça é hospedar os servidores em um provedor de computação em nuvem. Com ele, é possível reduzir custos com o pagamento apenas do que é utilizado e ainda ter um backup e redundância da infraestrutura. Assim, é possível evitar as possíveis complicações de ter um data center fisicamente instalado dentro da própria empresa.
Alguns processos passam por diversas equipes e setores dentro de uma mesma empresa e, nem sempre, de forma eficiente. Então fazer com que a informação circule de forma adequada e padronizada é fundamental para evitar possíveis atritos e até mesmo, o comprometimento de alguma tarefa.
Um problema comum é o distanciamento da equipe de desenvolvedores das equipes operacionais — que causa contratempos na hora em que os ambientes criados pelos desenvolvedores não atendem de forma eficaz quem utiliza os sistemas.
Pensando nisso, a cultura DevOps visa aproximar as partes envolvidas com a geração de processos mais eficientes de forma integrada e na busca da colaboração mútua. Assim, as duas frentes podem trabalhar com um só objetivo e produzir mais e melhor para a empresa.
Ter conhecimento das rotinas é parte importante para quem quer reduzir trabalho operacional em TI. Por meio de ferramentas que medem indicadores e avaliam o nível de serviço, é possível controlar melhor as solicitações, tarefas e incidentes dentro de uma empresa.
As boas práticas de gestão em TI auxiliam o gestor a obter resultados confiáveis e alinhar os processos ao negócio. Aderir a Biblioteca ITIL é uma excelente maneira de monitorar os resultados e oferecer aos usuários uma forma de suporte eficaz.
Ao adotar essa metodologia, tudo fica registrado. E, é possível identificar o foco de determinado problema ou a necessidade de melhoria em alguma área por meio de sistemas que gerenciam as informações.
Por exemplo: se ao avaliar os indicadores, o número de incidentes relacionados à rede de dados estiver acima da média, já é possível saber onde é preciso realizar a ação de correção.
Agora que você conheceu algumas dicas de como reduzir trabalho operacional em TI, descubra como o setor de TI pode se preparar para as mudanças no futuro! Conheça mais sobre a Transformação Digital.