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Guia para organizar o Outsourcing de TI na sua empresa

Escrito por Vicente Neto | May 19, 2020 11:49:05 AM

Você já ouviu falar sobre Outsourcing, certo? Uma estratégia que prevê a terceirização de serviços utilizando uma empresa especializada para fazer o trabalho. Neste texto, apresentamos esse método focado no setor de TI, o que auxilia e otimiza os processos da sua organização, além de abrir espaço para a atividade central do seu negócio.

É certo que você só tem a ganhar com a implementação dessa tática e, para ter certeza e entender mais do que estamos falando, vale a pena seguir a leitura. Descubra a importância do Outsourcing, os benefícios da estratégia e, ao final, confira os 6 passos de como implementá-la no seu negócio.

Este post parece promissor para você? Confirmamos que sim. Continue focado na leitura e descubra agora um novo caminho para fazer a sua empresa crescer ainda mais!

Os 3 sinais de que a sua empresa deve recorrer à terceirização

Se o seu objetivo é encantar a clientela, oferecendo o melhor trabalho e, nesse momento, não pode perder tempo treinando uma equipe, pode ser que a resolução coerente seja partir para a terceirização. Além disso, há outros motivos que podem caber na sua situação atual. Apontamos três deles nos próximos pontos do texto. Veja agora quais são eles!

1. Necessidade de estabelecer um PMO

Se o caso da sua empresa é que ela está em expansão, já deve saber que criar um PMO é um passo natural nesse cenário. A alta demanda de projetos e diversos gestores presentes no ambiente é que fazem partir para essa estratégia.

Assim como todo bom profissional, você deve ter esclarecido que contar com uma equipe preparada é essencial. Por isso, se não houver experiência no Escritório de Projetos ou Project Management Office, a maneira mais certeira de garantir o sucesso nessa nova fase do seu negócio é terceirizando os processos.  

2. Reestruturação

De qualquer forma, quando o cenário é de mudança, o ambiente e o ciclo de produções pedem adequações. Neste ponto, a ideia central é que o ritmo de resultados siga alinhado com a reestruturação pretendida dentro da sua empresa.

A terceirização de serviços garante que tal ritmo se aloje com facilidade. Não se preocupe: a reestruturação da sua empresa não precisa passar pelo momento de adequações. O que a terceirização propõe é que todas as mudanças necessárias sejam resolvidas de forma rápida, transparente e prática.

3. Falta de pessoal

Além dessas hipóteses anteriores, há outra motivação que pode ter a ver com o momento da sua empresa: falta de uma equipe bem constituída e preparada. Saiba que esse problema também pode ser resolvido com a terceirização.

A proposta, neste tópico, se dá pela colocação rápida e eficiente de um grupo de profissionais qualificados. Dessa maneira, quando aparecer uma questão que necessita de atenção e dedicação total, a terceirização de equipe se encaixa perfeita e, claro, rapidamente no seu negócio.

6 benefícios do Outsourcing de TI

Além de suprir as necessidades, citadas acima, da sua empresa, apostar no Outsourcing de TI promove diversos benefícios na organização. Que tal conhecer como a estratégia pode ajudar a sua empresa e descobrir cada uma das vantagens que podem afetar o seu negócio? Então, mantenha-se atento à tela!

1. Redução de custos

Você, gestor, deve ter como uma das principais prioridades na empresa a redução de custo. Entendemos que isso não quer dizer que você não está preocupado com a eficiência dos resultados, o crescimento do negócio ou a competitividade no mercado. Tudo isso importa muito e está interligado.

A ligação está, justamente, na diminuição de gastos e margens de lucros maiores ou preços de venda menores. Já deu para entender o ponto, certo? Estamos falando de aumentar o fluxo de volume da sua empresa.

Se a pergunta da vez é “como o Outsourcing de TI colabora para a redução de desembolsos?” a resposta pode assumir dois pontos. Veja só:

  • desnecessidade de investimento na aquisição e manutenção do núcleo de TI;
  • custo operacional diminuído;
  • desnecessidade de criar e manter um espaço próprio para alojar equipamentos, colaboradores e máquinas.

Além disso, há empresas de terceirização que flexibilizam o contrato, então você só paga pelo que usa e aproveita devidamente os valores investidos no serviço.

Aumento da previsibilidade de custos

Lendo o tópico anterior, podemos concluir é que, ao fechar a parceria com uma empresa de Outsourcing de TI, há a garantia da redução de custos. Se a sua preocupação é com o financeiro, você deve gostar de saber que os contratos podem ser fechados mensalmente.

