Blog da EVEO

Gerenciamento em nuvem: o que você precisa saber

Escrito por Vicente Neto | Sep 14, 2021 5:28:49 PM

A EVEO é responsável por fornecer soluções de infraestrutura de data center, com o foco centralizado em servidores de nuvem que visam atender aos diversos nichos do mercado, desde os pequenos negócios até as empresas de grande porte.

Os seus serviços são fornecidos aos consumidores de formas distintas, que se adequam ao perfil e às necessidades buscadas por eles ao entrarem em contato com os consultores da EVEO. Assim, garantindo um serviço de excelência no mercado e que vai de encontro às necessidades dos seus clientes.

Com soluções personalizadas, além de consultoria e atendimento próximos ao cliente, a empresa visa serviços que estão em alta no mercado fornecendo o gerenciamento através de nuvens, uma prática que vem sendo adotada por diversas empresas como medida de segurança. Por isso, hoje vamos falar sobre o gerenciamento em nuvem, um dos serviços oferecidos nas soluções da EVEO. Confira a seguir o conceito do gerenciamento em nuvem, vantagens e como ele pode auxiliar o seu negócio! 

Gerenciamento em nuvem

O armazenamento em nuvem se tornou uma das medidas de segurança mais adotadas atualmente, principalmente por empresas que desejam se proteger de potenciais ataques maliciosos aos seus sistemas.

Com isso, no mercado atual podem ser encontrados diversos fornecedores que prestam esse tipo de serviço, podendo adotar medidas de operação diferenciadas, ferramentas específicas e até mesmo com finalidades distintas, a depender do que está sendo procurado pelo usuário.

Entretanto, as empresas ainda enfrentam uma dificuldade muito grande em relação ao gerenciamento através dos sistemas de nuvens. Isso acontece porque o processo pode ser um tanto quanto exigente no que se refere à mão de obra e por isso demanda uma atenção muito maior.

Para conseguir driblar as burocracias e resolver essas questões de uma forma simples e sem maiores entraves para os gestores, são adotados diversos tipos de softwares especializados. Esses programas têm como finalidade gerenciar os serviços de armazenamento em nuvem.

Diante da oferta de tantos serviços de nuvem, bem como pela dificuldade do processo em si, as empresas têm buscado por profissionais e serviços que contem com a capacidade de gerenciamento e tenham ações acertadas para solucionar essas questões.

As diversas ferramentas utilizadas no processo fazem parte da estratégia de multicloud, que tem crescido no mercado e se mostrado de grande valor para as empresas que dependem desses serviços de armazenagem para os seus processos.

O gerenciamento em nuvem, para ser funcional e desempenhar o seu papel, precisa contar com uma boa gestão de projetos, que ficará responsável por desenvolver todos os passos necessários para que tudo esteja de acordo e gere bons resultados.

Considerar essa questão faz com que o seu negócio tenha um bom desenvolvimento ao longo desses processos e possa exibir resultados positivos, que beneficiem o crescimento da organização.

Consultoria e gerenciamento de nuvem: em que este serviço pode auxiliar?

Como a procura de bons profissionais que tenham a capacidade de exercer as funções de gerenciamento em nuvem é complicada, as consultorias para tais finalidades cresceram no mercado e se mostram essenciais para que bons projetos sejam desempenhados em benefício das empresas.

Não é preciso levar em consideração as questões como o tamanho da empresa ou então o tempo que ela está no mercado. É possível otimizar esses ambientes e facilitar a vida do setor de TI com as medidas em questão e os seus benefícios desde o início dos processos.

Levando isso em consideração, uma boa consultoria precisa visar alguns pontos importantes para atender às necessidades do cliente. São fornecidos vários níveis de assistência diferentes, a depender da demanda do cliente e de quais pontos precisam ser atendidos pela consultoria no negócio.

Dessa forma, o gerenciamento pode ser feito desde o momento da implementação até os processos envolvendo redes e seguranças, que são englobados pelo gerenciamento operacional.

Este é responsável pela instalação de softwares e garante a segurança e os cuidados necessários com o sistema operacional.

Quais os níveis de gerenciamento que podem ser adotados?

Como existem várias possibilidades para a prestação desse serviço, é preciso que a empresa determine especificamente qual o nível de gerenciamento deseja que seja executado nos seus procedimentos.

Isso acontece uma vez que o processo pode englobar vários aspectos, que vão desde a composição da nuvem, que pode envolver ainda outras etapas, como a parte das redes, e também aspectos mais profundos.

Os modelos atuais executados pelas empresas permitem que as soluções de infraestrutura em nuvem viabilizem desde o início do processo, partindo da implementação até atingir as redes de fato e levando em conta roteadores, por exemplo.

