Diversas inovações tecnológicas chegam a cada ano. A humanidade atingiu um ponto em que a velocidade com que novas descobertas acontecem é tão alta que, muitas vezes, temos dificuldades para acompanhar. Por isso, é muito importante procurar sempre conhecer aquilo que está por vir, principalmente quando essas novas tecnologias impactam diretamente o mundo empresarial.
Quer saber quais são as tendências em inovação tecnológica para o ano de 2019? Então continue lendo este artigo para descobrir!
Agricultura avançada
Fundamental há milênios para a sobrevivência do homem na Terra, a agricultura passa por constantes transformações ao longo do tempo. E os estudos de robótica prometem levar a agricultura automatizada para um novo patamar. Entre as inovações no setor, podemos citar a criação de algoritmos robóticos capazes de operar fazendas de maneira completamente autônoma, além do uso mais intenso dos drones.
Espaços inteligentes
Um espaço inteligente é um ambiente, seja ele no meio físico ou no meio digital, no qual as pessoas e sistemas tecnológicos interagem de forma conectada, aberta e inteligente. Assim, pessoas, serviços, processos e coisas podem se reunir em um espaço para desenvolver experiências imersivas, interativas e automatizadas.
Privacidade digital
À medida que o acesso ao meio digital alcança novos patamares, as preocupações com privacidade e segurança aumentam na mesma proporção, seja para pessoas, empresas ou até mesmo para governos. Uma grande tendência nesse sentido é que as organizações passem a ser cobradas por uma postura proativa, abordando questões como o uso de dados pessoais de seus clientes.
Aplicações em nuvem
Não é novidade para ninguém que os serviços em nuvem estão crescendo numa velocidade enorme. Por isso, as empresas que procuram revolucionar a maneira como o seu público se relaciona com a marca devem investir fortemente nas aplicações em nuvem.
Estima-se que, até o final deste ano, mais de 30% de todo o investimento realizado em softwares pelos 100 maiores fornecedores do mundo será completamente migrado para nuvem. Dessa forma, até o ano que vem, as expectativas são de uma movimentação de US$72 bilhões no consumo de serviços e assinaturas em nuvem.
Coisas autônomas
O termo pode parecer estranho, mas as coisas autônomas abraçam uma grande quantidade de objetos e equipamentos capazes de utilizar a Inteligência Artificial (IA) para automatizar diversas funções, que antigamente eram executadas exclusivamente por humanos. Por isso, não se assuste se robôs, drones ou veículos autônomos passarem a fazer parte do seu dia a dia com maior frequência nos próximos anos.
Imersão digital
A maneira como as pessoas interagem umas com as outras — e com as marcas e plataformas digitais — nunca evoluiu tão rápido. Por isso, recursos tecnológicos como a realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e a realidade mista (MR) ocupam espaços de destaque nas tendências de tecnologia para os próximos anos. Eles são capazes de alterar a maneira como percebemos e interagimos com o mundo digital.
Entender tudo aquilo que classificamos como inovação tecnológica é fundamental para manter uma empresa atualizada no mercado. E, como não poderia deixar de ser, é essencial estar preparado para investir nos recursos de tecnologia que melhor se adéquam à sua marca e ao seu público, garantindo assim a liderança do nicho de mercado em que você está inserido.
E aí, gostou do nosso artigo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!
Deixe um comentário