Isso significa que a quantidade de profissionais relacionados ao trabalho, suportes e ferramenta utilizadas é contada pela necessidade do seu negócio. Isso impede, por exemplo, que os colaboradores fiquem ociosos pela falta de trabalho e que mesmo assim solicitem manutenção.

O corte de gastos e a previsibilidade de custos são realidades na contratação do Outsourcing. Já que, ao entender o comportamento de estágios, você compreende também os valores solicitados, assim o controle de orçamento se torna muito mais eficaz.

2. Aumento da eficiência dos projetos de TI

Sabemos que os projetos de TI são trabalhos complexos e que pedem muita atenção de uma equipe bem construída, não havendo espaço algum para falhas. Afinal, um “escorregão” pode estragar o esforço de uma equipe inteira.

Por conta disso, além de colaboradores bem preparados, é necessário que haja um direcionamento excepcional e, é claro, adoção das melhores práticas disponíveis. Obviamente tais ações têm relação direta com uma estratégia alinhada com o perfil da sua empresa.

Garantir que não haja erros em nenhum dos processos e que os melhores profissionais sejam contratados pode custar um preço maior do que o bolso da sua empresa. Além do mais, questões inesperadas podem acontecer, como a mudança abrupta de demanda e a equipe deve se manter bem constituída independentemente do que aconteça.

Contar com o Outsourcing de TI permite que a equipe seja adaptada quando necessário, sem que a qualidade do serviço se perca. Dessa maneira, você viabiliza todas as boas ações, equipamentos de ponta e a presença de especialistas da área sem precisar arcar com valores exorbitantes e impossíveis.

3. Acesso à tecnologia de ponta

As empresas especializadas em Outsourcing de TI estão sempre acompanhando o que há de novo no setor, o que garante, quando a sua empresa tem parceria fechada com uma delas, que o seu negócio também conte com as melhores tendências da área.

Estamos em uma era onde tudo é conectado, rápido e as mudanças, em qualquer área, acontecem de forma quase que instantânea. Novos recursos estão sendo criados diariamente e o seu negócio precisa acessar as maneiras de fazer ainda melhor.

Os resultados desse acesso são claros: os clientes ficam satisfeitos, a gestão de projetos, acontece com maior facilidade, assim com a execução e a produtividade da empresa é afetada positivamente. Você há de concordar com que tais pontos são essenciais para o crescimento da sua empresa e que tudo isso alimenta a tão sonhada vantagem competitiva.

4. Segurança das informações

Manter a segurança dos dados é uma tarefa um tanto complexa, que pode esquentar a cabeça dos gestores. Principalmente quando falamos sobre as informações mais estratégicas, aquelas que são usadas para criar competitividade e vantagem em relação aos concorrentes.

Sem dúvidas, essa preocupação é necessária e contar com uma boa equipe de Outsourcing pode fazer a diferença nesse momento. Justamente porque as melhores empresas do ramo, contam com os especialistas mais bem preparados, que indicam os caminhos mais coerentes para solucionar as necessidades do negócio.

Além da segurança garantida, você pode ter acesso a uma assistência bem construída, que pode resolver alguns infortúnios possíveis, como o extravio de arquivos por conta de falha nos equipamentos, por exemplo.

5. Ganho em produtividade

Contar com a parceria de uma empresa especializada em TI tem muitas vantagens, como estamos podendo ver. Um dos pontos que precisamos citar é que há sempre o investimento no que há de melhor: ferramentas, processos inovadores, treinamentos, soluções, enfim, melhorias que se espelham na sua empresa.

Utilizando toda a experiência adquirida com os outros trabalhos e os recursos diversos, a equipe colaboradora passa a executar os procedimentos que foram contratados com maior qualidade e agilidade.

Pois bem, contando com maior eficiência nas operações, um dos maiores e essenciais diferenciais da sua empresa já está garantido: a qualidade rápida nos trabalhos. Fator esse que, além de destacar a sua empresa também auxilia na redução de perdas e desperdícios, atenuar as ameaças e melhorar a experiência do freguês.

6. Foco destinado à atividade-fim

Para finalizar a lista de benefícios, vale a pena destacar a vantagem de terceirizar algumas atividades para focar na sua atividade-fim. Perceba que as operações importantes e que levam a “assinatura” da sua empresa é que devem ganhar maior preocupação da sua equipe.

Desse jeito, os gestores da sua empresa podem parar de se preocupar com as atividades secundárias e concentrar todos os esforços no que, de fato, gera renda à sua empresa. Sabendo disso, é possível apenas acompanhar as outras atividades, poupando tempo, recurso e tornando os líderes da marca muito mais produtivos.