A partir desse ponto, o processo pode passar por outras camadas de segurança que fazem parte da ação, chegando ao firewall e BPM, que é a camada considerada como de serviço, na qual estão os servidores nos quais serão feitas as aplicações de fato.

Por isso, é preciso que haja uma determinação maior a respeito de quais processos serão englobados por esse gerenciamento, visto que a partir disso um profissional vai dedicar o seu tempo aos cuidados de uma máquina específica, até mesmo a uma implementação muito maior e detalhada.

Regras e responsabilidades ao longo do processo

Ao adotar as medidas fornecidas pelo gerenciamento em nuvem, é preciso ter em mente que a empresa contratada para o serviço deve ser de inteira confiança do contratante porque ela terá acesso direto aos dados contidos na nuvem, que em geral são sigilosos ou sensíveis.

Há uma grande responsabilidade por parte da empresa que fornece o serviço em se proteger nesses acessos para o gerenciamento em nuvem porque como esses processos são feitos através da internet, há o iminente risco de ataques virtuais, que é cada vez mais comum.

O armazenamento em nuvem por si só já é uma forma adotada pela empresa para proteger os seus dados e documentos com a ideia de virtualizar toda a infraestrutura de TI da empresa. Portanto, a preocupação dos gestores deve ser voltada para esse acesso.

Quanto aos contratantes, é importante que eles, ao buscarem pelo serviço em questão, avaliem o tipo de consultoria que está sendo prestado e também os parceiros desta empresa para saber quais são as soluções fornecidas e a capacidade da empresa de entregar o trabalho prometido.

Um fato importante quanto às responsabilidades do trabalho é considerar a existência de associações tecnológicas que tornam o trabalho de algumas empresas mais legítimo.

Entretanto, não existe uma que seja dedicada inteiramente para os profissionais que atuam em nuvem e por isso há a necessidade de uma busca por parceiros que sejam filiados a associações específicas, de forma que estas lhe garantam mais credibilidade e confiança.

Isso acontecerá uma vez que tais empresas adotem as normas e as medidas que devem ser respeitadas e consideradas ao longo dos processos técnicos e legais das aplicações.

Verificar essas questões é algo interessante porque as empresas contam com conjuntos de regras de trabalho que podem viabilizar questões de flexibilização caso ao longo do processo haja mudanças necessárias, por exemplo.

OpenStack: o futuro do data center

Uma das ferramentas de destaque no processo de gerenciamento de nuvens é o OpenStack, que tem como funcionalidade principal criar redes privadas que possam contar com a incorporação de roteadores, de configurações específicas de firewall, entre outros pontos que são controlados por um painel automatizado.

Em geral, esse modelo tem sido adotado para o gerenciamento de nuvens privadas e se mostrou como um excelente recurso para ser adotado na estratégia de multicloud ou até mesmo com nuvens híbridas.

O Data Center Virtual OpenStack é um diferencial no mercado porque garante atendimento a vários setores e como conta com um provedor brasileiro, pode fornecer ainda mais segurança de acordo com as leis e normas vigentes no país.

Um dos maiores benefícios de utilizar essa ferramenta é a garantia de que os datacenters não contarão com nenhum tipo de variação quanto aos custos. Isso acontece porque eles não dependem e nem são influenciados pelo valor atual do dólar.

Assim, essa é uma das estratégias de destaque da EVEO, que visa dar um suporte de alto nível, contando com profissionais que atuam no mercado desde o início do projeto até a construção das arquiteturas criadas com base nas necessidades destes.

As inúmeras possibilidades garantidas pelo OpenStack também promovem uma abertura maior para que os clientes possam optar somente pelo que acreditam ser necessário para os seus negócios, não sendo necessário contratar planos pré-criados e que não podem ser modificados.

A contratação desse serviço garante para os usuários maior flexibilidade, visto que o serviço fornecido através desse modelo de gerenciamento de nuvem é criado de acordo com uma análise das demandas da empresa contratante.

Assim, fica mais fácil para que o cliente tenha um controle muito maior dos serviços de nuvem utilizados pelas suas empresas, podendo monitorar de perto todos os dados e documentos contidos na segurança desses locais.

Provedores como o OpenStack podem ser uma solução tanto para as nuvens públicas quanto privadas, garantindo um serviço mais completo e eficiente.

Sendo assim, essa é uma excelente ferramenta para os processos de gerenciamento de nuvens e pode ser adotada também como parte de uma estratégia multicloud, garantindo muito mais eficiência.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo! E se quiser saber mais sobre as nossas soluções, converse com um de nossos consultores.