Utilizada no mundo todo, a popular ferramenta ElasticSearch, como o próprio nome sugere, é um recurso de busca open source. Desenvolvido em 2010, essa tecnologia é uma das mais utilizadas quando o assunto é busca nos servidores. O foco dos desenvolvedores era criar uma ferramenta que permitisse um trabalho com o Big Data de forma escalável.
A principal característica do ElasticSearch é a capacidade de fazer buscas detalhadas em servidores de grande volume, graças a uma de suas principais ferramentas: os seus filtros. Essa ferramenta utiliza as informações que já estão no cache da máquina para fazer as buscas repetidas de maneira rápida.
Neste post, vamos conhecer as vantagens do ElasticSearch e como utilizá-lo em sua empresa. Confira!
Na introdução, vimos o conceito de ElasticSearch, agora, vamos entender na prática como funciona essa ferramenta, apresentando os seus benefícios.
Um dos destaques do ElasticSearch é a ferramenta de queries, que permite o ranqueamento dos resultados das buscas por relevância, tonando a busca muito mais simples.
O ElasticSearch é uma ferramenta que utiliza dados em tempo real, de pesquisa full-text, que foi projetado para não deixar que nenhuma informação seja perdida nos servidores. Além disso, esses recursos são combinados com outros dados estratégicos, como as ferramentas de analytics e de geolocalização, o que facilita ainda mais a navegação pela gama de dados que são utilizados pela empresa cada vez maior.
Neste tópico, listamos os diferenciais que essa solução traz para as buscas de sua empresa. Acompanhe!
A primeira vantagem que destacamos no ElasticSearch é a sua facilidade de implantação. Isso porque, com a utilização do instalador disponibilizado pelo site e a documentação certa, que oferece suporte para a solução, até mesmo um usuário iniciante poderá implementar o ElasticSearch e iniciar o uso da ferramenta.
Por esse motivo, é mais comum vermos o ElasticSearch em operação do que ferramentas de buscas mais complexas, que demandam uma curva de aprendizagem maior, além de mais tempo de trabalho da equipe de TI, para deixar a ferramenta com um bom funcionamento.
Dos principais benefícios que o ElasticSearch entrega, nenhum tem tanto destaque quanto o suporte que a solução oferece para os grandes bancos de dados. Isso faz dessa ferramenta uma grande facilitadora para o Big Data, o que permite às empresas uma navegação sólida por grandes volumes de dados, sem grandes problemas, além de poderem identificar as informações mais precisas para tomar as melhores decisões.
Isso significa que o desempenho do ElasticSearch não é afetado quando é necessário o processamento de volumes de dados maiores. Dessa maneira, o gestor pode obter os mesmos benefícios que teria em sistemas com menos informações com a utilização do recurso de busca. Tudo isso porque o desenvolvimento da ferramenta foi pensado para lidar com o Big Data.
Outra vantagem que não podemos esquecer é a alta performance do ElasticSearch, que torna a ferramenta cada vez mais desejada pelos desenvolvedores. A ferramenta torna muito mais ágil a busca extensa e a execução de queries complexos, dando acesso rápido aos resultados dessas operações.
O grande trunfo da ferramenta é a capacidade de utilizar o cache para fornecer acesso aos dados que já foram processados pelos recursos de busca, dando muito mais agilidade ao processo. Os filtros e solicitações que já foram utilizados entregam resultados muito mais rápido do que os outros recursos de busca.
Sem dúvidas, a multiplicidade de opções de buscas adicionadas à sua plataforma de dados é um dos maiores benefícios do ElasticSearch. Com esse recurso é possível, dentre outras coisas, buscar pelas palavras em um texto e também buscar por textos extensos. Outra característica é a função de autocompletar solicitações de buscas, para refinar os resultados e entregar informações mais relevantes.
A organização de documentos com as tags facilita as buscas, aliada aos textos baseados nos históricos e a autocorreção de erros de digitação dão muito mais precisão às buscas realizadas com o ElasticSearch.
É crescente o número de equipes de desenvolvimento que utilizam o ElasticSearch e não pensam em trocar a ferramenta por nenhuma outra. Isso porque a ferramenta permite uma escala da funcionalidade de busca simples e fácil, quando o recurso é implementado em seus sistemas.
Essa facilidade de escala horizontal se dá pelo fato de o ElasticSearch ser um sistema distribuído por natureza, o que permite a adição de novos recursos e conexão de novos cluster de dados.
Agora que já conhecemos os benefícios de contar com o ElasticSearch, é hora de saber como contar com essa ferramenta em sua empresa. Sua implementação é bem simples, podendo ser instalado em qualquer sistema operacional, com poucos cliques a partir do site oficial. Baixe o instalador, execute-o e pronto! A ferramenta estará pronta para ser utilizada.
Uma coisa importante a ser lembrada é que o ElasticSearch já uma ferramenta excelente, mas que pode ser potencializada quando combinada com outras soluções. Aliado ao Kibana, por exemplo, que é uma plataforma de análise e visualização de dados, criada pela mesma equipe que desenvolveu o ElasticSearch, você ganha com o compartilhamento de dashboards dinâmicos, que tem informações em tempo real.
Há também uma facilidade de emissão de gráficos para a análise e gestão dos dados disponíveis. Outra solução que otimiza o ElasticSearch é o Logstash, que faz o processamento de logs e converte eles em um formato que facilita o funcionamento do ElasticSearch.
Como vimos neste post, o ElasticSearch é uma ferramenta que pode beneficiar empresas de todos os portes e segmentos, tornando as buscas mais precisas e rápidas. Com a produção de dados cada vez maior dentro das empresas e a expansão da cultura data-driven, mesmo em pequenas e médias empresas, adotar uma ferramenta poderosa como o ElasticSearch pode ser o diferencial que você precisa para sair na frente da concorrência na transformação digital.
Gostou de saber um pouco mais sobre o ElasticSearch? Siga-nos nas redes sociais e receba nossas novidades e promoções. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.