Não ache que acabou! Além de tudo isso, o tempo de sobra pode ser investido em agregar valor à experiência do seu cliente. Fique tranquilo que as demais atividades estão sendo bem gerenciadas, afinal, a equipe é altamente especializada e trabalha exclusivamente para oferecer um atendimento de primeira.

A real importância do Outsourcing de TI na empresa

Para compreender a importância, é preciso observar que o setor de TI é um dos principais locais de busca por inovações e melhorias para a sua empresa. Adaptar o seu negócio e abraçar as mudanças que são positivas é a chave para acompanhar a concorrência da sua marca e, para acertar nas novas estratégias, é preciso contar com uma equipe confiável.

O TI também significa suporte para novos planos e implementações. Entenda que, nesse momento de terceirizar, o plano deve considerar o financeiro, o administrativo, mas, principalmente, o futuro da empresa. Afinal, um setor de TI robusto, forte e confiável é o necessário para construir novas pontes para a sua empresa.

3 tipos de Outsourcing de TI

Não ache que Outsourcing é tudo igual. A estratégia é dividida em 3 partes e cada um delas conta com características únicas. Veja quais são elas e descubra qual é a que mais se encaixa com as necessidades da sua empresa!

1. Offshore

Nesta categoria, há alocação de serviços de uma empresa para outra, sendo uma delas de país estrangeiro. Esse caso auxilia as empresas que são naturais de países desenvolvidos a se deslocarem para países em desenvolvimento.

De certa forma, há a grande vantagem da economia em mão-de-obra, mas o choque de cultura pode ser um desafio que deve ser considerado por quem deseja levar esse estilo de Outsourcing à frente.

Os destinos mais escolhidos são a Índia e a China, justamente pelo valor baixo da mão de obra e pela facilidade da comunicação (boa parte da população dessas nações são fluentes em inglês). Atualmente, o Brasil também está na lista de destinos, dessa maneira, a valorização do setor de TI brasileiro vem crescendo.

2. Onshore

O Outsourcing Onshore também conta com a transferência externa de atividades, mas com o diferencial de que as empresas devem estar no mesmo país. Em muitos casos, a empresa contratante está na mesma cidade que a contratada o que torna a comunicação mais facilitada e os desafios linguísticos e culturais são desprezados na estratégia.

3. Nearshore

A última categoria de Outsourcing conta com a parceria de países estrangeiros, porém vizinhos. O que pode gerar vantagens pela cultura, idioma e fuso-horários parecidos. Essa estratégia foi bastante utilizada nos anos 90: muitas empresas dos EUA migraram os serviços para o Canadá.

6 passos para organizar o Outsourcing

Já deu para notar que a estratégia do Outsourcing pode ser bastante positiva para a sua empresa, certo? Pois bem, neste momento vamos conversar sobre a implementação da tática. Os passos são vários, mas “enxugamos” a lista e aqui apresentados os 5 principais. Confira, então, como organizar o método na sua empresa!

1. Objetivo e as necessidades do projeto

É claro que você quer implementar o Outsourcing e garantir que o fornecedor pode suprir todas as necessidades do seu negócio, mas você sabe quais são elas? Além disso, você conhece os objetivos do seu negócio? obter uma visão esclarecida desses pontos, antes de entrar no processo de Outsourcing é primordial para obter sucesso.

Esclarecer essas questões e comunicar à empresa parceira deve servir como base contratual desse relacionamento. Estabeleça critérios e compreenda as necessidades da sua marca e, você quando for definir a empresa fornecedora, pergunte sobre a possibilidade de execução.

Embora as possibilidades de auxílio e colaboração do Outsourcing de TI sejam amplas, há uma lista das ações mais importantes. Veja, então, as ações e objetivos que podem afetar a sua empresa:

  • garantia da sua marca em focar no que é realmente importante e que gera giro de venda, aumentando a eficiência nos outros setores e a satisfação da clientela;
  • possibilidade de flexibilizar o fluxo de trabalhos, concentrando os esforços apenas na atividade-fim;
  • redução de competências não ligadas à atividade central da marca e, por isso, maior previsibilidade de gastos e conversão de despesas;
  • ganho de eficiência e diminuição de erros por contar apenas com os especialistas na área para fazer o serviço de TI.

Algum desses pontos estão na lista de objetivos do seu negócio? Além de poderem estar explícitos no quadro de desejos, é possível que eles estejam nas entrelinhas do que você está priorizando.

