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Indicadores de TI: quais métricas você deve usar para medir os resultados do setor?

Escrito por Vicente Neto | Jul 20, 2018 6:05:28 PM

Como você lida com os indicadores de TI em sua empresa? Para se destacar no mercado competitivo, é fundamental que você utilize a ferramenta para acompanhar a evolução da sua companhia.

Os indicadores contam com um papel fundamental dentro de uma organização: mostrar os resultados gerados pela companhia em um determinado período. Assim, caso o rendimento seja abaixo do esperado, você terá uma ideia do que deve ser melhorado.

O problema é que apenas a sua prática não é suficiente para mostrar os pontos a serem corrigidos. Para isso, o gestor deve utilizar as métricas para medir o nível de desempenho em cada setor.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja abaixo em nosso artigo!

Quantidade de chamados abertos

Ao contar com a métrica, o gestor pode ter uma ideia do quanto a equipe de TI está performando dentro da atividade.

Assim, caso a quantidade de chamados seja elevada, você pode utilizar os valores para entender quais setores precisaram acionar a sua equipe, o número de pendências e quais os maiores motivos que levam à reclamação.

Os dados se tornam relevantes para que você possa desenvolver estratégias junto à equipe de TI para atender aos chamados de forma assertiva e garantir a estabilidade no sistema.

Nível de satisfação dos clientes

Por acreditar ser desnecessário, muitas empresas cometem o grave erro de não coletar o feedback de seus clientes.

Quando o gestor ignora essa métrica, ele deixa de receber informações importantes relacionadas a segurança ou performance que poderiam ser utilizadas para melhorar a qualidade do serviço prestado e, assim, garantir maior satisfação dos usuários e atrair novos compradores.

Por outro lado, mesmo que você receba reclamações, o gestor poderá consertar rapidamente as falhas encontradas pelos usuários. A ação rápida permite que a incidência de problemas seja menor com o passar do tempo e sejam corrigidas em futuras versões.

Tempo de atendimento das demandas

O tempo de atendimento tem sido um dos fatores mais abordados nos últimos anos. Afinal, com a velocidade da internet, naturalmente ficamos mais impacientes para receber uma resposta, principalmente no setor de atendimento ao cliente.

Com a métrica em mãos, o gestor pode analisar quais são os assuntos mais abordados durante o atendimento, seja por chat, seja por telefone.

Ao entender o padrão de atendimento, ele poderá preparar a sua equipe para tratar o assunto com maior assertividade, para garantir um atendimento rápido e prático ao cliente.

Disponibilidade de servidores

Para que a empresa consiga manter o funcionamento de suas operações, sabemos o quanto é fundamental contar com a disponibilidade dos servidores.

Ao contar com a métrica de disponibilidade de servidores, o gestor consegue antecipar problemas graves que afetam os processos de sua organização.

Assim, caso você encontre algum problema, poderá acionar rapidamente o setor de TI para verificar o que pode ter ocorrido. Além disso, a métrica pode ser utilizada para informar a sua equipe quando um equipamento deve ser substituído por um novo.

Produtividade da equipe

Para manter uma entrega consistente de resultados, muitas empresas têm abordado a produtividade como parte essencial de uma equipe. Mas o que a métrica pode fazer por sua corporação?

Para manter uma base de clientes satisfeitos, sabemos que a resposta rápida, aliada à eficiência, tende a gerar melhores resultados, correto? Assim, quando utiliza a métrica, você pode medir o quão eficiente a equipe tem realizado as atividades.

Dessa forma, ao analisar os resultados, você pode juntar os integrantes para corrigir problemas pontuais e melhorar o andamento das atividades. Caso seja necessário, a equipe pode utilizar o Scrum para aumentar a produtividade nas tarefas.

Importância dos indicadores de TI na empresa

Para que o gestor possa melhorar a gestão de TI, a adoção de métricas deve ser obrigatória na rotina da companhia. Afinal, como o próprio Peter Drucker diz em sua emblemática frase: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”.

O desenvolvimento contínuo se tornou obrigatório para que as companhias se mantenham firmes no mercado competitivo. Dito isso, é natural que a concorrência procure, a todo momento, melhorar os seus processos. Por isso, cabe a você acompanhar as tendências para gerar mais vendas.

E você, concorda com esses indicadores de TI que sugerimos? Compartilhe sua experiência!