Com o avanço das tecnologias de internet e software, hoje já é possível virtualizar uma infraestrutura de TI inteira. Quando a empresa opta por essa estratégia, significa que está migrando a maioria dos seus recursos e operações para a nuvem, o que pode trazer uma série de vantagens para o negócio. Mas, você sabe o que é Data Center Virtual? Melhor ainda. Sabe por que deve adotá-lo?
Nosso objetivo com este post é esclarecer todas as dúvidas a respeito desse assunto para que você usufrua da tecnologia sem qualquer receio. Então, aproveite a leitura!
O que é o Data Center Virtual?
Quando dizemos que um Data Center é virtual significa que toda a infraestrutura de TI — como servidores, rede, capacidade de processamento — e outros recursos necessários para as operações foram virtualizados. Ou seja, eles ficam hospedados na nuvem e passam a ser acessados por meio de um link no navegador de web.
Geralmente, um provedor de Data Center Virtual monta a estrutura e oferece as capacidades disponíveis em forma de serviços, ficando responsável pela segurança, manutenção, atualização e disponibilidade.
Como funciona o Data Center Virtual?
Ao optar por virtualizar o Data Center, sua empresa ganha acesso a uma estrutura robusta, pois passa a contar com uma grande rede de servidores e storages interligados e que ainda podem ser espalhados por regiões diferentes. Isso quer dizer que os dados e sistemas, bem como os seus respectivos backups, podem ficar hospedados em locais distintos por segurança.
Dessa maneira, se um servidor que faz parte da nuvem do provedor sair do ar, um outro servidor de backup dará conta do recado, mantendo toda a infraestrutura funcionando até que o problema seja resolvido. A maioria dos provedores deixa isso bem claro no SLA (Service Level Agreement), e você nem sente a diferença quando acontece.
Para isso, você deve escolher um bom provedor de cloud computing e um plano de assinatura com pacote de serviços e ferramentas que sejam mais adequados às necessidades do seu negócio. Como muitos oferecem flexibilidade para montar um plano sob medida, essa tarefa não deve ser difícil. A partir daí, você paga uma mensalidade pelo uso da infraestrutura.
Quais as vantagens em adotar o Data Center Virtual?
Reduz custos com infraestrutura física
Com a virtualização do Data Center, a empresa não precisa mais investir em aquisições, instalações, manutenções, renovações de garantia e segurança de servidores. Consequentemente, acontecerá o mesmo com os equipamentos de refrigeração e espaço para acomodar os equipamentos. Tudo isso passa a ser de responsabilidade do provedor de infraestrutura na nuvem.
Proporciona escalabilidade operacional
Em vez de precisar comprar um novo servidor sempre que a demanda aumentar, a empresa pode simplesmente consumir mais espaço e recursos disponíveis na estrutura virtual oferecida pelo provedor. Dessa forma, a empresa ganha acesso a um ambiente elástico para crescer de forma sustentável e a baixo custo, já que paga apenas pelo que usa.
Melhora o controle dos recursos
No Data Center Virtual, o gerenciamento dos dados, sistemas, políticas de segurança e recursos pode ser feito a distância, pela internet. Ou seja, independentemente do lugar e do horário, basta ter um dispositivo móvel em mãos e um ponto de acesso à internet para acessar a infraestrutura e executar as funções de monitoramento e controle dos ativos virtuais e operações on-line.
Aumenta a segurança
Um Data Center Virtual conta com recursos tecnológicos de última geração para reduzir os riscos de invasão e perda dos dados e sistemas. Isso inclui sistemas de criptografia, antivírus corporativo, firewall, proteção contra ataques DDoS, cloud backups e planos de recuperação de desastres. Muitas empresas não conseguem investir, sozinhas, em um nível de segurança tão alto.
É bom lembrar que um serviço de Data Center Virtual é diferente do serviço de armazenamento de dados em nuvem. Enquanto esse último trata-se de um recurso mais simples e com ferramentas bem limitadas, focado apenas em guardar arquivos e backups na nuvem, o Data Center Virtual entrega uma infraestrutura completa de servidores, storages e rede.
O que achou da oportunidade? Aproveite e descubra também o que é CRM na nuvem e as principais vantagens de usá-la!
Deixe um comentário