2. Um bom fornecedor

O ato de contratar um Outsourcing de TI deve contar com o mesmo cuidado do que quando você escolhe uma parceria de fornecimento. É necessário muita cautela no momento de avaliar as empresas pretendentes, além de investigar os precedentes e descobrir a real eficiência da marca e aplicar conceitos de comparação.

Após entender quais são os objetivos e necessidades do seu projeto, não se esqueça de pesquisar entre as opções disponíveis do mercado: qual empresa pode suprir eficientemente as urgências do seu negócio?

Depois que escolher a empresa ideal para o seu caso, é necessário conversar com o fornecedor. Esclareça as suas dúvidas em relação ao serviço e à própria empresa. Veja algumas sugestões do que indagar nesse momento:

  • há algum case de sucesso que você possa compartilhar?
  • quais são os tipos de manutenção e garantia que a empresa oferece?
  • caso haja algum problema na minha empresa, qual é o tempo médio para obter uma resposta da equipe?

Assim que as propostas forem apresentadas e as suas dúvidas forem respondidas, analise os dados, verifique as referências e, assim, você se torna preparado para bater o martelo e escolher um bom fornecedor.

3. Integração

Definindo os objetivos e necessidades e encontrando a empresa fornecedora correta, é hora de “colocar a mão na massa”. A integração entre as informações da contratante e da contrada é um dos primeiros passos para desenvolver a estratégia do Outsourcing e pode ser observada com um desafio.

Observe que estamos em um momento onde a informação é tudo e aproveitar o poder da mesma pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio. Por isso, deixar de obtê-la nos momentos estratégicos pode, além de significar ineficiência, corresponder às perdas de oportunidades ricas.

Entenda que a diminuição desses riscos pode se dar pela implementação de uma ferramenta, como o TI na nuvem, que viabilize a comunicação e o compartilhamento de informações relevantes sobre o serviço. Por isso, além do acompanhamento do gestor de TI ser feito de muito mais perto, os chamados rotineiros podem ser atendidos com muito mais agilidade.

4. Orientação dos colaboradores

É fato que todos os colaboradores da empresa serão afetados pela terceirização dos processos de TI, portanto, é essencial comunicar os funcionários sobre esse novo formato. Oriente sobre a quantidade de recursos disponíveis.

Por exemplo, caso seja estipulado um número máximo de acionamentos no Help Desk, é essencial conscientizar a equipe sobre o uso consciente da ferramenta. Acontece da mesma forma com outras instalações de softwares, como o cloud server, e outras ferramentas: explique de que forma será necessário solicitar os recursos.

5. Medição e controle

Assim que o trabalho estiver andando e a rotina já estar estabelecida, é importante medir os resultados oferecidos pela empresa de Outsourcing. As expectativas estão sendo alcançadas? Os trabalhos de TI apresentados estão alinhados com a entrevista do tópico “um bom fornecedor”?

Além disso, é de extrema importância observar os prazos e orçamentos: tudo deve estar conforme o combinado. A qualidade, a diminuição de erros e a eficiência devem ser processos incessantes. Independentemente dos objetivos contratados, esses pontos devem estar presentes em todas as entrelinhas das ações.

Observar os erros e os acertos é primordial para manter um bom relacionamento nessa parceria, além de ser o caminho mais seguro para a obtenção do sucesso. Não se esqueça que, mesmo os serviços terceirizados, tudo deve estar sob a sua supervisão.

6. Ajuste

Entenda que nenhuma parceira é perfeita, erros acontecem e as dificuldades no processo de adaptação são muito comuns, tanto na parte interna quanto na externa. Portanto, cabe a você, gestor, estar atento aos sinais das equipes e manter o canal de comunicação aberta.

Converse com os colaboradores e com o gestor de TI. Ajustar o trabalho para alcançar a perfeição é um processo, por isso é necessário fazê-lo sempre que possível. Mudar as estratégias e a forma de abordagem não é um pecado!

Caso a primeira tentativa não tenha dado certo, mantenha-se disposto a encontrar um caminho alternativo, porém, não se esqueça, tudo deve manter-se alinhado às estratégias pré-definidas.

Se a sua leitura chegou até aqui, você já deve estar esclarecido sobre os motivos de contar com a estratégia, além dos benefícios que o Outsourcing de TI oferta, correto? Pois bem, agora cabe a nós apresentarmos as melhores soluções para a sua empresa!

Encontrar uma parceria de confiança deve fazer parte do seu plano e a EVEO oferece as soluções necessárias para que a sua empresa cresça muito mais. Entre em contato conosco e entenda como podemos acrescer no seu negócio!