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Já sabe como definir metas para a empresa? Entenda

Escrito por Vicente Neto | Jan 8, 2019 1:41:59 PM

Nenhum negócio sobrevive sem planejamento. E isso envolve várias coisas, como o controle financeiro e a necessidade de definir metas para a empresa. Inclusive, esse último passo é a ação que guiará todas os outros parâmetros como investimento, gastos e objetivos em um determinado período de tempo.

A virada de ano costuma ser a escolha de muitas pessoas para uma revisão das metas ou mesmo para dar início ao planejamento, caso esse nunca tenha sido feito. Pensando nisso, trouxemos neste post 6 dicas para auxiliar você na definição de metas da sua empresa. Confira!

Analise forças e fraquezas

Todo planejamento estratégico começa com uma autoanálise. É fundamental conhecer as forças e fraquezas do seu negócio para descobrir, então, quais são os limites e as oportunidades que você encontrará no ano seguinte.

Uma ótima ferramenta para fazer isso é a Matriz SWOT, pois ela consiste em uma metodologia que busca analisar as Forças (Strenghts), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats), fazendo com que seja possível enxergar claramente o panorama atual do seu negócio.

Primeiro de tudo, defina qual problema ou demanda você precisa resolver ou qual objetivo você pretende alcançar. Então, analise as forças e fraquezas do seu negócio frente a esse cenário preestabelecido. Já em uma interação com o ambiente externo, que não é possível controlar, veja quais são as oportunidades e ameaças encontradas nele.

A Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para visualização da situação da empresa. Com ela, é muito mais fácil entender quais são os limites impostos pelo mercado, pela situação financeira ou mesmo pelas condições do ambiente em que não há controle.

Encontre o foco

É muito comum que os negócios apresentem vários objetivos, como o aumento dos lucros, a expansão física ou o crescimento do reconhecimento da marca. Entretanto, é crucial ter em mente um objetivo principal e manter o foco nele.

A metodologia OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) é a ferramenta perfeita para encontrar esse foco. Com ela, define-se o grande objetivo do seu negócio, tratado como “Objetivo” e os “Resultados-Chave”, ou metas, que deverão ser cumpridos no caminho.

Para aplicar a OKR, pense em alguns pontos importantes, como:

  • Objetivos sempre devem conter números;
  • Devem ser definidos entre toda a equipe envolvida;
  • Cada setor da empresa deve ter, no máximo, 5 grandes objetivos;
  • Pense em curto prazo. Estabeleça metas que devem ser alcançadas em um certo período de tempo.

Revise os interesses

Certamente você já viu alguém fazendo (ou fez você mesmo) uma lista de resoluções para o ano novo, que dificilmente são cumpridas nos meses seguintes. Apesar de pouca gente cumprir esses objetivos, eles são importantes para motivar e dar energia para o novo ano.

Para uma empresa não é diferente. É também importante ter uma lista de resoluções, muito melhor construída e específica, é claro. Definir o que pretende se alcançar em 2019, por exemplo, é fundamental para conseguir alinhar as metas com a visão, a missão e os valores do seu negócio.

Assim, no momento em que você for construir esse tipo de lista para a sua empresa, pense no propósito definido lá no começo. O que você deseja alcançar? Como pretende chegar nesse objetivo? Como a empresa está tratando os seus colaboradores e qual a influência do ambiente de trabalho nas metas estabelecidas?

Trata-se de um período de muita reflexão pessoal, que pode e deve também ser aplicado no seu negócio.

Reveja a gestão de tempo

O planejamento estratégico tem muito a ver com a definição das metas e em quanto tempo elas devem ser alcançadas. Por isso, a gestão de tempo também deve ser revisada para o próximo ano. É muito importante compreender como os colaboradores envolvidos nos projetos estão se organizando e se as metas são justas e atingíveis para todos.

Em uma análise filosófica, podemos concluir que os colaboradores de uma empresa comercializam, com ela, o seu tempo e sua mão de obra. Por isso, é crucial deixar bem claro quais são as prioridades e as metas de cada setor e cada trabalhador. Assim, você consegue encaixar as tarefas de cada um para que o negócio, como um todo, consiga atingir os objetivos pré-estabelecidos anteriormente.

Analise os resultados

Se sua empresa já passa periodicamente pelo planejamento estratégico, você já sabe que a análise dos resultados é tão importante quanto o próprio estabelecimento das metas. Afinal de contas, não há como saber se elas foram cumpridas se não olharmos para o ano que passou.

Neste momento de planejamento do futuro, separe um tempo para verificar quais foram as metas estabelecidas há um ano e como foi o desempenho da sua empresa no período. Assim, é possível manter as metas recorrentes, ajustando alguns detalhes para que elas sejam alcançadas com maior produtividade.

Coloque tudo no papel

Por fim, não adianta nada planejar e definir metas para empresa se tudo isso ficar apenas no campo das ideias. É crucial documentar todo esse processo e seus resultados, colocando cada ponto de maneira clara e objetiva no papel. Assim, você consegue disponibilizar esse documento publicamente para todos na empresa.

Alinhar e deixar tudo claro com as equipes envolvidas nos objetivos traçados é a melhor maneira de conseguir com que todos entendam as ideias e vistam a camisa da empresa. Mas lembre-se também que essa deve ser uma construção feita em conjunto, afinal de contas seus desdobramentos acabam por interferir na vida e no trabalho de todo mundo.

A definição das metas e dos objetivos é um dos passos mais básicos para a organização e o bom funcionamento do negócio. Com ela, é possível alinhar e planejar todas as ações que deverão ser tomadas para alcançar os objetivos que se tem em mente para a empresa.

Contudo, definir metas para a empresa é algo crucial para qualquer negócio que se imagine claro, correto e organizado. Na empresa em que você trabalha, as metas do ano estão claras e bem definidas?

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