Nenhum negócio sobrevive sem planejamento. E isso envolve várias coisas, como o controle financeiro e a necessidade de definir metas para a empresa. Inclusive, esse último passo é a ação que guiará todas os outros parâmetros como investimento, gastos e objetivos em um determinado período de tempo.
A virada de ano costuma ser a escolha de muitas pessoas para uma revisão das metas ou mesmo para dar início ao planejamento, caso esse nunca tenha sido feito. Pensando nisso, trouxemos neste post 6 dicas para auxiliar você na definição de metas da sua empresa. Confira!
Todo planejamento estratégico começa com uma autoanálise. É fundamental conhecer as forças e fraquezas do seu negócio para descobrir, então, quais são os limites e as oportunidades que você encontrará no ano seguinte.
Uma ótima ferramenta para fazer isso é a Matriz SWOT, pois ela consiste em uma metodologia que busca analisar as Forças (Strenghts), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats), fazendo com que seja possível enxergar claramente o panorama atual do seu negócio.
Primeiro de tudo, defina qual problema ou demanda você precisa resolver ou qual objetivo você pretende alcançar. Então, analise as forças e fraquezas do seu negócio frente a esse cenário preestabelecido. Já em uma interação com o ambiente externo, que não é possível controlar, veja quais são as oportunidades e ameaças encontradas nele.
A Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para visualização da situação da empresa. Com ela, é muito mais fácil entender quais são os limites impostos pelo mercado, pela situação financeira ou mesmo pelas condições do ambiente em que não há controle.
É muito comum que os negócios apresentem vários objetivos, como o aumento dos lucros, a expansão física ou o crescimento do reconhecimento da marca. Entretanto, é crucial ter em mente um objetivo principal e manter o foco nele.
A metodologia OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) é a ferramenta perfeita para encontrar esse foco. Com ela, define-se o grande objetivo do seu negócio, tratado como “Objetivo” e os “Resultados-Chave”, ou metas, que deverão ser cumpridos no caminho.
Para aplicar a OKR, pense em alguns pontos importantes, como:
Certamente você já viu alguém fazendo (ou fez você mesmo) uma lista de resoluções para o ano novo, que dificilmente são cumpridas nos meses seguintes. Apesar de pouca gente cumprir esses objetivos, eles são importantes para motivar e dar energia para o novo ano.
Para uma empresa não é diferente. É também importante ter uma lista de resoluções, muito melhor construída e específica, é claro. Definir o que pretende se alcançar em 2019, por exemplo, é fundamental para conseguir alinhar as metas com a visão, a missão e os valores do seu negócio.
Assim, no momento em que você for construir esse tipo de lista para a sua empresa, pense no propósito definido lá no começo. O que você deseja alcançar? Como pretende chegar nesse objetivo? Como a empresa está tratando os seus colaboradores e qual a influência do ambiente de trabalho nas metas estabelecidas?
Trata-se de um período de muita reflexão pessoal, que pode e deve também ser aplicado no seu negócio.
O planejamento estratégico tem muito a ver com a definição das metas e em quanto tempo elas devem ser alcançadas. Por isso, a gestão de tempo também deve ser revisada para o próximo ano. É muito importante compreender como os colaboradores envolvidos nos projetos estão se organizando e se as metas são justas e atingíveis para todos.
Em uma análise filosófica, podemos concluir que os colaboradores de uma empresa comercializam, com ela, o seu tempo e sua mão de obra. Por isso, é crucial deixar bem claro quais são as prioridades e as metas de cada setor e cada trabalhador. Assim, você consegue encaixar as tarefas de cada um para que o negócio, como um todo, consiga atingir os objetivos pré-estabelecidos anteriormente.
Se sua empresa já passa periodicamente pelo planejamento estratégico, você já sabe que a análise dos resultados é tão importante quanto o próprio estabelecimento das metas. Afinal de contas, não há como saber se elas foram cumpridas se não olharmos para o ano que passou.
Neste momento de planejamento do futuro, separe um tempo para verificar quais foram as metas estabelecidas há um ano e como foi o desempenho da sua empresa no período. Assim, é possível manter as metas recorrentes, ajustando alguns detalhes para que elas sejam alcançadas com maior produtividade.
Por fim, não adianta nada planejar e definir metas para empresa se tudo isso ficar apenas no campo das ideias. É crucial documentar todo esse processo e seus resultados, colocando cada ponto de maneira clara e objetiva no papel. Assim, você consegue disponibilizar esse documento publicamente para todos na empresa.
Alinhar e deixar tudo claro com as equipes envolvidas nos objetivos traçados é a melhor maneira de conseguir com que todos entendam as ideias e vistam a camisa da empresa. Mas lembre-se também que essa deve ser uma construção feita em conjunto, afinal de contas seus desdobramentos acabam por interferir na vida e no trabalho de todo mundo.
A definição das metas e dos objetivos é um dos passos mais básicos para a organização e o bom funcionamento do negócio. Com ela, é possível alinhar e planejar todas as ações que deverão ser tomadas para alcançar os objetivos que se tem em mente para a empresa.
Contudo, definir metas para a empresa é algo crucial para qualquer negócio que se imagine claro, correto e organizado. Na empresa em que você trabalha, as metas do ano estão claras e bem definidas?
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